terça-feira, 24 de maio de 2011

Nazareno Affonso expõe sobre a Década de Redução de Acidentes no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores

O Coordenador do MDT, Nazareno Affonso esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes Terrestres que ocorreu na manhã da quinta-feira passada (19) no Senado Federal e apresentou propostas para o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020, em particular no transporte urbano, rodoviário e carga e do engajamento da Frente nesse sentido.

A principal questão discutida foi sobre a redução de 50% dos mortos em  acidentes de trânsito no mundo. Nazareno enfatizou que esse tipo de violência social precisa acabar. Mostrou a todos que as ocorrências de trânsito refletem um conjunto de fatores estruturais da realidade social, a começar pela prioridade concedida aos automóveis nas vias públicas. “A violência no trânsito é um fenômeno cujas causas são determinadas socialmente e suas consequências são dramáticas para vida das pessoas” frisou, acrescentando que os números dão uma noção da extensão da tragédia em que se transformou o trânsito no País. “Basta verificar que, anualmente, são registrados 1,5 milhão de acidentes, com o envolvimento de 7,5 milhões de pessoas, das quais 400 mil ficam feridas – uma parte considerável dessas com sequelas irreversíveis. E o que é extremamente grave é que cerca de 35 mil pessoas morrem.

De acordo com o dirigente do MDT, para erradicar a violência no trânsito, é preciso uma mudança cultural. “Precisamos democratizar o uso do espaço urbano, mas isso exige das autoridades uma nova postura, uma atitude mais firme em defesa da vida e do meio ambiente. O trânsito seguro é um direito do cidadão e um dever do estado, portanto, a segurança no trânsito deve ser consubstanciada em uma política pública efetiva, definida e implementada sob responsabilidade dos municípios, dos estados e da União”. 

Os pilares que fundamentam as ações do plano governamental são: ações de gestão e fiscalização; educação; saúde; infraestrutura; e segurança veicular; que deverão ser executadas por todos os órgãos de trânsito nos três níveis de governo.


Nazareno também discutiu os investimentos brasileiros na Copa e nas Olimpíadas onde estão previstos para os dois eventos esportivos recursos da ordem de R$ 16 bilhões, sendo R$ 12,5 destinados aos transportes e mais R$ 3,5 bilhões a obras de saneamento.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Coordenador do MDT esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes Terrestres que ocorreu na manhã da quinta-feira passada (19) no Senado Federal foi uma importante vitória para a luta por direitos dos trabalhadores deste setor.

A frente é composta por 30 Senadores da República e quase 200 Deputados Federais de diversos estados que se comprometem a estar do lado dos trabalhadores rodoviários nas matérias que surgirem sobre o tema no Congresso Nacional.

O coordenador do MDT, Nazareno Affonso e o presidente da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná, Epitácio dos Santos, estiveram presentes na solenidade em Brasília, além de outros dirigentes da Fetropar e de sindicatos filiados à Federação, além de membros da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST) e outros trabalhadores rodoviários, num total de mais de 200 rodoviários presentes.



Dentre os parlamentares presentes à solenidade esteve a senadora paranaense Gleisi Hoffmann (PT/PR) que reafirmou seu compromisso com os trabalhadores rodoviários paranaenses representados pela Fetropar. Além de Gleisi, assinam também a Frente os seguintes Deputados do Estado do Paraná: André Zacharow (PMDB), Assis do Couto (PT), Cida Borghetti (PP), Hermes Parcianello (PMDB), Leopoldo Meyer (PSB), Rosane Ferreira (PV) e Rubens Bueno (PPS).
FOLDER_FRENTE_PARLAMENTAR
Tramitação da regulamentação da profissão
O PLC 319/09 atualmente está na Comissão de Serviços e Infraestrutura do Senado e tem como relator o senador Ricardo Ferraço (PMDB/ES). Desde que chegou ao Senado, após ser aprovado na Câmara, o projeto já teve cinco propostas de alteração, todas prejudiciais aos trabalhadores rodoviários.

As alterações que visam desconfigurar o projeto são dos senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) e Acir Gurgacz (PDT/RO) e visam, por exemplo, excluir o adicional de periculosidade obrigatório no valor mínimo de 30% da remuneração mensal, permitir que o motorista acumule funções caso seja estabelecido em Acordo ou Convenção Coletiva de Trabalho e suprimir o pagamento de seguro obrigatório por parte do empregador para cobrir riscos inerentes à profissão de motorista.

O projeto ainda deve tramitar nas comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); de Assuntos Econômicos (CAE); e de Assuntos Sociais (CAS). "Em todo este caminho pelo Senado é possível que novas alterações que prejudicam os trabalhadores surjam e para isto é importante a Frente estar articulada" reafirma Epitácio.
Cristina Baddin i Lucas - Assessora do MDT
fotos: Nazareno Affonso

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Estação Pinheiros do Metrô abriu nesta semana

A Estação Pinheiros da Linha 4-amarela do Metrô de São Paulo começou a operar nesta semana com projeto que prioriza tecnologia. No entanto, a inauguração não terá itens que facilitariam a vida do usuário, como a integração com a Linha 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o terminal de ônibus anexo, banheiros públicos, sinal de celular e wireless (internet sem fio). O local também é o mesmo onde uma cratera em 2007 matou sete pessoas, na maior tragédia já registrada no Metrô.

A estação, cuja plataforma fica 33 metros abaixo do nível da rua, o equivalente a um prédio de dez andares, funcionará de segunda a sexta-feira, das 4h40 às 15h. Usuários que quiserem transferência para a CPTM terão de pagar mais R$ 2,90 - a promessa de “integração improvisada” feita em abril pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, foi inviabilizada pela ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha.
O “improviso” daria aos passageiros do Metrô tíquete para embarcar de graça na CPTM - e vice versa - até construção da passarela que permitirá integrar os sistemas. A transferência gratuita só deve começar em 30 de junho. O gestor de atendimento da ViaQuatro, José Luiz Bastos, diz que usuários terão opção de descer na Estação Cidade Universitária da CPTM e usar a Ponte Orca, que faz transporte de ônibus até a Estação Vila Madalena da Linha 2-Verde do Metrô.
Já a integração com o Terminal Intermodal Pinheiros, projetado pela Prefeitura, não tem prazo. A obra faz parte da revitalização do Largo da Batata e estava prevista para dezembro. Mas o canteiro de obras, ao lado da estação de Metrô, na Rua Capri, está vazio. A SP Obras informou que a retomada do projeto deve ocorrer no segundo semestre. A conclusão levará mais de um ano.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Nesta quinta (19), às 16h, Em Movimento discutirá mobilidade para a Copa de 2014, focalizando a capital baiana


Sob comando do jornalista José Márcio Mendonça, o programa de entrevistas da ANTP TV, Em Movimento, discutirá nesta quinta-feira, 19 de maio de 2011, a partir das 16 horas, o tema Mobilidade para a Copa de 2014 – Salvador. Convidados. Foram convidados para o programa dois dos responsáveis pela Copa de 2014 na capital baiana. São eles Horácio Lucatelli Costa Brasil, superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador, e Francisco Ulisses Santos Rocha, coordenador de Planejamento de Transportes da Secretaria de Transportes Urbanos e Infra Estrutura de Salvador, e coordenador do Grupo Técnico de Implantação da RIT, da mesma secretária. Ambos participarão via Skype. 18º Congresso da ANTP e VII INTRANS. Participarão também do programa, com informações sobre o 18º Congresso da ANTP e VII INTRANS - Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, a coordenadora técnica da ANTP, Valeska Peres Pinto, e a coordenadora de Eventos, Valéria Aguiar. Para favorecer o acompanhamento por parte do público, desde o início de 2011 o programa Em Movimento passou ter uma hora de duração. Ao vivo, com participação do público. O programa será transmitido ao vivo e, portanto, será possível aos espectadores encaminharem perguntas por meio de uma caixa de correspondência colocada ao lado da tela de transmissão. As perguntas também podem ser enviadas antecipadamente por e-mail, para o endereço antptv@antp.org.br.

terça-feira, 17 de maio de 2011

O MDT parabeniza a formação da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em transportes

No próximo dia 19 de maio vai ser dado um passo
importante rumo ao reconhecimento e à valorização da
categoria profissional do setor de transportes.
Nesta data, no auditório da Câmara dos
Deputados, em Brasília, será realizada a solenidade de
LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR
EM DEFESA DOS TRABALHADORES EM
TRANSPORTES TERRESTRES.
É um evento de grande relevância, que
consolidará a união de forças e esforços das entidades
sindicais lideradas pela NCST e CNTTT e
parlamentares (senadores e deputados federais) no
sentido de aprovar projetos, no Congresso Nacional,
destinados a promoção de melhorias nas condições de
trabalho dos profissionais rodoviários, como a
regulamentação da profissão de motorista, cuja matéria
tramita há 23 anos na Casa.
As federações filiadas à Confederação estão
organizando suas delegações.

Vale ressaltar que o  MDT se propõe
a colaborar com esta
Frente Parlamentar
e com quaisquer outros movimentos
populares urbanos 
em prol da constituição 
de uma mobilidade sustentável 
no País.

O MDT, desde sua fundação, 
tem logrado êxito em levar à 
sociedade e aos governos suas 
propostas de barateamento 
das tarifas e melhoria da qualidade
dos transportes públicos,
frisando que tais propostas passaram 
a compor as agendas 
da Frente Nacional de Prefeitos, do Fórum Nacional de 
Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, 
dos Movimentos Populares e ONG’s 
representados pelo
Fórum Nacional da Reforma Urbana 
das entidades sindicais, 
empresariais e associativas que fazem 
parte do secretariado 
nacional o MDT..
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
arte: Nazzareno Afonso
.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Subsecretário rebate críticas sobre sistema de mobilidade urbana para a Copa

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Motocicletas: Workshop Abraciclo Promove Painéis e Palestras com Temas Voltados a Segurança

Encontro a ser realizado no próximo dia 20 visa contribuir com a conscientização, educação e segurança no trânsito 

A ABRACICLO – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – promove no dia 20 de maio, a partir das 10h00, na Câmara Americana de Comércio – Amcham, em São Paulo, o II Workshop Abraciclo – Especial Segurança.
“O evento, voltado para a imprensa e instituições relacionadas, visa contribuir com a conscientização, educação e segurança”, afirma o diretor executivo da entidade, Moacyr Alberto Paes.
Pilotagem Segura
Com mediação do ex-piloto de MotoGP e atual instrutor da Alex Barros Riding School, Alexandre Barros, e participação de José Luiz Terwak, gerente do Centro Educacional de Trânsito Honda, Magnelson Carlos de Souza, presidente da Feneauto (Federação Nacional das Auto Escolas), Rolf Epp, diretor da BMW Motorrad, e Sandro Esgolmin, engenheiro de segurança da Ambev, o painel sobre pilotagem segura aborda o atual sistema de formação dos condutores, principais erros cometidos pelos motociclistas, projetos em discussão sobre o tema e dicas de comportamento e condução do veículo no trânsito.
Segurança Viária
Walter Kauffmann Neto, consultor da ONG Alerta, apresenta na palestra sobre infraestrutura da malha viária nacional, as principais dificuldades encontradas pelos motociclistas nas ruas do país e indicará tecnologias e soluções de vanguarda, além de estudos em andamento nesse sentido.
Tributação x Segurança
O painel sobre a tributação que incide sobre os equipamentos de segurança, mediado pelo gerente de relacionamento da Abraciclo, Sergio Oliveira, com participação de Daniel Malzoni Mattos, presidente da ABRAMAS (Associação Brasileira de Motopeças e Acessórios de Segurança), Dr. Douglas Mota, advogado tributarista da Demarest Almeida, e Gianfranco Ugo Milani, gerente de vendas da Taurus Capacetes, visa debater a questão da tributação incidente sobre equipamentos de segurança e de que forma essa taxação impacta a venda desses produtos.
Seguro para Motocicletas
Marcelo Sebastião, diretor da Porto Seguro, abordará em sua palestra temas como o funcionamento do seguro para motocicletas (benefícios, tipos de cobertura, diferenciais do seguro auto, etc.), panorama atual do mercado, demonstração do crescimento do número de motocicletas asseguradas no Brasil e projeções para o segmento em futuro próximo.
Evolução Tecnológica
Já o round table sobre a evolução tecnológica do veículo de duas rodas, mediado pelo jornalista Celso Miranda, com participação de Alfredo Guedes, engenheiro da Moto Honda, e Almir Fernandes, diretor da CESVI Brasil, aponta as novas tecnologias implantadas nas motocicletas visando proporcionar maior segurança ao condutor e mostra as tendências para o segmento.
Serviço
II Workshop Abraciclo – Especial Segurança
Data: 20 de maio

Horário: das 10h00 às 15h00

Local: Amcham - Câmara Americana de Comércio - São Paulo/sp
Endereço: Rua da Paz, 1431 - Chácara Santo Antônio
Inscrições para imprensa, instituições e empresas relacionadas ao setor pelo telefone (11) 3759-1333.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
Arte: Nazareno Affonso

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Pacto pela Vida

O Brasil aceitou o desafio proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para reduzir pela metade, até 2020, o número de vítimas de acidentes de trânsito. Para enfrentar o problema e atrair o apoio de estados e municípios, os ministérios da Saúde e das Cidades lançaram nesta quarta-feira o Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida. Em setembro, o governo anunciará um pacote de medidas para tentar atingir a meta proposta pela OMS. O Brasil é o quinto país no ranking mundial de acidentes de trânsito, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 145,9 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito, foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um custo de cerca de R$ 187 milhões. Dos acidentados, 78,3% eram homens e a maioria das pessoas internadas no período tinha entre 15 e 59 anos. A Região Sudeste concentrou quase metade dessas internações (44,9%). Deve ser considerada a possibilidade da criação de leis que estabeleçam metas de redução de acidentes de trânsito para estados e municípios e que determinem, inclusive, a redução de repasses financeiros para quem não alcançar os objetivos.
Outra questão importante é o endurecimento das penas para infratores no trânsito para que o país alcance a meta proposta pela OMS e reduzir pela metade o número de mortes por ano, das atuais 38 mil para 19 mil mortes por ano.

Várias entidades, capitaneada pela Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP elaboraram um  Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011-2020 e entregaram, através de seu Presidente, Ailton Brasiliense Pires, ao Governo Federal um texto com sugestões de ações para a proposta do governo brasileiro à Resolução da ONU.

São Paulo

Reduzir pela metade o número de atropelamentos e mortes em acidentes de trânsito na cidade de São Paulo. Esta é a meta da campanha lançada na capital paulista. Só no ano passado, foram registrados 7.007 atropelamentos, que causaram 630 mortes.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), 90% dessas ocorrências estão relacionadas ao mau comportamento ao volante ou ao descuido de pedestres, que cruzam as vias em qualquer ponto.

Para reverter esse quadro, a prefeitura de São Paulo elaborou o Programa de Proteção ao Pedestre, criando oito Zonas de Máxima Proteção ao Pedestre (ZMPPs), no centro e região da Avenida Paulista; nos bairros de Santana, na zona norte; no Brás e Penha, na zona leste; na Lapa e Pinheiros, na zona oeste, e em Santo Amaro, na zona sul.

São Caetano
Como parte das ações para  a redução de acidentes,  a Secretaria de Mobilidade de São Caetano do Sul - terá o projeto ''Faixa Segura''. Esta iniciativa foi lançada no Plenário da Câmara Municipal pelo Secretário Iliomar Darronqui.
O foco da campanha de redução de acidentes serão as ocorrências de atropelamentos, as que envolvem bebida alcoólica e direção, o excesso de velocidade, os condutores jovens envolvidos em acidentes e as ocorrências com pedestres e ciclistas.
Outro alvo das ações da Semob é a fiscalização de infrações no trânsito, por amostragem aleatória. O objetivo é sensibilizar os motoristas a respeitar as leis de trânsito com a presença do poder público nas ruas e assim as pessoas não cometerem faltas e infrações graves evitando acidentes.
São Caetano está aprimorando o acompanhamento da evolução dos acidentes e a mortalidade no trânsito desenvolvendo planos de ação para a prevenção de ocorrências e criando mecanismos de monitoramento. 
Diário do Grande ABC
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
arte: Nazareno Affonso
  

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Hoje é o Dia do Lançamento da Campanha da ONU para a redução de Acidentes de Trânsito nesta década


Há um carro para cada seis habitantes no Brasil, paridade que vem diminuindo a cada ano. O fenômeno do crescimento econômico, do crédito farto e da ascensão da classe média levou a frota brasileira a registrar aumento de 61,3% em uma década, atingindo 32,4 milhões de veículos em 2010. No mesmo período, a população aumentou 12,3%, para 190,7 milhões de pessoas.
As cidades do Século 20 foram projetadas para o automóvel e a grande quantidade desses veículos em circulação mostra que essa é uma realidade que deve permanecer por muitos anos ainda. Por conta disso, na formulação de políticas públicas de mobilidade urbana, é preciso que se tenha em conta formas de tornar o automóvel individual menos agressivo. Uma maneira tentada ainda timidamente está nos projetos de moderação de tráfego, que propõem intervenções físicas no viário de modo a modificar o comportamento do motorista, induzindo-o a reduzir a velocidade e agir com segurança ao volante.

Sedimentado culturalmente por anos e anos de intensos esforços de marketing das grandes montadoras, o carro individual acha-se arraigado culturalmente e é, há algum tempo, um instrumento real de reprodução econômica e social para vastos segmentos dos estratos médios da sociedade – uma população inteira que desaprendeu a viver sem ser sobre quatro rodas. Mesmo sabendo disso, é preciso restabelecer o controle do uso do veiculo individual e a segurança na mobilidade urbana.

Paz no trânsito
Para cada morte no trânsito, 11 pessoas ficam com sequelas, 38 são internadas e 380 precisam ser atendidas em Pronto Socorros. O levantamento estatístico é da Organização Mundial da Saúde, que alerta igualmente para a causa da maioria das mortes no trânsito, motoristas alcoolizados ou drogados, seguida por ordem de importância pela falta do cinto de segurança e em terceiro lugar o excesso de velocidade aparece como razão de mortes no trânsito.
É por isso que precisamos trabalhar tanto com a prevenção, pois as mortes no trânsito são evitáveis. Precisamos  assumir a responsabilidade social e endossar a ambiciosa proposta de reduzir pela metade o número de acidentes com mortes até 2020, por meio de reforma da legislação e fiscalização dos investimentos públicos no setor.
No ano passado, a Polícia Rodoviária Federal computou 40 mil mortes no trânsito brasileiro, e um objetivo importante para a sociedade  é conseguir que o Governo Federal invista efetivamente os R$ 500 milhões orçamentários para a redução dos acidentes de trânsito.
A verba, se aplicada integralmente, provocará uma redução dos gastos da União, que hoje despende 60 vezes mais, isto é, R$ 30 bilhões no tratamento dos feridos no trânsito, segundo estimativa da Associação Nacional dos Transportes Públicos - ANTP e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.
Década de Ação pela Segurança no Trânsito
A preocupação com o número de mortes no trânsito é tanta que a OMS lança hoje, 11 de maio, uma campanha para reduzir as mortes no trânsito, 1.260.000 por ano, o que significa uma morte a cada 30 segundos no mundo.
O lema da Campanha é: “Acreditar, Ousar e Agir” numa adaptação feita para o português pelo Gabinete do Deputado Hugo Leal, Presidente da FRENTE PARLAMENTAR pelo Trânsito Seguro. O slogan original em inglês é WEAR, BELIEVE and ACT que em tradução livre significa use, acredite e faça. 
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Percepção do brasileiros sobre a mobilidade urbana foi revelada e pesquisa do IPEA

A impressão que os usuários dos diferentes meios de transporte têm sobre a mobilidade urbana foi o tema da nova edição do Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) divulgado nesta quarta-feira, 6, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).  O estudo revelou, entre outras informações, as formas de deslocamento mais utilizadas nas regiões metropolitanas e não metropolitanas, a avaliação dos usuários e as razões que levam a população a escolher determinado meio de transporte.
De acordo com a pesquisa, 60% dos habitantes das regiões metropolitanas usam o transporte público em seus deslocamentos. O número é significativo quando comparado com os dados dos outros municípios pesquisados. Fora dos grandes centros urbanos, menos de 25% das pessoas optam pelo sistema público de transporte. Nessas regiões, destacam-se os deslocamentos a pé (19,9% dos pesquisados) e em motos (18,9%).
De forma geral, a maior parte da população tem avaliações positivas sobre a qualidade dos meios de transportes. 66,3% consideram “muito bom” ou “bom” a forma de deslocamento que mais utiliza. O pior resultado foi registrado entre aqueles que optam pelo transporte coletivo, com menos de 50% avaliando como bom o serviço. “De qualquer maneira, nem mesmo a avaliação do transporte coletivo é ruim, já que quase metade considera bom e 36% regular”, comentou Ernesto Galindo, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.
O Sips mostrou ainda que a rapidez, a disponibilidade e o custo são os fatores com maior peso na escolha do usuário e também na disposição dele para utilizar o transporte público. “Esses fatores sempre aparecem e estão relacionados com os investimentos feitos pelo poder público, mas as percepções dos usuários podem carregar ideias pré-concebidas. Será que o usuário do carro sabe que o transporte público pode ser mais rápido?”, questionou Galindo.  O pesquisador afirmou que as políticas públicas também devem se preocupar com a disseminação de informações sobre os transportes. “Os preconceitos podem impedir mudanças siginificativas na mobilidade urbana”, concluiu.
A sensação de segurança nos deslocamentos urbanos foi outro ponto abordado na pesquisa. Os usuários do transporte público se mostraram mais preocupados, especialmente aqueles que já sofreram algum tipo de acidente ou foram assaltados –  60% dos que já sofrearam assalto, por exemplo, raramente ou nunca se sentem seguros.
“Os usuários de transporte público são os mais influenciados pela experiência com acidentes e assaltos, enquanto a percepção dos motoristas de carro quase não foi sensível a esses eventos. Isso reforça que pode haver uma ideia pré-concebida sobre a segurança dos meios de transporte”, ressaltou o pesquisador do Ipea.
Leia a íntegra da segunda edição do SIPS sobre Mobilidade Urbana
Veja os gráficos da apresentação sobre Mobilidade Urbana

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT