quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Transformar o MDT em uma ONG: inicia-se o desafio do Secretariado


 Espera-se para o primeiro semestre de 2016 avanços quanto à transformação do MDT em uma organização não governamental (ONG), para que assuma personalidade jurídica própria sem depender de alguma instituição já estabelecida; desde sua criação, em 2003, o trabalho do MDT tem tido, nesse aspecto, o apoio da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Em dezembro de 2015, o Secretariado se reuniu para retomar as discussões sobre o tema e examinou uma minuta de estatuto para a futura entidade, elaborada pelo coordenador nacional e pelo secretario executivo. Os integrantes do Secretariado fizeram observações e sugestões a serem incorporadas ao documento, para uma segunda avaliação no final de fevereiro ou início de março de 2016.
A primeira reunião foi considerada bastante produtiva. Houve avanços consideráveis quanto à definição do funcionamento do novo MDT, com propostas de caracterização dos tipos de associados, da estrutura de decisão e da organização de gestão executiva e dos eixos temáticos de atuação. Haverá um Conselho Fiscal e houve a proposta de que o atual Secretariado passe a ser denominado Conselho Diretor, com um número ímpar mínimo de integrantes. A instância de gestão administrativa e financeira será a do Coordenador Nacional Executivo.
Os eixos programáticos propostos foram os seguintes: 1) Mobilidade Urbana Sustentável para Todos; 2) Barateamento das Tarifas com inclusão social; 3) Investimentos Permanentes no Transporte Público; 4) Democratização do espaço da via pública, priorizando Transporte Público e não motorizado (Versão 1: Prioridade ao Transporte Público no Trânsito e Não Motorizado nas vias públicas); 5) Transporte Público com Desenvolvimento Tecnológico e Respeito ao Meio Ambiente e 6) Integração das Políticas de Mobilidade com as de uso e ocupação do solo. Os cinco primeiros eixos acompanharam o MDT nos seus 12 anos de luta, tendo algumas pequenas modificações como a introdução do conceito de ‘democratização das vias’ e ‘mobilidade urbana’ ganhando o atributo de ‘’sustentável’.

Movimentando 116
Informativo MDT 
janeiro 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário