sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Campinas recebe 60 novos ônibus acessíveis

Campinas está recebendo mais 60 novos ônibus para o transporte público coletivo municipal.

Com essa renovação da frota, já são 180 ônibus entregues em 2014, e um total de 248 nos últimos dois anos. Os novos veículos são acessíveis, levando o índice de acessibilidade da frota para 70,1%, uma das mais altas do País.

Os novos veículos beneficiam 64 mil passageiros por dia, que utilizam 13 linhas do transporte público. Essas linhas percorrem o eixo da Avenida John Boyd Dunlop, regiões do Swift, Boa Vista, Nova Aparecida e Vila Padre Anchieta.

Os coletivos são da empresa Expresso Campibus, que investiu R$ 18 milhões na nova frota. A apresentação dos ônibus foi realizada no final da manhã de ontem na Pedreira do Chapadão (Praça Ulysses Guimarães).

Os veículos têm capacidade para 72 passageiros, sendo 28 sentados e 44 em pé. Todos os ônibus são dotados de elevador para cadeira de rodas com acionamento elétrico e pneumático, espaço para cadeirantes, assentos preferenciais para idosos, obesos, gestantes e mães com criança de colo.

Os coletivos também possuem cinco portas, permitindo a operação nos dois lados. O sistema de transporte público coletivo de Campinas possui 1.239 ônibus em operação, sendo 992 do sistema convencional e 247 do sistema alternativo.

Deste total, 869 são acessíveis, representando 70,1% da frota. A idade média dos veículos é de 4,5 anos.

Linhas O município tem 202 linhas de ônibus, distribuídas em quatro áreas: Azul Claro, que atende as regiões do Ouro Verde, Vila União e corredor Amoreiras; Vermelha-regiões do Campo Grande, Padre Anchieta e corredor John Boyd Dunlop; Verde - regiões de Barão Geraldo, Sousas, Amarais, Rodovia Campinas- Mogi e corredor Abolição; e Azul Escuro - regiões: Nova Europa, Santos Dumont e aeroporto de Viracopos.

"Na área de Transportes, os desafios são grandes, mas estamos atuando para que o sistema seja mais eficiente. Além da renovação da frota, aumentamos o tempo de integração do Bilhete Único, implantamos o Passe Lazer e vamos criar o Bilhete Único Universitário, que reduz em 50% o valor da tarifa de ônibus para os estudantes", disse o prefeito Jonas Donizette (PSB). (AAN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário