segunda-feira, 17 de setembro de 2012

XI Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro"

Setembro chegou e com ele, o  Instituto Ruaviva vem reforçar sobre XI Jornada Brasileira “Na Cidade Sem Meu Carro”, que se realizará dia 22 de Setembro de 2012.
A campanha representa uma oportunidade perfeita para apresentar alternativas sustentáveis ​​para os cidadãos e explicar os desafios que as cidades estão enfrentando a fim de induzir uma mudança de comportamento e de progredir no sentido de uma estratégia de uma mobilidade sustentável.
O momento para a realização da Jornada é prospero, uma vez que os congestionamentos provocados pelos automóveis está em pauta em todos os meios de comunicação e nas conversas do dia a dia.
A Jornada se organiza com o engajamento das Prefeituras definindo uma área da cidade ou uma via protegida dos automóveis e motos onde as pessoas possam resgatar a rua como local de convívio social, a qualidade do meio ambiente , onde os ônibus circulam sem congestionamento dos automóveis e onde as bicicletas e pedestres não sofrem ameaças dos automóveis . Nesse local podem também acontecer através de atividades de lazer e cultura. Também podem ser incentivada a população a deixarem seus carros em casa e procurarem formas sustentáveis de se deslocar. Para tal a Prefeitura precisa garantir transporte público de qualidade , para que a população se sinta estimulada.
A Jornada visa que difundir os preceitos da Mobilidade Sustentável - onde os pedestres, os ciclistas e principalmente o transporte público - entrem de forma definitiva para as agendas das políticas públicas em suas diversas esferas bem como para as pautas dos meios de comunicação.
O RUAVIVA espera que as Prefeituras que desejem que sua cidade seja mais aprazíveis e mais justas se engajem assinando uma carta de adesão. 
Formalizar a adesão é assumir uma participação ousada, que polemize os conflitos ocultos no “caos no trânsito.” Que coloque seu município na mídia local, regional ou nacional. Que instigue outros municípios a buscarem fazer mais e melhor. Que mobilize nossa juventude para discutir como o padrão de mobilidade concorre para se construir uma cidade mais equânime, justa, democrática, acessível, saudável, segura, eco-ativa, próspera e participativa
Para mais informações entre em contato com o Instituto Rua Viva através do e-mail : ruaviva@ruaviva.org.br ou pelo telefone (31) 3224 0906
Blog do Instituto Rua Viva