Continuam abertas no Portal da Associação de Engenheiro e Arquitetos de Metrô (AEAMESP) – entidade integrante do Secretariado do MDT – as inscrições para a 17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, a ser realizada no período de 13 a 16 de setembro de 2011, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente à exposição de produtos e serviços para o setor metroferroviário, Metroferr 2011. Bernardo Figueiredo, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), e Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo estão entre os especialistas, autoridades e lideranças do confirmam participação nas sessões e painéis da 17ª Semana de Tecnologia. A palestra de abertura, programada para as 16h30 do dia 13 de setembro, sobre o tema Excelência futura, será proferida por Oscar Motomura, fundador e principal executivo da Amana Key
Além da apresentação de 42 trabalhos técnicos, o encontro terá 12 painéis de debata, sobre os seguintes temas: Painel 1 – Os monotrilhos nas implantações de projetos metroferroviários. Painel 2 – A contribuição do transporte para a melhoria do clima e da saúde. Painel 3 – Planejamento integrado para a mobilidade urbana. Painel 4 – Externalidades no transporte metroferroviário de passageiros – Estudo AEAMESP. Painel 5 – A importância dos trens regionais e o TAV. Painel 6 – Trens turísticos e sua importância na economia e na cultura do País Painel 7 – Experiências internacionais na integração dos vários sistemas metroferroviários e no planejamento de implantação. Painel 8 – A importância da logística do transporte de cargas no custo Brasil. Painel 9 – As tecnologias avançadas e os níveis de automação.Painel 10 – Como viabilizar recursos financeiro para o setor metroferroviário? Painel 11 – A política nacional do transporte de passageiros sobre trilhos. Painel final – Presente e o Futuro da rede metroferroviária no Estado de São Paulo
PROGRAMAÇÃO
13.09.11 - 3ª feira
12h Credenciamento
14h Cerimônia de abertura
José Geraldo Baião
Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
Metrô - AEAMESP
Sérgio Henrique de Passos Avelleda
Presidente da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS
Joubert Fortes Flores Filho
Presidente da Assoc. Nac. dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos – ANPTrilhos
Luiz Valença de Oliveira
Presidente da Via Quatro
Vicente Abate
Presidente da Assoc. Bras. da Indústria Ferroviária-a ABIFER
Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira
Presidente da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
José Antonio Fernandes Martins
Presidente da Sind. Interestdual da Ind. De Mat. e
Equip.Ferroviários e Rodoviários - SIMEFRE
Joaquim Lopes da Silva Júnior
Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes
Urbanos – EMTU
Rômulo dos Santos Fortes
Presidente do Metrô de Fortaleza
16h Coffee break.................................................................30 minutos
16h30 Palestra de abertura - Excelência futura
Oscar Motomura
Fundador e executivo da Amana Key
Qual o grau de “excelência futura” da gestão estratégica e da liderança de sua organização? Excelência futura é o nível de qualidade ajustado, desde já, às demandas do futuro, muito mais desafiadoras do que as atuais. E o futuro não pode ser previsto! Com excelência futura, líderes e organizações atingem e sustentam hoje a superioridade de amanhã. Tornam-se resilientes, preparados para lidar eficazmente com as incertezas trazidas pelo futuro.
14.09.11 - 4ª feira
9h30 Welcome coffee..........................................................30 minutos
TRABALHOS TÉCNICOS
10h sala1 T01 As estratégias adotadas pelas oficinas do Metrô-SP na gestão de seus ativos................................45 minutos
Miguel Yuji Igarashi – Metrô SP
Amaury Mei– Metrô SP
Mauro Ferreira – Metrô SP
Estratégias planejadas, adotadas e implementadas pelas oficinas da Cia. do Metropolitano de São Paulo - METRÔ, na gestão dos ativos da empresa, frente ao novo cenário brasileiro.
10h sala4 T02 Sistemas de média capacidade com alimentação sem catenária................................................................45 minutos
Fernando Sunyer – ASLTOM
14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 01
10h Auditório Os monotrilhos nas implantações de projetos metroferroviários.......................................................90 minutos
Epaminondas Duarte Júnior
Assessor Técnico de Planejamento do Metrô SP
Paulo Sérgio Amalfi Meca
Gerente do Empreendimento Linha-2 Monotrilho do Metrô SP
José Ricardo Valladão
Diretor do consórcio MPE/SCOMI
Eduardo Saccaro
Diretor Comercial da Bombardier Transport
Moderador: Marcos Kassab
Assistente da Diretoria de Planejamento do Metrô SP
Premissas do planejamento de novas linhas metroferroviárias; as linhas de monotrilho que já estão em implantação, destacando o pioneirismo do Metrô de São Paulo nesta nova tecnologia de transporte e as várias etapas de desenvolvimento que estão em andamento; as estratégias das empresas contratadas para o prolongamento da Linhas 2-Verde e 17-Ouro, Bombardier e Scomi; os detalhes sobre o planejamento, a capacitação dos profissionais, a fabricação e montagem do material rodante no País e o interesse de trazer para o Brasil um sistema de média capacidade inovador para permitir a absorção desta tecnologia.
TRABALHOS TÉCNICOS
10h45 sala1 T03 Manutenção com qualidade e o segredo industrial........................................................................45 minutos
Celso Mltes – Metrô SP
José Kenshiti Tuguimoto – Metrô SP
Como o Metrô vem se preparando nas oficinas de manutenção, diante dos novos desafios identificados em função de todo o processo de modernização e expansão que a companhia vive nos dias atuais. A ênfase dada ao trabalho é sobre o segredo industrial, argumento forte apresentado por fornecedores para o não fornecimento de material necessário para a manutenção.
10h45 sala4 T04 Soluções integradas de telecomunicações metroferroviárias.......................................................45 minutos
Bruno Capouillez – ALCATEL
11h30 sala1 T05 Implantação de VLT’s no Estado do Ceará...................................................................................45 minutos
Rodrigo de Moraes Leme – MWH Brasil
José Roberto Blanes – MWH Brasil
Rômulo dos Santos Fortes - Metrofor
Francisco Edilson Pontes Aragão - Metrofor
Os dois projetos de VLT’s em andamento no Estado do Ceará (Cariri e Sobral), proporcionam um meio de transporte sobre trilhos sustentável, apresentando-se como uma excelente alternativa em cidades como Juazeiro do Norte e Crato (na ordem de 360 mil habitantes), e Sobral (na ordem de 190 mil habitantes), com malha ferroviária subutilizada dentro do município. Com isso, além de revitalizar o sistema ferroviário, há uma grande economia na implantação da obra.
11h30 sala4 T06 TAV: Distância Funcional – O impacto em cidades intermediárias.........................................45 minutos
Fabio Tadeu Alves – Metrô SP
Estudo de caso Francês e Espanhol sobre grandes cidades intermediárias ao longo das linhas de TAV, apresentado uma análise em diversos níveis (nacional, regional e local) e examina a capacidade seletiva do TAV transformar distancias e acessibilidade.
14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 02
11h30 Auditório A contribuição do transporte para a melhoria do clima e da saúde.......................................................90 minutos
Dr. Paulo Saldiva
Professor da Faculdade de Medicina da USP
Bruno Covas
Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Moderador: Vereador Gilberto Natalini
Câmara Municipal de São Paulo
A grande quantidade de emissão de gases na atmosfera tem sido discutida mundialmente, em razão das mudanças climáticas e de seus efeitos ao meio ambiente e à saúde humana. Metas para sua redução foram estabelecidas pelos governos. Como exemplo, o setor de transportes no Estado de São Paulo contribui com cerca de 50% das emissões. Neste painel serão discutidas ações efetivas e urgentes para este compromisso, focando novas tecnologias, fontes de energia e seus aprimoramentos, bem como planejamento e gestão. Também serão apresentados estudos que mostram evidências de co-benefícios para a saúde humana que podem ocorrer com a implementação de políticas de redução das emissões de gases na atmosfera.
TRABALHOS TÉCNICOS
12h15 sala1 T07 Uso de TBM em areia: uma solução para a Linha Leste do Metrô de Fortaleza...............................45 minutos
Rodrigo de Moraes Leme – MWH Brasil
José Roberto Blanes – MWH Brasil
Rômulo dos Santos Fortes - Metrofor
Francisco Edilson Pontes Aragão - Metrofor
O objetivo do trabalho é apresentar a Implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza, como eixo indutor no transporte metroferroviário da cidade de Fortaleza, e explanar sobre as metodologias executivas previstas para a execução da obra
12h15 sala4 T08 TAV: A homologação de linhas de trens de alta velocidade......................................................................45 minutos
Fabio Tadeu Alves – Metrô SP
Cleber Tadeu Alves – Metrô SP
Esta apresentação focará o processo com suas características para a homologação de Linhas de Alta Velocidade na Europa e Ásia.
13h00 – 14h30 Intervalo para almoço
14h30 sala1 T09 Diversificação das frotas – Utilização de simuladores e novas ferramentas nos treinamentos................................................................45 minutos
Tiago J. da Silva – Metrô SP
Claudio Mamede Kestener – Metrô SP
Apresentar uma análise dos recursos disponíveis para treinamentos/reciclagens visto o aumento da diversidade das frotas de trens e a necessidade da formação/reciclagem dos operadores de trem.
14h30 sala4 T10 Ganhos de disponibilidade das linhas ferroviárias através de sistemas digitais..............................................................................45 minutos
Rodrigo Borin – ALTUS
14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 03
14h30 Auditório Planejamento integrado para a mobilidade urbana...............................................................................90 minutos
Cléver Ubiratan Teixeira de Almeida
Presidente do Inst. de Pesq. e Planej. Urbano de Curitiba – IPPUC
Oscar José Gameiro Silveira Campos
Secretário de Transportes e Vias e Vias Públicas de São Bernardo do Campo
Joaquim Lopes da Silva Júnior
Diretor Presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Moderador: Ailton Brasiliense Pires
Presidente da Assoc. Nac. de Transportes Públicos - ANTP
Discutir a urgente necessidade do planejamento urbano no desenvolvimento das cidades. O crescimento nas regiões periféricas em busca de moradia é cada vez maior e tem repercutido diretamente no aumento da utilização do transporte público e particular. Esse crescimento só será benéfico, se for acompanhado pela implantação de políticas públicas abrangentes, que considerem também os modos de transporte mais adequados a cada situação, sejam eles trem, metrô, monotrilho, ônibus ou qualquer outro, desde que operem de forma integrada e complementar.
TRABALHOS TÉCNICOS
15h15 sala1 T11 Adequação da manutenção eletrônica frente às novas tecnologias: Evolução da utilização de equipamento de diagnóstico de falha...................................................................................45 minutos
Constantinos Dias Theodoridis – Metrô SP
Fernando Gabriel Belchior Amaral – Metrô SP
Emerson José Moreira da Costa – Metrô SP
Rogério José Gomes – Metrô SP
Evolução da utilização de equipamentos de diagnóstico de falhas na manutenção do Metrô SP, diante do novo cenário tecnológico, promovido pela aquisição de novos trens e modernização dos sistemas metroferroviários. A utilização do Equipamento de Diagnóstico de Falha (EDF) permite: Aumento da confiabilidade e produtividade na manutenção, maior disponibilidade de módulos reparados e EDF = ferramenta flexível na manutenção.
15h15 sala4 T12 Paris - Linha 1: Os desafios da migração para a tecnologia driverless................................................45 minutos
Rodrigo Calio – SIEMENS
Gerard Yelloz – SIEMENS
16h Coffee break.................................................................30 minutos
16h30 sala1 T13 Monitoramento de sistemas embarcados através de Linguagem G (LABVIEW).................................45 minutos
Jefferson Ribeiro da Conceição – Metrô SP
Criação de ferramentas de monitoramento de sistemas metroviários com ênfase na pesquisa de ocorrências complexas e/ou comportamentos de sistemas diferenciados sem impacto direto na Operação Comercial.
16h30 sala4 T14 Sinalização de rota de fuga nos trechos entre estações da Linha 1-Azul, Linha 2-Verde, Linha 3-Vermelha e Linha 5-Lilás do Metrô SP ...............................................................................................45 minutos
José Augusto de Araujo Júnior – Metrô SP
Miriam Marcatto de Abreu - – Metrô SP
Fernando Sampaio – Metrô SP
Projeto para a instalação de sinalização luminosa em todos os trechos entre estações do METRÔ para estabelecer com clareza as rotas de fuga para situações de emergência, indicando o caminho menor e/ou mais seguro para a evacuação dos usuários, através do balizamento das passarelas de emergência e a instalação de placas com indicação de sentido e distanciamento nas paredes do túnel.
14.09.11 - 4ª feira
PAINEL 04
16h30 Auditório Externalidades no transporte metroferroviário de passageiros – Estudo AEAMESP ..............90 minutos
Eduardo Alcântara Vasconcellos
Consultor
Alberto Epifani
Gerente de Planejamento e Integração de Transportes do Metrô SP
Antônio Carlos de Moraes
Presidente da Comissão de Economia da ANTP
Moderador: Joubert Fortes Flores Filho
Presidente da Comissão Metroferroviária da ANTP
Apresentar a conceituação e as formas de estimar as externalidades do transporte público de passageiros sobre trilhos para possibilitar a sua divulgação à sociedade de maneira didática e propor etapas para o avanço desse tema, por meio de iniciativas e estudos futuros.
TRABALHOS TÉCNICOS
17h15 sala1 T15 Modelo para avaliação de sustentabilidade em modais de transportes urbanos: Integração de ACV, LCC e SLCA.........................................................45 minutos
Guilherme Pedroso - IPTSP
Cláudia Echevenguá Teixeira - IPTSP
Modelo para avaliação da sustentabilidade de modais de transportes públicos urbanos, bem como comentar os resultados de sua aplicação na comparação do desempenho dos modais VLP e VLT. O modelo tem como base os conceitos e ferramentas para Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), Avaliação do Ciclo de Custo ou Life Cycle Cost (LCC) e Avaliação de Impactos Sociais ou Social Life Cycle Analysis (SLCA). PALAVRAS-CHAVE: Avaliação do Ciclo de Vida (ACV); Avaliação do Ciclo de Custo (LCC); Avaliação de Impactos e Benefícios Sociais (SLCA); Mobilidade Urbana; Modais VLP e VLT.
17h15 sala4 T16 Detecção de incêndio em túneis metroviário ...............................................................................................45 minutos
Walter Costa Teixeira Pinto – Metrô SP
Fábio Mori – Metrô SP
Jorge Rady de Almeida Jr. - USP
Estudo sobre os diversos tipos de detectores possíveis de incêndio e propor uma combinação de duas tecnologias para aplicação no Metrô de São Paulo.
18h Homenagem e Comemoração do 21º aniversário da AEAMESP
15.09.11 - 5ª feira
9h30 Welcome coffee..........................................................30 minutos
10h sala1 T17 Detecção de trilho partido por meio de TDR ...............................................................................................45 minutos
Décio Bin – Metrô SP
Fábio Siqueira Netto – Metrô SP
Proposta de equipamento para a detecção de trilhos partidos em tempo real, ressaltando a importância da sua aplicação quando o sistema de Sinalização em uso é o CBTC (Communication Based Train Control).
10h sala4 T18 O CBTC como solução ideal para sistemas de grande capacidade...................................................45 minutos
Fernando Cirillo – ALSTOM
15.09.11 - 5ª feira
PAINEL 05
10h Auditório A importância dos trens regionais e o TAV ...............................................................................................90 minutos
Bernardo José Figueiredo de Oliveira
Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre – ANTT
Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro
Diretor da Companhia Paulista Trens Metropolitano – CPTM
Rogério Belda
Diretor da ANTP
Moderador: Gerson Toller Gomes
Diretor Executivo– Revista Ferroviária
É necessário promover um resgate cultural no País para fomentar a retomada do transporte de passageiros sobre trilhos e aumentar a sua participação na matriz de transporte. Várias são as condicionantes para isso tornar-se realidade. Fazer com que os transportes de passageiros e cargas tenham uma convivência amigável, utilizando a malha existente é um primeiro passo para retomar as ligações de média e longa distância pela ferrovia. Além dos trens regionais, com novos traçados, o TAV também terá um papel importante na ligação entre as duas grandes metrópoles do País.
TRABALHOS TÉCNICOS
10h45 sala1 T19 Estudo de detecção pelo trem de trilho partido em tempo real pela corrente de tração......45 minutos
Agnelo Gomes Júnior – Metrô SP
Félix Prado – Metrô SP
Renato Franzon Soares – Metrô SP
Estudos desenvolvidos para detecção de trilho partido, em tempo real, por meio de um sistema embarcado no trem, possibilitando a expansão e/ou modernização das Linhas com o Sistema CBTC, em substituição ao Sistema de detecção de trilho partido atual, através do Sistema de Sinalização Convencional, bem como estudos e limitações, baseada na metodologia de monitoração do sinal de 720 Hz presente na corrente de tração elétrica de retorno pelos trilhos de rolamento, de forma embarcada, através das antenas de sinal de via do trem, que possibilitem ao Metrô-SP adotar uma nova alternativa para detecção de trilhos partidos
10h45 sala4 T20 ..............................................................................................45 minutos
SIMEFRE - .............................
11h30 sala1 T21 O Geoprocessamento e aplicações no planejamento de transporte de um Metrô e Média capacidade......................................................45 minutos
Carlos Meira Ribeiro - SPTrans
Aplicação de um sistema de geoprocessamento como ferramenta no planejamento e desenvolvimento de um metrô de média capacidade
11h30 sala4 T22 Aspectos técnicos e legais na gestão e preservação de documentos arquísticos digitais de engenharia e arquitetura..............................45 minutos
Sérgio Annunciação Ortona – Metrô SP
Apresentar, com base nos princípios da segurança da informação e nos princípios de gestão de documentos arquivísticos, alternativas técnicas viáveis e aplicáveis à gestão e preservação dos documentos arquivísticos digitais de engenharia e arquitetura, atendendo a sociedade e a legislação existente sobre o tema que afetam indivíduos e organizações.
15.09.11 - 5ª feira
PAINEL 06
11h30 Auditório Trens turísticos e sua importância na economia e na cultura do País.................................................90 minutos
Antonio Pastori
Presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária – AFPF
Cássia Maria Teixeira de Almeida
Supervisora Comercial Ferrovia Centro Atlântica- FCA
Sonia Rodrigues Haddad
Superintendente da Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT
Moderador: Ayrton Camargo e Silva
Diretor da Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ
Oportunidades de crescimento do segmento de trens turísticos frente ao novo marco regulatório do transporte ferroviário. Quais oportunidades estão se abrindo? Quais dificuldades ainda persistem e quais os passos necessários à sua superação?
TRABALHOS TÉCNICOS
12h15 sala1 T23 Impactos urbanísticos e sociais de uma estação de Metrô: O caso da Freguesia da Ameixoeira em Lisboa.......................................................................45 minutos
Diamantino Augusto Sardinha – USP
José Garcia da Conceição – USP
O presente trabalho tem por objetivo analisar as ações de planejamento urbano para a Freguesia da Ameixoeira e seus resultados. Busca, ainda, verificar possíveis impactos urbanísticos e sociais da estação de Metrô da Ameixoeira, a partir da pesquisa de documentos da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e do Metropolitano de Lisboa (ML), material bibliográfico, entrevistas com autoridades do município e observação de campo.
12h15 sala4 T24 Nova regulamentação de ruídos em sistemas lineares de transporte em regiões metropolitanas ..........................................................45 minutos
Helder José Ribeiro Soares – Metrô SP
Este trabalho aborda a elaboração, junto à CETESB, de uma nova regulamentação para o tratamento de ruídos gerados por Sistemas Lineares de Transportes nas regiões metropolitanas.
13h – 14h30 Intervalo para almoço
14h30 sala1 T25 Integração modal bicicleta/trem e a informatização da operação dos bicicletários ...............................................................................................45 minutos
Reginaldo Assis de Paiva – CPTM
Mostrar a experiência da CPTM na estruturação de uma rede de estacionamentos especializados na integração modal com os acessos por bicicleta às estações de suas linhas (bicicletários) e as formas de controle de acessos e vigilância das instalações.
14h30 sala4 T26 Trens regionais – A tecnologia integrando pessoas e cidades ...............................................45 minutos
Caio Luchesi - SIEMENS
15.09.11 - 5ª feira
PAINEL 07
14h30 Auditório Experiências internacionais na integração dos vários sistemas metroferroviários e no planejamento de implantação ...............................................................90 minutos
Wolfgang Franz Pelousek
Diretor - Deutsche Bahn International
Hervé Le Caignec
Diretor de Grandes Projetos Société Natioale des Chemines de fer Francais - SNCF
Moderador: Sérgio Henrique de Passos Avelleda
Presidente da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS
Articulação do sistema de transporte em seus vários níveis, isto é, entre trens de alta velocidade, trens regionais, transporte urbano e outros. Abordagem dos pontos de vista institucional, planejamento, financiamento da implantação e operação.
TRABALHOS TÉCNICOS
15h15 sala1 T27 A integração entre táxis e o sistema metroviário na cidade de São Paulo ........................................45 minutos
Luciana Santos Pires - UFRJ
Ronaldo Balassiano - UFRJ
Este trabalho tem o objetivo fazer uma análise das potencialidades da integração táxi-metrô, na cidade de São Paulo, como forma de atração de novos usuários para o sistema metroviário, principalmente o segmento que utiliza os automóveis. As medidas indicadas para materialização da integração estudada são resultados de ponderações sobre sistemas similares implantados e adequações à realidade da cidade.
15h15 sala4 T28 Evasão de renda evolução da tecnologia para inibição da fraude Metrô-SP .............................45 minutos
Evaristo Fernandes Góes Filho – Metrô SP
Apresentar o progresso do Sistema de Bilhetagem do Metrô de São Paulo, tecnologicamente pela evolução dos bloqueios e também dos tipos de bilhetes, Edmonson ao Bilhete Único, bem como as ações de inibição de fraudes, que visam a diminuição da evasão de receitas.
16h Coffee break.................................................................30 minutos
16h30 sala1 T29 Circuito de compras paulistanas e os meios de transporte – Metrô, Ônibus e Avião ..............................................................................................45 minutos
Laurindo Martins Junqueira Filhos – SPTrans
Carlos Meira Ribeiro - SPTrans
Conhecer, por meio de pesquisa, o perfil e o comportamento dos viajantes de compras na Cidade e propor, por estudos de engenharia de trânsito e de transporte, soluções para os significativos fluxos que eles causam e estabelecer ações e intervenções que propiciem melhores condições ao cliente do “Circuito das Compras” , a partir de uma caracterização sobre o significado dessa movimentação de pessoas e sua importância junto ao metrô, ônibus e avião.
16h30 sala4 T30 Manutenção e testes em inversores a IGBT ...............................................................................................45 minutos
Carlos Andrade da Silva Santiago – Metrô SP
Henrique Facina – Metrô SP
Juliana Thais Geraldo – Metrô SP
Johnsom Mota da Silva – Metrô SP
Paulo Marcel Muynarsk dos Santos – Metrô SP
Rafael Luz e Silva – Metrô SP
Estabelecer padrões e parâmetros confiáveis para os testes dos Inversores das novas frotas de trens, reduzindo o tempo de atuação na manutenção dos equipamentos.
15.09.11 - 5ª feira
PAINEL 08
16h30 Auditório A importância da logística do transporte de cargas no custo Brasil ...............................................................90 minutos
Edeon Vaz Ferreira
Diretor Executivo do Inst. Pró Logística de Mato Grosso – Aprosoja
Rodrigo Otaviano Vilaça
Presidente Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários - ANTF
Bernardo José Figueiredo de Oliveira
Diretor Geral da Agência Nacional de Transportes Terrestre - ANTT
Moderador: Marcelo Perrupato e Silva
Secretário de Política Nacional de Transportes – Ministério dos Transportes
Em busca da competitividade mundial, o Brasil é um dos países com grande potencial natural e produtivo. Mas é preciso investir urgente em infraestrutura. Neste painel serão apresentados o plano e as metas do governo federal e quais suas prioridades de implantação em médio e longo prazo, para que tenhamos resultados positivos no custo Brasil.
TRABALHOS TÉCNICOS
17h15 sala1 T31 Museu aberto da Ferrovia – Pólo Luz ..........45 minutos
Maria Inês Dias Mazzoco – Gomes Machado Arquitetos Associados
Lucio Gomes Machado - Gomes Machado Arquitetos Associados
Inserido no grande corredor ferroviário paulistano, do lado do centro da cidade, a construção de uma referencia à memória da ferrovia em São Paulo: o Museu Ferroviário de São Paulo – Pólo da Luz, que deverá ser um espaço vivo e interativo, voltado para a compreensão da História, da vivência, do presente e da visão do futuro.
17h15 sala4 T32 Alteração da disposição do barramento de distribuição de energia de tração com a finalidade de segurança de desenergização ...............................................................................................45 minutos
Romeu Mantovani Júnior – Metrô SP
Com a implantação do sistema de sinalização de via CBTC, os trens poderão se aproximar em até 30 m em contrapartida dos 150 m atuais. Com esta mudança as zonas de plataforma previstas como áreas seguras com o acionamento do SPAP deixarão de sê-las.
16.09.11 - 6ª feira
9h30 Welcome coffee..........................................................30 minutos
TRABALHOS TÉCNICOS
10h sala1 T33 Execução das obras de complementação e ampliação da Linha 04-Amarela com a operação em andamento ..........................................................45 minutos
Fábio José Figueiredo Trindade – Metrô SP
Alberto Benedito de Lima Júnior – Metrô SP
Apresentar como serão executadas as obras de complementação e ampliação da 2ª fase e as interferências a serem enfrentadas, com a linha 04 em operação nas demais estações, tendo um fluxo estimado em 700.000 usuários/dia.
10h sala4 T34 A experiência no desenvolvimento interno de um sistema de gestão para oficinas de manutenção ................................................................45 minutos
Adilson Pereira dos Santos – Metrô SP
Descrever a experiência da informatização dos processos internos de gestão das atividades das Oficinas de Manutenção do Metrô de São Paulo e as melhorias observadas com a implantação de um novo sistema desenvolvido internamente para o ambiente de intranet.
16.09.11 - 6ª feira
PAINEL 09
10h Auditório As tecnologias avançadas e os níveis de automação ................................................................................................90 minutos
David Turbuk
Gerente de Projetos de Sistema do Metrô SP
Jorge Martins Secall
Diretor da Via Quatro
Moderador: Peter Ludwig Alouche
Consultor - PA Transport Consulting – PATC
Apresentar uma análise crítica da aplicação de tecnologias avançadas em linhas metroferroviárias novas ou na modernização de linhas antigas, suas vantagens, benefícios e inconveniências. Há limites para a automação? Até que ponto a adoção de tecnologias avançadas representam solução para uma necessidade ou torna-se um problema?
TRABALHOS TÉCNICOS
10h45 sala1 T35 Monitoramento e reforços de estruturas - O caso do edifício Consolata .............................................45 minutos
Jean José de Lima – Metrô SP
Yasushi Uema – Metrô SP
Sérgio Renato de Arruda Leme – Metrô SP
Descrever a solução de engenharia adotada para o reforço estrutural das fundações do edifício Consolata, frente a possíveis recalques e conseqüentes patologias nas estruturas do referido edifício, em função das obras de escavação do corpo da Estação Higienópolis-Mackenzie, pelo método NATM.
10h45 sala4 T36 Gestão centralizada de dados e entreterimento informativo como chave para um PIS (sistema de informação para o passageiro) adequado........................................................................45 minutos
Alfredo E. Escher – RUF Internacional
11h30 sala1 T37 Influência da tecnologia “CBTC – Communication Based Train Control” no nível de automação dos sistemas de transporte metroferroviário .......................................................45 minutos
Carlos Alberto de Freitas Timóteo – Metrô SP
O objetivo deste trabalho é apresentar a influência que a tecnologia “CBTC – Communication Based Train Control” pode ter no nível de automação dos sistemas metro-ferroviários, assim como na própria estrutura organizacional das áreas de operação e de manutenção das empresas operadoras.
11h30 sala4 T38 Características construtivas da viga-guia do Sistema Monotrilho do Prolongamento da Linha2 Verde do Metrô de São Paulo ..........................45 minutos
Orlando Ferreira Filho – Metrô SP
Francisco de Assis Serafim Júnior – Queiroz Galvão
Marcos Viana Pecly – Queiroz Galvão
José Arapaty F. C. Prochino – Metrô SP
Apresentar as características construtivas da viga-guia do Monotrilho, tais como: materiais, forma, tolerâncias, cura, instalação.
16.09.11 - 6ª feira
PAINEL 10
11h30 Auditório Como viabilizar recursos financeiro para o setor metroferroviário? ...........................................................................90 minutos
Pablo Barrio Arconada
BNDES
Mauricio Portugal Ribeiro
Faculdade Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV-RJ
Moderador: Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira
Diretor Presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
Mostrar que além das linhas de crédito de agentes financeiros e das políticas das parcerias público-privadas (análise crítica) que serão apresentadas, é preciso trabalhar no planejamento e em projetos de médio e de longo prazo; na priorização de projetos públicos, na melhoria da lei do limite de individamento fiscal dos municípios e estados; na eleição de projetos de importância nacional, criando-se uma conta exclusiva de investimento; na viabilização permanentemente de recursos federal, estaduais e municipais para suas implantações, bem como no cumprimento dos prazos das implantações destes projetos conforme planejado.
TRABALHOS TÉCNICOS
12h15 sala1 T39 Diferenças entre as tecnologias da operação DTO “driverless” (sem condutor) e UTO “unattended operation” (sem agente a bordo.....................................................................................45 minutos
Tadashi Nakagawa – Brain Engenharia
Peter Alouche - PA Transport Consulting – PATC
Numa operação de um sistema metroferroviário, há 5 níveis operacionais possíveis que se diferenciam não só pelo tipo e qualidade de serviço que permitem, como também pela complexidade tecnológica de seus sistemas e equipamentos. Cada nível tem sua aplicabilidade no transporte metroferroviário dependendo da modalidade do veículo, da segregação da via, da demanda a ser atendida e do serviço a ser garantido. Quanto mais avançado o nível de automação operacional, mais complexa é a tecnologia aplicada
12h15 sala4 T40 Trens do sistema monotrilho - do sonho à realidade.........................................................................45 minutos
Adalberto de Paula Ramos – Metrô SP
Claudio Roberto Valentim – Metrô SP
Durval Odorico Brasil Andrade – Metrô SP
Flávio Infanti – Metrô SP
Apresentar as principais características do trem do sistema monotrilho.
13h – 14h Intervalo para almoço
14h sala1 T41 A Quebra dos paradigmas da descentralização do controle e da utilização de ferramentas de inteligência artificial no projeto de sistemas de sinalização e controle de trens metroviários ...............................................................................................45 minutos
Flávio Monteiro Rachel – Metrô SP
Paulo Sérgio Cugnasca – Metrô SP
O objetivo deste trabalho consiste na apresentação dos paradigmas de descentralização do controle e da utilização de ferramentas de inteligência artificial no projeto de sistemas de sinalização e controle de trens metroviários, paradigmas estes quebrados na elaboração de um projeto de um controlador de tráfego de trens metroviários distribuído utilizando sistemas multiagentes.
14h sala4 T42 ...............................................................................................45 minutos
16.09.11 - 6ª feira
PAINEL 11
14h Auditório A política nacional do transporte de passageiros sobre trilhos..................................................................90 minutos
Vanderlei Macris
Deputado da Câmara Federal
Luiz Carlos Bueno de Lima
Secretária da Semob – Ministério das Cidades
IPEA
Francisco Carlos Caballero Colombo
Diretor-Presidente – Cia. Brasileira de Trens Urbanos - CBTU
Moderador: Charles Marot
Consultor
Apresentar a política nacional para o setor de transporte público de passageiros sobre trilhos, em todas as suas modalidades, os planos de expansão e modernização, os projetos em andamentos e futuros para as metrópoles brasileiras.
TRABALHOS TÉCNICOS
14h45 sala1 T43 Abordagem formal da verificação dos sistemas de sinalização de trens usando a Linguagem Event-B............................................................................45 minutos
Aryldo G. Russo Júnior - Consultor
Este artigo propõe uma ferramenta gráfica baseada em métodos formais para validar as condições topológicas das vias e as condições de movimentação de trens. Esta ferramenta está baseada no Eclipse e incorporada à plataforma Rodin. Suas principais características estão resumidas na simulação gráfica das especificações da sinalização de ferrovias e na validação das propriedades da movimentação dos trens. A fase de validação, que é crítica, é feita usualmente de forma manual, o que representa um risco potencial para a segurança dos passageiros se não for feita corretamente. A ferramenta é chamada VeRaSiS e utiliza a linguagem Event-B para formalizar, provar e verificar estas propriedades de forma automática.
14h45 sala4 T44 VICOS – Flexibilidade e performance em software de supervisão Remota de Energia e Auxiliares........................................................................45 minutos
Fagner Tavares Nunes de Souza – Siemens
15h30 Coffee break.................................................................30 minutos
]PAINEL FINAL
16h Auditório O Presente e o Futuro da rede metroferroviária no Estado de São Paulo.........................................90 minutos
Jurandir Fernandes
Secretário dos Transportes Metropolitano do Est. de São Paulo - STM
Apresentar a política estadual para o setor de transporte público de passageiros sobre trilhos, em todas as suas modalidades, os planos de expansão e modernização, os projetos em andamentos e futuros para a cidade, as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista e as ligações entre elas.
16h45 Cerimônia de encerramento
Jurandir Fernandes
Secretário dos Transportes Metropolitano do Est. de São Paulo – STM
José Geraldo Baião
Presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de
Metrô - AEAMESP
Sérgio Henrique de Passos Avelleda
Presidente da Associação Latino-americana de Metrôs e Subterrâneos – ALAMYS
Aluizio de Barros Fagundes
Presidente do Instituto de Engenharia – IE SP
Mário Manuel Seabra Rodrigues Bandeira
Presidente da Cia. Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM
Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo - SEESP
Vitor Wilson Garcia
Presidente da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí – AEEFSJ
Serviço
17ª Semana de Tecnologia Metroferroviária
Data: 13 a 16 de setembro de 2011
Local: Centro de Convenções Frei Caneca
Endereço: Rua Frei Caneca, 596, 4º andar – São Paulo – SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário