segunda-feira, 9 de junho de 2014

MDT esteve presente no Congresso dos Engenheiros e Engenheiras da Bahia, em sessão que discutiu como o trânsito prejudica o transporte público urbano

No período de 11 a 13 de abril de 2014, em Salvador, profissionais e estudantes participaram do II Congresso de Estadual de Engenheiros e Engenheiras da Bahia, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia, entidade integrante do Secretariado do MDT, presidida pelo engenheiro civil Ubiratan Félix Pereira dos Santos.
No segundo dia dos trabalhos, aconteceram palestras sobre Mobilidade Urbana e Ensino e Formação Profissional. Para falar sobre o primeiro tema, foram convidados Horácio Brasil, diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (SETPS), e Paulo Silva, representante do MDT, substituindo Nazareno Affonso, que não pôde comparecer.
Ambos procuraram fazer um diagnóstico da atual situação do sistema de transporte público no Brasil, apontando a flagrante ineficiência desse serviço como causa dos transtornos no transito dos grandes centros urbanos. “Entre 1990 e 2010, a cada R$ 1,00 investido em transporte público, foram investidos R$ 12,00 em incentivo para carro e para moto”, afirmou Horácio. Paulo Silva completou a análise lembrando a importância de repensar nosso modelo de cidade, que foi construída para o automóvel e não para o pedestre e as necessidades deste devem ser ouvidas na busca de soluções para o problema da mobilidade. “Nós estamos escutando quem não anda de ônibus”, afirmou o professor Paulo Silva.
Os expositores falaram a respeito da crise de mobilidade urbana, destacando que o crescente volume de trânsito, em especial de automóveis e motos, tem impacto negativo sobre o desempenho do transporte público nas grandes e médias cidades brasileiras, prejudicando diariamente milhões de pessoas que dependem dos ônibus para trabalhar, estudar ou demandar serviços públicos.
Na abertura do encontro, em 11 de abril, houve palestras do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e geógrafo Clímaco Dias e do professor e ex-deputado federal Emiliano José, a respeito do papel da política sindical. No último dia, os grupos de trabalho do congresso discutiram os temas abordados durante as sessões. Houve ainda a eleição dos delegados e delegadas que serão responsáveis por levar as sugestões feitas no congresso estadual ao para 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), a ser realizado de 27 a 30 de agosto de 2014, em Búzios, no litoral fluminense.
Informativo MDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário