quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vamos fazer São Paulo andar, diz novo Secretário

Jurandir Fernandes

O  engenheiro Jurandir Fernandes, novo secretário dos Transportes Metropolitanos assumiu ontem a STM em cerimônia bastante concorrida na rua Boa Vista.

Em seu discurso de posse enfatizou que o paulistano terá que esperar pelo menos mais seis meses para receber as próximas estações de metrô -Butantã e Pinheiros, da linha 4-amarela. Elas serão inauguradas na metade do ano.

E a conclusão da primeira fase dessa linha, que terá ainda as estações República e Luz, apenas no final de 2011.

A linha 4 é a primeira gerida pela iniciativa privada. Foi preparada e licitada na gestão anterior de Alckmin.

Em maio passado, um trecho de 3,6 km, com as estações Faria Lima e Paulista, foi inaugurado -mas continua restrito, das 9h às 15h.

A ampliação do horário de operação dessa linha e das novas estações da 2-verde (Tamanduateí e Vila Prudente) será neste semestre.

O secretário prometeu continuar projetos da gestão anterior (como os monotrilhos da linha 2-verde, até Cidade Tiradentes, e 17-ouro, do Morumbi, além da linha 6-laranja e a segunda etapa da 4), mesmo sem a garantia de entrega em até quatro anos.

Mas também sinalizou a retomada de participação privada em linhas do metrô, começando pelo prolongamento da 5-lilás (do Largo Treze até Chácara Klabin), cuja licitação suspeita tende a ser anulada pelo governo.

Se isso for confirmado, a nova deve ser por meio de Parceria Público-Privada. Mas a entrega até 2014, ano de Copa, está comprometida.

"Quem sabe se for PPP faz uma bela economia e já começa outra linha, como a de Guarulhos ou estica a 9 da CPTM até Varginha", disse.

Ele citou os projetos das linhas 13 (trem normal, e não direcionado a Cumbica) e 14 (Expresso Aeroporto). Mas a nova gestão pode priorizar o primeiro caso haja avanço do trem-bala da União.

Finalizou o discurso de posse salientando que também vai cuidar do sistema viário de interesse metropolitano e das calçadas, sem esquecer o transporte não motorizado.
 
O MDT lhe deseja boa sorte em mais esta empreitada!
 
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário