sábado, 5 de abril de 2014

HUNDERTWASSER: O AUSTRÍACO VERDE


É possível construir de forma a não agredir tanto o meio ambiente? Um arquiteto e ambientalista austríaco chamado Hundertwasser defendia o uso ecológico da arquitetura. Antes que se falasse em sustentabilidade ambiental, seus discursos, manifestos e pinturas já teimavam em sublinhar a importância da natureza e antecipavam soluções precisas para o futuro do meio ambiente. Seus projetos arquitetônicos estão espalhados não pela Áustria e em vários países da Europa.

Sua arte tem sempre um lado político. Ele constantemente se rebelou contra o racionalismo e o determinismo das ideias promovendo a consciência ecológica e mantendo sempre a crença na anarquia da imaginação. Hundertwasser é naturalmente verde e transformava cimento em algo orgânico. Em seus projetos o verde estava sempre presente, seja em árvores saindo pela janela de apartamentos, seja na grama cobrindo os telhados das casas. Não havia fronteiras para comungar natureza e lar.


O artista também se engajou em uma campanha para um transporte bom e barato que pode ser utilizado por todos indistintamente.  Hundertwasser criou o cartaz “Use Public Transport - Save the City”(Utilize o Transporte Público- Salve a Cidade) do 48º Congresso da UITP (Union Internacionale dês Transports Public) no ano de 1989 em Budapeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário