segunda-feira, 9 de junho de 2014

O MDT participou do "Seminário Cidade Expressa", em Campina Grande



O Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Campina Grande realizou, no último dia 6 de junho, a edição 2014 do Seminário Cidade Expressa, com o tema "A Mobilidade que Queremos".

Participaram do seminário estudantes e profissionais da área de mobilidade urbana, além de autoridades, incluindo o prefeito Romero Rodrigues e o vice-governador Rômulo Gouveia. A palestra de abertura foi ministrada pelo Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, que contextualizou os problemas nacionais de mobilidade, apresentou a Política Nacional sobre o assunto e as ações desenvolvidas pela Secretaria.

Para o diretor da Facisa, Dalton Gadelha, a Instituição vem prestando um grande serviço nesta área. “É de suma importância promover um seminário que discuta a questão da mobilidade urbana. Hoje a Facisa integra o Comitê Técnico, apresentando projetos que possam viabilizar uma melhor mobilidade na cidade, além de possuir uma equipe de técnicos e professores especialistas na área”, afirmou.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, José Marques Filho, algumas mudanças que visam à melhoria da mobilidade no Centro da cidade devem ser implementadas a partir de julho. “Alguns cruzamentos deixarão de existir. Faremos mudanças de estacionamento e mais uma série de modificações que serão discutidas de forma ampla com a sociedade organizada antes de serem efetivadas”, disse. Ele fez uma avaliação positiva do evento. “A grande importância desse seminário é dissemninar a preocupação com o tema. O grande legado é a conscientização, sobretudo dos mais jovens, de que as mudanças precisam acontecer”, comentou.

Entre os palestrantes que participaram do segundo seminário Cidade Expressa, destacam-se o secretário Nacional da Mobilidade Urbana (órgão do Ministério das Cidades) , Júlio Eduardo dos Santos, o arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau Affonso, coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) e presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável (Rua Viva), o secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio Caniello, o engenheiro e especialista em mobilidade urbana, Carlos Batinga, o consultor do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico (NTU) da Associação Nacional das Empresas de Transportes de Passageiros, Artur Oliveira, a engenheira civil e mestre em Engenharia de Transportes, Valéria Barros e o professor Lívio Silva, coordenador do Fórum para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário