quinta-feira, 2 de maio de 2013

‘Os desafios da mobilidade sustentável’ é definido como tema principal da 19ª Semana de Tecnologia da AEAMESP


A Coordenação Técnica definiu 'Os desafios da mobilidade sustentável' como tema principal da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, encontro programado para o período de 10 a 13 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, paralelamente á exposição de produtos e serviços para o setor Metroferr 2012. 

Desafio. Um texto divulgado agora em abril destaca alguns dos principais focos dos debates nas sessões da 19ª Semana. O documento assinala: “Enfrentamos hoje no Brasil um enorme desafio, que é o de acelerar o desenvolvimento da infraestrutura sem perder qualidade na implantação dos projetos, ao mesmo tempo em que aproveitamos a oportunidade para desenvolver a engenharia nacional e absorver e fixar novas tecnologias para colocar o País em um novo patamar de competitividade global”.
TEMAS
O texto sublinha que durante os quatro dias da 19ª Semana de Tecnologia,  autoridades, técnicos das operadoras, dirigentes e especialistas da indústria e profissionais do setor de transporte debaterão questões relevantes, diretamente relacionadas com a mobilidade urbana nas grandes e médias cidades e a adoção de propostas de soluções sustentáveis, sob os pontos de vista técnico, econômico, social e ambiental.

Trabalhos técnicos. Haverá apresentações de trabalhos técnicos, desenvolvidos por profissionais e por empresas, com a abordagem de modernas práticas de gestão, inovações tecnológicas e a aplicação de novas metodologias de trabalho.

Maior rapidez na implantação de projetos. Nos painéis de debates, estará em discussão a superação dos desafios que impedem que os projetos saiam do papel e se tornem realidade mais rapidamente. Também se debaterá como colocar em prática a nova Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que na sexta-feira passada, 12 de abril de 2013, completou um ano de vigência.

O tema do financiamento do setor. Além disso, a 19ª Semana de Tecnologiadiscutirá como tornar mais efetiva a participação dos Estados, Municípios, Governo Federal e da iniciativa privada no financiamento dos projetos de expansão da malha metroferroviária do País para que investimentos permanentes continuem sendo feitos para melhorar o transporte, a mobilidade e a acessibilidade para todos.

O significado do desempenho dos sistemas. Outro ponto em foco será o bom desempenho operacional dos sistemas, equipamentos e instalações e a boa formação dos profissionais, todos fatores críticos de sucesso para a sustentabilidade e manutenção da qualidade dos serviços prestados aos usuários, com confiabilidade e segurança.
METROFERR 2013 SERÁ MAIOR
O texto ressalta que a exposição de produtos e serviços Metroferr 2013 – a ser realizada junto com a 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária – contará com mais de 1.200 m² em área de exposição para receber as principais empresas que atuam no setor e que mostrarão as mais recentes inovações desenvolvidas para atender os projetos voltados para os sistemas metroferroviários já em execução ou que devem ser executados em todo o País (VLTs, monotrilhos, metrôs, trens urbanos, trens regionais, TAV e outros).

Qualidade de vida. “Vivemos um momento especial nos investimentos para a mobilidade urbana, em todo o País! O sucesso na implantação dos projetos se refletirá em melhoria substancial na qualidade de vida das cidades”, conclui o texto sobre a 19ª Semana de Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário