quarta-feira, 8 de junho de 2011

ANTP assume vaga titular no CONSELHO NACIONAL DAS CIDADES

Nesta quarta-feira, 8 de junho,em solenidade no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, representada pelo arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, a ANTP tomou posse na vaga titular na 4ª Gestão do Conselho Nacional das Cidades para o triênio 2011/2013, no segmento das Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa e Conselhos de Classe, e também assumiu vaga no Comitê Técnico Nacional de Mobilidade Urbana, instância preparatória dos debates no Conselho Nacional. A eleição da ANTP ocorreu durante a 4ª Conferência das Cidades, realizada em junho de 2010.  

Posse

O ato de posse aconteceu no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto na manhã da quarta-feira, 8 de junho de 2010, o primeiro dia da 29ª Reunião do Conselho Nacional das Cidades, encontro que se estenderá a sexta-feira, 10 de junho. A solenidade terá pronunciamentos do ministro Mário Negromonte, das Cidades, presidente do Conelho das Cidades, e de Gilberto Carvalho, ministro-chefe da secretaria Geral da Presidência da Repúbica, e também membro do Conselho. Na tarde desse primeiro dia, será desenvolvida exposição sobre o tema de conjuntura, focalizando o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e o Plano Plurianual. Das 17 às 19h, haverá Ministério das Cidades, uma reunião dos diferentes segmentos representados no Conselho das Cidades. 

Comitês

As atividades dos dois últimos dias estão previstas para acontecer no Ministério das Cidades. Para a manhã da quinta-feira, 9 de junho, está programada inicialmente uma apresentação a respeito do Plano Plurianual. No restante da manhã e durante o período da tarde até o início da noite, ocorrerão as reuniões dos Comitês Técnicos, com os seguintes itens: 1) Agenda estratégica tendo como base as Resoluções da 4ª Conferência das Cidades; 2) Balanço das Resoluções do Conselho das Cidades; 3) Programas e orçamentos. Na manhã de 10 de junho, serão feitos os relatos e debates sobre as disucssões e propostas dos Comitês Técnicos, reunidos no dia anterior. No período da tarde haverá deliberações a respeito de novas resoluções do Conselho.

ENTIDADES

Integrarão o Conselho Nacional das Cidades nesta 4a Gestão as seguinte organizações: Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), Associação Brasileiras de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA); Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), a Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa (ANEAC), Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícia em Engenharia (IBAPE), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), e Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).
Semanal ANTP
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
arte: Nazareno Affonso