segunda-feira, 26 de maio de 2014

MDT esteve representado no Fórum Urbano Mundial, realizado da Colômbia no início do mês de abril

O coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, e outros membros do Secretariado participaram no período de 5 a 13 de abril de 2014 em Medellin, Colômbia, de atividades do Fórum Urbano Mundial.
 
Criado em 2002 para analisar as questões mais urgentes na área dos assentamentos humanos, incluindo a rápida urbanização e seu impacto nas cidades, comunidades, economias, mudanças climáticas e políticas, o Fórum Urbano Mundial é a principal conferência das ONU sobre as cidades e o desenvolvimento urbano sustentável.
 
AGENDA E ATIVIDADES
 
Ao analisar sua participação no Fórum Urbano Mundial, o coordenador do MDT destacou o tema da qualificação dos espaços público. Nazareno disse ter aprendido no encontro que é preciso haver a incorporação do tema do combate à violência urbana, com a introdução, nos investimentos públicos, da qualificação dos espaços públicos, como praças, vias e calçadas qualificadas, transportes públicos de qualidade, e, também nas intervenções nos bairros populares e no entorno dos projetos estruturantes de transportes públicos.
 
“Esses projetos devem ser elaborados com participação direta da população, desde a concepção básica, e devem ser implantados com utilização da mão de obra da população da comunidade atingida; mais tarde a gestão dos equipamentos também feita pela população residente. Essa forma de elaboração e implantação de projetos faz com que o poder público traga a população para defender e sentir parte desses novos espaços públicos resultantes”, disse. Veja a seguir, a agenda de atividades do coordenador do MDT.
 
7 de abril. Visita técnica ao sistema integrado de transporte público e aos programas integrado as urbanizações contíguas a esse sistema, organizado pela Companhia do Metrô de Medellín. A visita utilizou inicialmente a Linha 1 do Corredor Exclusivo de Ônibus (BRT), houve integração com a Linha A de Metrô e depois a transferência para as linhas K e L de teleférico ou 'cable' (a Linha L permite acesso a um parque ecológico). Durante a visita, foi possível conhecer a estrutura de operação e de cuidados com os usuários e também foi possível observar a urbanização dos bairros, incluindo a qualificação de calçadas, implantação de praças, escolas, equipamentos públicos e de bibliotecas. Houve entrevista com pessoal das áreas social da Companhia do Metrô para conhecer a relação com os movimentos sociais, e entrevista com representantes a área de consultoria internacional sobre a implantação de projetos sociais integrados
 
8 de abril. Participação na mesa-redonda da Sociedade Civil Organizada, e na mesa Minha casa, nossa Cidade: Nova Orientação para habitação de massa no Brasil organizada pelo Ministério das Cidades.
 
9 de abril. Participação em evento organizado pela Prefeitura de São Paulo para Prefeitos e Secretários de transportes da America Latina, intitulado Cooperação entre cidades Latino-Americanas- Financiamento do Transporte Público: Desafios e Oportunidades. Participação em uma atividade pública na praça do Museu Botero, com os membros da DAC-Oficina de Atenção ao Cidadão da Polícia Nacional-Unidade Transporte de Massa Metrô, ocasião em que essa organização demonstrou sua política de atendimento aos usuários do transporte público.
 
10 de abril. Participação na mesa intitulada Modelos Internacionais de Tarifa de Transporte Público, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos. Participação no debate e lançamento do livro Mobilidade Urbana e Pobreza: Aprendizado de Medellín e Soacha na Colômbia.
 
11 de abril. Nazareno e Juarez Bispo Mateus, membro do Conselho Nacional das Cidades e integrante do Secretado do MDT, representando a CNTT-CUT, participaram juntos de visita técnica a linhas do sistema de transporte de Medellín. A visita a incluiu a Linha J do teleférico ('cable') a partir das linhas A e B do Metrô e integração com micro-ônibus do Metrô. Foi feita também visita à escada rolante pública instalada em um bairro; nessa ocasião, houve oportunidade de diálogo com os técnicos que implantaram o projeto, os quais descreveram o processo de interlocução com a sociedade civil organizada e com a população local da comunidade. Utilizando a escada rolante e, depois, no trajeto de volta até o micro-ônibus, foi possível ver a perfeita integração dos projetos urbanos (campos de esportes, escolas, praças) com as habitações bem como a qualidade urbana do entorno. Ainda em 11 de abril, o coordenador do MDT participou da solenidade de encerramento do VII Fórum Urbano Mundial e visitou o Parque da Empresa de Desenvolvimento Urbano para conhecer os grandes projetos de urbanismo da cidade de Medelín.
 
QUESTÃO TARIFÁRIA
 
O vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e prefeito de São Paulo Fernando Haddad, debateu no dia 9 de abril de 2014, no contexto do Fórum Urbano Mundial, a busca do financiamento das tarifas do transporte público, sustentando que os recursos de uma majoração no imposto sobre a gasolina poderiam compor um fundo para o subsídio do transporte coletivo. “O transporte individual é uma espécie de privatização do espaço público e deveria pagar por isso”.
 
Citando estudo da Fundação Getúlio Vargas, o prefeito paulistano defendeu o modelo de subsídio cruzado. “O impacto seria deflacionário, porque o custo da gasolina pesa menos no índice inflacionário do que o de transporte. Há um impacto distributivo, uma vez que quem usa ônibus tem menos renda; há um impacto do ponto de vista ambiental, uma vez que o transporte individual é mais poluente do que o coletivo; promoção da produção de combustíveis menos poluentes como o etanol, que seria favorecido pelo aumento do preço da gasolina e, finalmente, uma maior mobilidade urbana, com a inibição do uso do carro e o desestímulo ao automóvel haveria uma maior fluência dos veículos coletivos”.
 
Segundo Haddad, houve nesse debate do Fórum Mundial convergência dos dirigentes municipais para a necessidade de se encontrar uma nova forma de financiamento do transporte público e a convicção de que o subsídio cruzado com o consumo da gasolina, se não for o modelo ideal, é o que mais se aproxima da realidade das cidades latino-americanas.
 
No dia 10 de abril, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realizou no âmbito do Fórum Urbano Mundial um debate, focalizando diferentes modelos de financiamento do transporte público em todo o mundo. Os resultados desse debate serão apresentados em 19 de maio de 2014, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, no primeiro dia dos trabalhos da 65ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) – encontro do qual o MDT participará.
 
Informativo MDT

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