terça-feira, 6 de setembro de 2011

17a Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô acontece na semana que vem

Continuam abertas no Portal da Associação de Engenheiro e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) – entidade integrante do Secretariado do MDT –  as inscrições para a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada no período de 13 a 16 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à exposição de produtos e serviços para o setor metroferroviário, Metroferr 2011. Bernardo Figueiredo, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), e Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo estão entre os especialistas, autoridades e lideranças do confirmam participação nas sessões e painéis da 17ª Semana de Tecnologia. A palestra de abertura, programada para as 16h30 do dia 13 de setembro, sobre o tema Excelência futura, será proferida por Oscar Motomura, fundador e principal executivo da Amana Key

Além da apresentação de 42 trabalhos técnicos, o encontro terá 12 painéis de debata, sobre os seguintes temas: Painel 1 – Os monotrilhos nas implantações de projetos metroferroviários. Painel 2 – A contribuição do transporte para a melhoria do clima e da saúde. Painel 3 – Planejamento integrado para a mobilidade urbana. Painel 4 – Externalidades no transporte metroferroviário de passageiros – Estudo AEAMESP. Painel 5 – A importância dos trens regionais e o TAV. Painel 6 – Trens turísticos e sua importância na economia e na cultura do País Painel 7 – Experiências internacionais na integração dos vários sistemas metroferroviários e no planejamento de implantação. Painel 8 – A importância da logística do transporte de cargas no custo Brasil. Painel 9 – As tecnologias avançadas e os níveis de automação.Painel 10 – Como viabilizar recursos financeiro para o setor metroferroviário? Painel 11 – A política nacional do transporte de passageiros sobre trilhos. Painel final – Presente e o Futuro da rede metroferroviária no Estado de São Paulo 

                                                             PROGRAMAÇÃO


13.09.11 - 3ª feira



12h                          Credenciamento




14h                          Cerimônia de abertura

                           José Geraldo Baião
                                        Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
                                        Metrô - AEAMESP
                           Sérgio Henrique de Passos Avelleda
Presidente da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS

                                        Joubert Fortes Flores Filho
Presidente da Assoc. Nac. dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos

                                                      Luiz Valença de Oliveira
                                        Presidente da Via Quatro
                                        Vicente Abate
                                                      Presidente da Assoc. Bras. da Indústria Ferroviária-a ABIFER
                                        Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira
                                        Presidente da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
                                        José Antonio Fernandes Martins
                                        Presidente da Sind. Interestdual da Ind. De Mat. e
                                        Equip.Ferroviários e Rodoviários - SIMEFRE
                                        Joaquim Lopes da Silva Júnior
                                        Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes
                                        Urbanos – EMTU
                                        Rômulo dos Santos Fortes
                                        Presidente do Metrô de Fortaleza



16h                          Coffee break.................................................................30 minutos


16h30                     Palestra de abertura - Excelência futura
                   Oscar Motomura
                                                      Fundador e executivo da Amana Key
Qual o grau de “excelência futura” da gestão estratégica e da liderança de sua organização? Excelência futura é o nível de qualidade ajustado, desde já, às demandas do futuro, muito mais desafiadoras do que as atuais. E o futuro não pode ser previsto! Com excelência futura, líderes e organizações atingem e sustentam hoje a superioridade de amanhã. Tornam-se resilientes, preparados para lidar eficazmente com as incertezas trazidas pelo futuro.

14.09.11 - 4ª feira

9h30                       Welcome coffee..........................................................30 minutos

TRABALHOS TÉCNICOS

10h   sala1     T01   As estratégias adotadas pelas oficinas do Metrô-SP na gestão de seus ativos................................45 minutos
                                        Miguel Yuji Igarashi – Metrô SP
                                        Amaury Mei– Metrô SP
                                        Mauro Ferreira – Metrô SP
Estratégias planejadas, adotadas e implementadas pelas oficinas da Cia. do Metropolitano de São Paulo - METRÔ, na gestão dos ativos da empresa, frente ao novo cenário brasileiro.

10h   sala4     T02   Sistemas de média capacidade com alimentação sem catenária................................................................45 minutos
                                        Fernando Sunyer – ASLTOM


14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 01

10h   Auditório          Os monotrilhos nas implantações de projetos metroferroviários.......................................................90 minutos
                                        Epaminondas Duarte Júnior
                                        Assessor Técnico de Planejamento do Metrô SP
                                        Paulo Sérgio Amalfi Meca
                                        Gerente do Empreendimento Linha-2 Monotrilho do Metrô SP
                                        José Ricardo Valladão
                                        Diretor do consórcio MPE/SCOMI
                                        Eduardo Saccaro
                                        Diretor Comercial da Bombardier Transport
                   Moderador:     Marcos Kassab
                                        Assistente da Diretoria de Planejamento do Metrô SP
Premissas do planejamento de novas linhas metroferroviárias; as linhas de monotrilho que já estão em implantação, destacando o pioneirismo do Metrô de São Paulo nesta nova tecnologia de transporte e as várias etapas de desenvolvimento que estão em andamento; as estratégias das empresas contratadas para o prolongamento da Linhas 2-Verde e 17-Ouro, Bombardier e Scomi; os detalhes sobre o planejamento, a capacitação dos profissionais, a fabricação e montagem do material rodante no País e o interesse de trazer para o Brasil um sistema de média capacidade inovador para permitir a absorção desta tecnologia.
TRABALHOS TÉCNICOS

10h45   sala1  T03 Manutenção com qualidade e o segredo industrial........................................................................45 minutos
                           Celso Mltes – Metrô SP
                                        José Kenshiti Tuguimoto – Metrô SP
Como o Metrô vem se preparando nas oficinas de manutenção, diante dos novos desafios identificados em função de todo o processo de modernização e expansão que a companhia vive nos dias atuais. A ênfase dada ao trabalho é sobre o segredo industrial, argumento forte apresentado por fornecedores para o não fornecimento de material necessário para a manutenção.
10h45   sala4   T04 Soluções integradas de telecomunicações metroferroviárias.......................................................45 minutos
                                        Bruno Capouillez – ALCATEL



11h30   sala1   T05 Implantação de VLT’s no Estado do Ceará...................................................................................45 minutos
                                        Rodrigo de Moraes Leme – MWH Brasil
                           José Roberto Blanes – MWH Brasil
                                        Rômulo dos Santos Fortes - Metrofor
                                        Francisco Edilson Pontes Aragão - Metrofor
Os dois projetos de VLT’s em andamento no Estado do Ceará (Cariri e Sobral), proporcionam um meio de transporte sobre trilhos sustentável, apresentando-se como uma excelente alternativa em cidades como Juazeiro do Norte e Crato (na ordem de 360 mil habitantes), e Sobral (na ordem de 190 mil habitantes), com malha ferroviária subutilizada dentro do município. Com isso, além de revitalizar o sistema ferroviário, há uma grande economia na implantação da obra.



11h30   sala4    T06 TAV: Distância Funcional – O impacto em cidades intermediárias.........................................45 minutos
                           Fabio Tadeu Alves – Metrô SP
Estudo de caso Francês e Espanhol sobre grandes cidades intermediárias ao longo das linhas de TAV, apresentado uma análise em diversos níveis (nacional, regional e local) e examina a capacidade seletiva do TAV transformar distancias e acessibilidade.






14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 02

11h30   Auditório     A contribuição do transporte para a melhoria do clima e da saúde.......................................................90 minutos
                           Dr. Paulo Saldiva
                                        Professor da Faculdade de Medicina da USP
                                        Bruno Covas
                           Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
              Moderador:   Vereador Gilberto Natalini
                                Câmara Municipal de São Paulo
A grande quantidade de emissão de gases na atmosfera tem sido discutida mundialmente, em razão das mudanças climáticas e de seus efeitos ao meio ambiente e à saúde humana. Metas para sua redução foram estabelecidas pelos governos. Como exemplo, o setor de transportes no Estado de São Paulo contribui com cerca de 50% das emissões. Neste painel serão discutidas ações efetivas e urgentes para este compromisso, focando novas tecnologias, fontes de energia e seus aprimoramentos, bem como planejamento e gestão. Também serão apresentados estudos que mostram evidências de co-benefícios para a saúde humana que podem ocorrer com a implementação de políticas de redução das emissões de gases na atmosfera.

TRABALHOS TÉCNICOS

12h15   sala1    T07 Uso de TBM em areia: uma solução para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza...............................45 minutos
                                        Rodrigo de Moraes Leme – MWH Brasil
                           José Roberto Blanes – MWH Brasil
                                        Rômulo dos Santos Fortes - Metrofor
                                        Francisco Edilson Pontes Aragão - Metrofor
O objetivo do trabalho é apresentar a Implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, como eixo indutor no transporte metroferroviário da cidade de Fortaleza, e explanar sobre as metodologias executivas previstas para a execução da obra


12h15   sala4    T08 TAV:  A homologação de linhas de trens de alta velocidade......................................................................45 minutos
                           Fabio Tadeu Alves – Metrô SP
                           Cleber Tadeu Alves – Metrô SP
Esta apresentação focará o processo com suas características para a homologação de Linhas de Alta Velocidade na Europa e Ásia.





13h00 – 14h30     Intervalo para almoço




14h30   sala1    T09 Diversificação das frotas    Utilização de simuladores e novas ferramentas nos treinamentos................................................................45 minutos
                           Tiago J. da Silva – Metrô SP
                           Claudio Mamede Kestener – Metrô SP
Apresentar uma análise dos recursos disponíveis para treinamentos/reciclagens visto o aumento da diversidade das frotas de trens e a necessidade da formação/reciclagem dos operadores de trem.




14h30   sala4    T10 Ganhos de disponibilidade das linhas ferroviárias através de sistemas digitais..............................................................................45 minutos
                                        Rodrigo Borin – ALTUS


14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 03

14h30   Auditório       Planejamento integrado para a mobilidade urbana...............................................................................90 minutos
                           Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida
                                       Presidente do Inst. de Pesq. e Planej. Urbano de Curitiba – IPPUC
                           Oscar José Gameiro Silveira Campos
                                                           Secretário de Transportes e Vias e Vias Públicas de São Bernardo do Campo
                           Joaquim Lopes da Silva Júnior
                                       Diretor Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
              Moderador:   Ailton Brasiliense Pires
                                       Presidente da Assoc. Nac. de Transportes Públicos - ANTP
Discutir a urgente necessidade do planejamento urbano no desenvolvimento das cidades. O crescimento nas regiões periféricas em busca de moradia é cada vez maior e tem repercutido diretamente no aumento da utilização do transporte público e particular. Esse crescimento só será benéfico, se for acompanhado pela implantação de políticas públicas abrangentes, que considerem também os modos de transporte mais adequados a cada situação, sejam eles trem, metrô, monotrilho, ônibus ou qualquer outro, desde que operem de forma integrada e complementar.
TRABALHOS TÉCNICOS

15h15   sala1    T11 Adequação da manutenção eletrônica frente às novas tecnologias: Evolução da utilização de equipamento de diagnóstico de falha...................................................................................45 minutos
                           Constantinos Dias Theodoridis – Metrô SP
                                        Fernando Gabriel Belchior Amaral – Metrô SP
                                        Emerson José Moreira da Costa – Metrô SP
                                        Rogério José Gomes – Metrô SP
Evolução da utilização de equipamentos de diagnóstico de falhas na manutenção do Metrô SP, diante do novo cenário tecnológico, promovido pela aquisição de novos trens e modernização dos sistemas metroferroviários. A utilização do Equipamento de Diagnóstico de Falha (EDF) permite: Aumento da confiabilidade e produtividade na manutenção, maior disponibilidade de módulos reparados e EDF = ferramenta flexível na manutenção.


15h15   sala4    T12 Paris - Linha 1:  Os desafios da migração para a tecnologia driverless................................................45 minutos
                                       
                                        Rodrigo Calio – SIEMENS
                                        Gerard Yelloz – SIEMENS


16h                          Coffee break.................................................................30 minutos



16h30   sala1    T13 Monitoramento de sistemas embarcados através de Linguagem G (LABVIEW).................................45 minutos
                           Jefferson Ribeiro da Conceição – Metrô SP
Criação de ferramentas de monitoramento de sistemas metroviários com ênfase na pesquisa de ocorrências complexas e/ou comportamentos de sistemas diferenciados sem impacto direto na Operação Comercial.

16h30   sala4     T14 Sinalização de rota de fuga nos trechos entre estações da Linha 1-Azul, Linha 2-Verde, Linha 3-Vermelha e Linha 5-Lilás do Metrô SP ...............................................................................................45 minutos
                           José Augusto de Araujo Júnior – Metrô SP
                           Miriam Marcatto de Abreu - – Metrô SP
                                        Fernando Sampaio – Metrô SP
Projeto para a instalação de sinalização luminosa em todos os trechos entre estações do METRÔ para estabelecer com clareza as rotas de fuga para situações de emergência, indicando o caminho menor e/ou mais seguro para a evacuação dos usuários, através do balizamento das passarelas de emergência e a instalação de placas com indicação de sentido e distanciamento nas paredes do túnel.

14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 04

16h30   Auditório        Externalidades no transporte metroferroviário de passageiros – Estudo AEAMESP ..............90 minutos
                           Eduardo Alcântara Vasconcellos
                                       Consultor
                           Alberto Epifani
                                                           Gerente de Planejamento e Integração de Transportes do Metrô SP
                           Antônio Carlos de Moraes
                                                           Presidente da Comissão de Economia da ANTP
                           Moderador:  Joubert Fortes Flores Filho
                                       Presidente da Comissão Metroferroviária da ANTP
Apresentar a conceituação e as formas de estimar as externalidades do transporte público de passageiros sobre trilhos para possibilitar a sua divulgação à sociedade de maneira didática e propor etapas para o avanço desse tema, por meio de iniciativas e estudos futuros.

TRABALHOS TÉCNICOS


17h15   sala1    T15 Modelo para avaliação de sustentabilidade em modais de transportes urbanos: Integração de ACV, LCC e SLCA.........................................................45 minutos
                           Guilherme Pedroso - IPTSP
                           Cláudia Echevenguá Teixeira - IPTSP
Modelo para avaliação da sustentabilidade de modais de transportes públicos urbanos, bem como comentar os resultados de sua aplicação na comparação do desempenho dos modais VLP e VLT. O modelo tem como base os conceitos e ferramentas para Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Avaliação do Ciclo de Custo ou Life Cycle Cost  (LCC) e Avaliação de Impactos Sociais ou Social Life Cycle Analysis (SLCA). PALAVRAS-CHAVE: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); Avaliação do Ciclo de Custo (LCC); Avaliação de Impactos e Benefícios Sociais (SLCA); Mobilidade Urbana; Modais VLP e VLT.

17h15   sala4    T16 Detecção de incêndio em túneis metroviário ...............................................................................................45 minutos
                           Walter Costa Teixeira Pinto – Metrô SP
                           Fábio Mori – Metrô SP
                                        Jorge Rady de Almeida Jr. - USP
Estudo sobre os diversos tipos de detectores possíveis de incêndio e propor uma combinação de duas tecnologias para aplicação no Metrô de São Paulo.


18h      Homenagem e Comemoração do 21º aniversário  da AEAMESP



15.09.11 - 5ª feira



9h30                       Welcome coffee..........................................................30 minutos



10h   sala1         T17 Detecção de trilho partido por meio de TDR ...............................................................................................45 minutos
                                        Décio Bin – Metrô SP
                                        Fábio Siqueira Netto – Metrô SP
Proposta de equipamento para a detecção de trilhos partidos em tempo real, ressaltando a importância da sua aplicação quando o sistema de Sinalização em uso é o CBTC (Communication Based Train Control).


10h   sala4         T18 O CBTC como solução ideal para sistemas de grande capacidade...................................................45 minutos
                                        Fernando Cirillo – ALSTOM

15.09.11 - 5ª feira
PAINEL 05

10h   Auditório          A importância dos trens regionais e o TAV ...............................................................................................90 minutos
                           Bernardo José Figueiredo de Oliveira
                                                           Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT
                                        Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro
                                       Diretor da Companhia Paulista Trens Metropolitano – CPTM
                                                      Rogério Belda
                                       Diretor da ANTP
                 Moderador:   Gerson Toller Gomes
                                                           Diretor Executivo– Revista Ferroviária
É necessário promover um resgate cultural no País para fomentar a retomada do transporte de passageiros sobre trilhos e aumentar a sua participação na matriz de transporte. Várias são as condicionantes para isso tornar-se realidade. Fazer com que os transportes de passageiros e cargas tenham uma convivência amigável, utilizando a malha existente é um primeiro passo para retomar as ligações de média e longa distância pela ferrovia. Além dos trens regionais, com novos traçados, o TAV também terá um papel importante na ligação entre as duas grandes metrópoles do País.
TRABALHOS TÉCNICOS

10h45   sala1     T19 Estudo de detecção pelo trem de trilho partido em tempo real pela corrente de tração......45 minutos
                           Agnelo Gomes Júnior – Metrô SP
                           Félix Prado – Metrô SP
                                        Renato Franzon Soares – Metrô SP
Estudos desenvolvidos para detecção de trilho partido, em tempo real, por meio de um sistema embarcado no trem, possibilitando a expansão e/ou modernização das Linhas com o Sistema CBTC, em substituição ao Sistema de detecção de trilho partido atual, através do Sistema de Sinalização Convencional, bem como estudos e limitações, baseada na metodologia de monitoração do sinal de 720 Hz presente na corrente de tração elétrica de retorno pelos trilhos de rolamento, de forma embarcada, através das antenas de sinal de via do trem, que possibilitem ao Metrô-SP adotar uma nova alternativa para detecção de trilhos partidos

10h45   sala4     T20 ..............................................................................................45 minutos
                                        SIMEFRE - .............................



11h30   sala1     T21 O Geoprocessamento e aplicações no planejamento de transporte de um Metrô e Média capacidade......................................................45 minutos
                           Carlos Meira Ribeiro - SPTrans
Aplicação de um sistema de geoprocessamento como ferramenta no planejamento e desenvolvimento de um metrô de média capacidade




11h30   sala4     T22 Aspectos técnicos e legais na gestão e preservação de documentos arquísticos digitais de engenharia e arquitetura..............................45 minutos
                           Sérgio Annunciação Ortona – Metrô SP
Apresentar, com base nos princípios da segurança da informação e nos princípios de gestão de documentos arquivísticos, alternativas técnicas viáveis e aplicáveis à gestão e preservação dos documentos arquivísticos digitais de engenharia e arquitetura, atendendo a sociedade e a legislação existente sobre o tema que afetam indivíduos e organizações.






15.09.11 - 5ª feira
PAINEL 06

11h30   Auditório     Trens turísticos e sua importância na economia e na cultura do País.................................................90 minutos
                           Antonio Pastori
                                                           Presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF
                                        Cássia Maria Teixeira de Almeida
                                       Supervisora Comercial Ferrovia Centro Atlântica- FCA
                                        Sonia Rodrigues Haddad
                                       Superintendente da Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT
             Moderador:   Ayrton Camargo e Silva
                                                           Diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ

Oportunidades de crescimento do segmento de trens turísticos frente ao novo marco regulatório do transporte ferroviário. Quais oportunidades estão se abrindo? Quais dificuldades ainda persistem e quais os passos necessários à sua superação?
TRABALHOS TÉCNICOS

12h15   sala1     T23 Impactos urbanísticos e sociais de uma estação de Metrô: O caso da Freguesia da Ameixoeira em Lisboa.......................................................................45 minutos
                           Diamantino Augusto Sardinha – USP
                           José Garcia da Conceição – USP
O presente trabalho tem por objetivo analisar as ações de planejamento urbano para a Freguesia da Ameixoeira e seus resultados. Busca, ainda, verificar possíveis impactos urbanísticos e sociais da estação de Metrô da Ameixoeira, a partir da pesquisa de documentos da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e do Metropolitano de Lisboa (ML), material bibliográfico, entrevistas com autoridades do município e observação de campo.


12h15   sala4     T24 Nova  regulamentação  de  ruídos  em  sistemas  lineares  de transporte em regiões metropolitanas ..........................................................45 minutos
                           Helder José Ribeiro Soares – Metrô SP
Este trabalho aborda a elaboração, junto à CETESB, de uma nova regulamentação para o tratamento de ruídos gerados por Sistemas Lineares de Transportes nas regiões metropolitanas.


13h – 14h30          Intervalo para almoço



14h30   sala1    T25 Integração  modal  bicicleta/trem e a informatização da operação dos bicicletários ...............................................................................................45 minutos
                           Reginaldo Assis de Paiva – CPTM
Mostrar a experiência da CPTM na estruturação de uma rede de estacionamentos especializados na integração modal com os acessos por bicicleta às estações de suas linhas (bicicletários) e as formas de controle de acessos e vigilância das instalações.



14h30   sala4     T26     Trens regionais – A tecnologia integrando pessoas e cidades ...............................................45 minutos
                                        Caio Luchesi - SIEMENS



15.09.11 - 5ª feira

PAINEL 07

14h30   Auditório     Experiências internacionais na integração dos vários sistemas metroferroviários e no planejamento de implantação ...............................................................90 minutos
                           Wolfgang Franz Pelousek
                                                           Diretor - Deutsche Bahn International
                                        Hervé Le Caignec
                                               Diretor de Grandes Projetos Société Natioale des Chemines de fer Francais - SNCF
             Moderador:   Sérgio Henrique de Passos Avelleda
                                       Presidente da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS
Articulação do sistema de transporte em seus vários níveis, isto é, entre trens de alta velocidade, trens regionais, transporte urbano e outros. Abordagem dos pontos de vista institucional, planejamento, financiamento da implantação e operação.

TRABALHOS TÉCNICOS


15h15   sala1     T27 A integração entre táxis e o sistema metroviário na cidade de São Paulo ........................................45 minutos
                           Luciana Santos Pires - UFRJ
                                        Ronaldo Balassiano   - UFRJ
Este trabalho tem o objetivo fazer uma análise das potencialidades da integração táxi-metrô, na cidade de São Paulo, como forma de atração de novos usuários para o sistema metroviário, principalmente o segmento que utiliza os automóveis. As medidas indicadas para materialização da integração estudada são resultados de ponderações sobre sistemas similares implantados e adequações à realidade da cidade.

15h15   sala4     T28 Evasão de renda evolução da tecnologia para inibição da fraude Metrô-SP .............................45 minutos
                           Evaristo Fernandes Góes Filho – Metrô SP
Apresentar o progresso do Sistema de Bilhetagem do Metrô de São Paulo, tecnologicamente pela evolução dos bloqueios e também dos tipos de bilhetes, Edmonson ao Bilhete Único, bem como as ações de inibição de fraudes, que visam a diminuição da evasão de receitas.

16h                          Coffee break.................................................................30 minutos


16h30   sala1    T29 Circuito de compras paulistanas e os meios de transporte – Metrô, Ônibus e Avião ..............................................................................................45 minutos
                           Laurindo Martins Junqueira Filhos – SPTrans
                           Carlos Meira Ribeiro                     - SPTrans
Conhecer, por meio de pesquisa, o perfil e o comportamento dos viajantes de compras na Cidade e propor, por estudos de engenharia de trânsito e de transporte, soluções para os significativos fluxos que eles causam e estabelecer ações e intervenções que propiciem melhores condições ao cliente do “Circuito das Compras” , a partir de uma caracterização sobre o significado dessa movimentação de pessoas e sua importância junto ao metrô, ônibus e avião.

16h30   sala4     T30 Manutenção e testes em inversores a IGBT ...............................................................................................45 minutos
                           Carlos Andrade da Silva Santiago – Metrô SP
                           Henrique Facina – Metrô SP
                                        Juliana Thais Geraldo – Metrô SP
                                        Johnsom Mota da Silva – Metrô SP
                                        Paulo Marcel Muynarsk dos Santos – Metrô SP
                           Rafael Luz e Silva – Metrô SP
Estabelecer padrões e parâmetros confiáveis para os testes dos Inversores das novas frotas de trens, reduzindo o tempo de atuação na manutenção dos equipamentos.

15.09.11 - 5ª feira
PAINEL 08

16h30   Auditório     A importância da logística do transporte de cargas no custo Brasil ...............................................................90 minutos
                           Edeon Vaz Ferreira
                                       Diretor Executivo do Inst. Pró Logística de Mato Grosso – Aprosoja
                                        Rodrigo Otaviano Vilaça
                                       Presidente Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários - ANTF
                           Bernardo José Figueiredo de Oliveira
                                               Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre - ANTT
             Moderador:   Marcelo Perrupato e Silva
                                       Secretário de Política Nacional de Transportes – Ministério dos Transportes
Em busca da competitividade mundial, o Brasil é um dos países com grande potencial natural e produtivo. Mas é preciso investir urgente em infraestrutura. Neste painel serão apresentados o plano e as metas do governo federal e quais suas prioridades de implantação em médio e longo prazo, para que tenhamos resultados positivos no custo Brasil.
TRABALHOS TÉCNICOS

17h15   sala1    T31 Museu aberto da Ferrovia – Pólo Luz ..........45 minutos
                           Maria Inês Dias Mazzoco – Gomes Machado Arquitetos Associados
                           Lucio Gomes Machado     - Gomes Machado Arquitetos Associados
Inserido no grande corredor ferroviário paulistano, do lado do centro da cidade, a construção de uma referencia à memória da ferrovia em São Paulo: o Museu Ferroviário de São Paulo – Pólo da Luz, que deverá ser um espaço vivo e interativo, voltado para a compreensão da História, da vivência, do presente e da visão do futuro.

17h15   sala4        T32 Alteração da disposição do barramento de distribuição de energia de tração com a finalidade de segurança de desenergização ...............................................................................................45 minutos
                           Romeu Mantovani Júnior – Metrô SP
Com a implantação do sistema de sinalização de via CBTC, os trens poderão se aproximar em até 30 m em contrapartida dos 150 m atuais. Com esta mudança as zonas de plataforma previstas como áreas seguras com o acionamento do SPAP deixarão de sê-las.

16.09.11 - 6ª feira

9h30                       Welcome coffee..........................................................30 minutos
TRABALHOS TÉCNICOS

10h   sala1         T33 Execução das obras de complementação e ampliação da Linha 04-Amarela com a operação em andamento ..........................................................45 minutos
                           Fábio José Figueiredo Trindade – Metrô SP
                           Alberto Benedito de Lima Júnior – Metrô SP
Apresentar como serão executadas as obras de complementação e ampliação da 2ª fase e as interferências a serem enfrentadas, com a linha 04 em operação nas demais estações, tendo um fluxo estimado em 700.000 usuários/dia.

10h   sala4           T34 A experiência no desenvolvimento interno de um sistema de gestão para oficinas de manutenção ................................................................45 minutos
                                        Adilson Pereira dos Santos – Metrô SP
Descrever a experiência da informatização dos processos internos de gestão das atividades das Oficinas de Manutenção do Metrô de São Paulo e as melhorias observadas com a implantação de um novo sistema desenvolvido internamente para o ambiente de intranet.



16.09.11 - 6ª feira

PAINEL 09

10h  Auditório              As tecnologias avançadas e os níveis de automação ................................................................................................90 minutos
                           David Turbuk
                                       Gerente de Projetos de Sistema do Metrô SP
                           Jorge Martins Secall
                                               Diretor da Via Quatro
             Moderador:   Peter Ludwig Alouche
                                       Consultor - PA Transport Consulting – PATC
Apresentar uma análise crítica da aplicação de tecnologias avançadas em linhas metroferroviárias novas ou na modernização de linhas antigas, suas vantagens, benefícios e inconveniências. Há limites para a automação? Até que ponto a adoção de tecnologias avançadas representam solução para uma necessidade ou torna-se um problema?


TRABALHOS TÉCNICOS

10h45   sala1    T35 Monitoramento e reforços de estruturas - O caso do edifício Consolata .............................................45 minutos
                           Jean José de Lima – Metrô SP
                                        Yasushi Uema – Metrô SP
                                        Sérgio Renato de Arruda Leme – Metrô SP
Descrever a solução de engenharia adotada para o reforço estrutural das fundações do edifício Consolata, frente a possíveis recalques e conseqüentes patologias nas estruturas do referido edifício, em função das obras de escavação do corpo da Estação Higienópolis-Mackenzie, pelo método NATM.


10h45   sala4    T36 Gestão centralizada de dados e entreterimento  informativo  como chave para um PIS (sistema de informação para o passageiro) adequado........................................................................45 minutos
                                        Alfredo E. Escher – RUF Internacional



11h30   sala1    T37 Influência da tecnologia “CBTC – Communication Based Train Control” no nível de automação dos sistemas de transporte metroferroviário .......................................................45 minutos
                           Carlos Alberto de Freitas Timóteo – Metrô SP
O objetivo deste trabalho é apresentar a influência que a tecnologia “CBTC – Communication Based Train Control” pode ter no nível de automação dos sistemas metro-ferroviários, assim como na própria estrutura organizacional das áreas de operação e de manutenção das empresas operadoras.




11h30   sala4    T38 Características construtivas da viga-guia do Sistema Monotrilho do Prolongamento da Linha2 Verde do Metrô de São Paulo ..........................45 minutos
                                        Orlando Ferreira Filho – Metrô SP
                                        Francisco de Assis Serafim Júnior – Queiroz Galvão
                                        Marcos Viana Pecly – Queiroz Galvão
                                        José Arapaty F. C. Prochino – Metrô SP
Apresentar as características construtivas da viga-guia do Monotrilho, tais como: materiais, forma, tolerâncias, cura, instalação.




16.09.11 - 6ª feira
PAINEL 10

11h30   Auditório       Como viabilizar recursos financeiro para o setor metroferroviário? ...........................................................................90 minutos
                           Pablo Barrio Arconada
                                       BNDES
                                        Mauricio Portugal Ribeiro
                                       Faculdade Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV-RJ
             Moderador:   Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira
                                       Diretor Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
Mostrar que além das linhas de crédito de agentes financeiros e das políticas das parcerias público-privadas (análise crítica) que serão apresentadas, é preciso trabalhar no planejamento e em projetos de médio e de longo prazo; na priorização de projetos públicos, na melhoria da lei do limite de individamento fiscal dos municípios e estados; na eleição de projetos de importância nacional, criando-se uma conta exclusiva de investimento; na viabilização permanentemente de recursos federal, estaduais e municipais para suas implantações, bem como no cumprimento dos prazos das implantações destes projetos conforme planejado.

TRABALHOS TÉCNICOS

12h15   sala1   T39 Diferenças entre as tecnologias da operação DTO “driverless” (sem condutor) e UTO “unattended operation” (sem agente a bordo.....................................................................................45 minutos
                                        Tadashi Nakagawa – Brain Engenharia
Peter Alouche - PA Transport Consulting – PATC
Numa operação de um sistema metroferroviário, há 5 níveis operacionais possíveis que se diferenciam não só pelo tipo e qualidade  de serviço que permitem, como também pela complexidade tecnológica de seus sistemas e equipamentos. Cada nível tem sua aplicabilidade no transporte metroferroviário dependendo da modalidade do veículo, da segregação da via, da demanda a ser atendida e do serviço a ser garantido. Quanto mais avançado o nível de automação operacional, mais complexa é a tecnologia aplicada

12h15   sala4     T40 Trens do sistema monotrilho - do sonho à realidade.........................................................................45 minutos
                                        Adalberto de Paula Ramos – Metrô SP
Claudio Roberto Valentim – Metrô SP
Durval Odorico Brasil Andrade – Metrô SP
Flávio Infanti – Metrô SP
Apresentar as principais características do trem do sistema monotrilho.

13h – 14h              Intervalo para almoço

14h   sala1         T41 A Quebra dos paradigmas da descentralização do controle e da utilização de ferramentas de inteligência artificial no projeto de sistemas de sinalização e controle de trens metroviários ...............................................................................................45 minutos
                                        Flávio Monteiro Rachel – Metrô SP
Paulo Sérgio Cugnasca – Metrô SP
O objetivo deste trabalho consiste na apresentação dos paradigmas de descentralização do controle e da utilização de ferramentas de inteligência artificial  no projeto de sistemas de sinalização e controle de trens metroviários, paradigmas estes quebrados na elaboração de um projeto de um controlador de tráfego de trens metroviários distribuído utilizando sistemas multiagentes.

14h   sala4         T42 ...............................................................................................45 minutos




16.09.11 - 6ª feira
PAINEL 11

14h   Auditório            A política nacional do transporte de passageiros sobre trilhos..................................................................90 minutos
                                        Vanderlei Macris
                                       Deputado da Câmara Federal
                                        Luiz Carlos Bueno de Lima
                                       Secretária da Semob – Ministério das Cidades
                           IPEA
                           Francisco Carlos Caballero Colombo
                                       Diretor-Presidente – Cia. Brasileira de Trens Urbanos - CBTU
             Moderador:   Charles Marot
                                       Consultor
Apresentar a política nacional para o setor de transporte público de passageiros sobre trilhos, em todas as suas modalidades, os planos de expansão e modernização, os projetos em andamentos e futuros para as metrópoles brasileiras.

TRABALHOS TÉCNICOS

14h45   sala1    T43 Abordagem formal da verificação dos sistemas de sinalização de trens usando a Linguagem Event-B............................................................................45 minutos
                                        Aryldo G. Russo Júnior - Consultor
Este artigo propõe uma ferramenta gráfica baseada em métodos formais para validar as condições topológicas das vias e as condições de movimentação de trens. Esta ferramenta está baseada no Eclipse e incorporada à plataforma Rodin. Suas principais características estão resumidas na simulação gráfica das especificações da sinalização de ferrovias e na validação das propriedades da movimentação dos trens. A fase de validação, que é crítica, é feita usualmente de forma manual, o que representa um risco potencial para a segurança dos passageiros se não for feita corretamente. A ferramenta é chamada VeRaSiS e utiliza a linguagem Event-B para formalizar, provar e verificar estas propriedades de forma automática.
14h45  sala4     T44 VICOS – Flexibilidade e performance em software de supervisão Remota de Energia e Auxiliares........................................................................45 minutos
                           Fagner Tavares Nunes de Souza – Siemens
15h30                     Coffee break.................................................................30 minutos
]PAINEL FINAL
16h   Auditório            O Presente e o Futuro da rede metroferroviária no Estado de São Paulo.........................................90 minutos
                                        Jurandir Fernandes
Secretário dos Transportes Metropolitano do Est. de São Paulo - STM
Apresentar a política estadual para o setor de transporte público de passageiros sobre trilhos, em todas as suas modalidades, os planos de expansão e modernização, os projetos em andamentos e futuros para a cidade, as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista e as ligações entre elas.
16h45                     Cerimônia de encerramento
                           Jurandir Fernandes
Secretário dos Transportes Metropolitano do Est. de São Paulo – STM
                                        José Geraldo Baião
                                        Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
                                        Metrô - AEAMESP
                                        Sérgio Henrique de Passos Avelleda
Presidente da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS
                                        Aluizio de Barros Fagundes
Presidente do Instituto de Engenharia – IE SP
                                        Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira
                                        Presidente da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
                                        Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - SEESP
                                        Vitor Wilson Garcia
Presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí – AEEFSJ

Serviço
17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Data: 13 a 16 de setembro de 2011
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo – SP

Mais informações: www.aeamesp.org.br

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