sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ciclovia em Santos será retirada para diminuir congestionamentos

Cidade de Santos na contramão da história. E a lei da Mobilidade, onde está? A prioridade nas vias deve ser do pedestre e do ciclista e do transporte coletivo.


A ciclovia do canteiro central da praia do bairro José Menino, em Santos, no litoral de São Paulo, vai ser retirada para melhorar o trânsito no local. As obras devem começar na primeira quinzena de junho. A expectativa é que os congestionamentos na divisa entre Santos e São Vicente diminuam.

Atualmente, o trecho é um dos gargalos do trânsito nas duas cidades, principalmente nos horários de pico. As obras de remoção da ciclovia, um trecho de 500 metros que já está desativado desde fevereiro deste ano, prometem melhorar essa situação. Da Avenida Presidente Wilson, em São Vicente, até o Canal 1, em Santos, passam pelo menos 1.800 veículos entre 7h e 9h. Somam-se a eles as cerca de 250 lotações que disputam o espaço até a divisa dos municípios. A partir do próximo semestre, a promessa da prefeitura é que o problema seja amenizado.

Durante a retirada da ciclovia o trânsito deve ficar complicado no trecho. "A previsão de início da obra é para a primeira quinzena de junho. Essa logística já está sendo pensada em conjunto com a CET, pois vai impactar muito esse trânsitro que já é difícil aqui na região", explica Nilson Barreiro, secretário-adjunto de Infraestrutura.

Uma das mudanças que devem acontecer durante a obra é o acesso que está fechado para o motorista que vem da Rua Santa Catarina. Hoje, ele precisa ir até São Vicente e depois fazer o retorno para Santos. Depois da obra concluída, esse acesso será reaberto. A obra deve durar dois meses. Para melhorar mais ainda o trânsito, um estacionamento que fica em frente aos prédios do techo vai ser retirado. O espaço dificulta a passagem dos ônibus, e com a alteração a pista ganhará pelo menos mais dois metros. "Parece que não, mas ela vai permitir uma melhor fluidez, com quatro faixas de rolamento confortáveis", conclui o secretário.

A ciclovia do canteiro central da Avenida Francisco Glicério, em Santos, também, está desativada. No local a prefeitura disse que vai aguardar o projeto do Estado do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), para saber o que será feito.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário