quinta-feira, 23 de junho de 2016

Obras da Linha 2 do Metrô de Salvador avançam em direção à Região Metropolitana


Luiz ValençaCom 23 quilômetros de extensão, a Linha 2 do Metrô de Salvador, na capital baiana, que vai da Estação Acesso Norte até a cidade Lauro de Freitas, tem 35% das obras concluídas, caminhando a passos largos em direção à Região Metropolitana e deve ser concluída em meados de 2017. A previsão é que este trajeto seja percorrido menos de 30 minutos, passando pelas 12 estações que compõem o trecho até o Aeroporto.
O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, inaugurado em 11 de junho de 2014, será composto por duas linhas, com total de 41 km de extensão, 23 estações e 10 terminais de ônibus integrados. Atualmente, a Linha 1 está em operação plena, das 5h à meia-noite, de segunda a domingo, inclusive feriados, com oito estações em 12 quilômetros de extensão, indo da Estação Pirajá, no entorno da BR-324, até a Estação Lapa, região central da cidade.
O projeto do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Grupo CCR, o Governo do Estado da Bahia e Governo Federal, com investimentos na ordem de R$ 4 bilhões.
Pelo período de 30 anos de concessão, essa PPP promoverá investimentos em construção de estações, aquisição de equipamentos, sistemas, adequação e revitalização de trens, manutenção e operação dos Terminais de Integração de Passageiros (ônibus urbanos) e das estações de Metrô.
O metrô de Salvador contribuirá de forma decisiva para a redução dos gargalos que dificultam a mobilidade da cidade e região metropolitana.