quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DE LA VILLE AUTOMOBILE A LA VILLE A VIVRE

Acontecerá no dia 17 novembro em Bordeaux um encontro "De lavilleautomobile à laville a vivre”,  organizado pela Rue de l’Avenir, em parceria com a Federationdes Usagers de la Bicyclette (FUB), do Pôle Urbain des mobilités alternatives de Bordeaux (PUMA) e doDroits du Piéton em Gironde.

Quatro questões essenciais pautarão o encontro.


1.      ESPRAIAMENTO URBANO E DESLOCAMENTOS MOTORIZADOS
A partir da análise das relações entre formas urbanas e mobilidade quotidiana é possível prever um modelo de urbanismo para os modos ativos (saudáveis, não-motorizados)? Que direção e que escolha em particular no que concerne à densidade urbana para que se possa sair da espiral espraiamento urbano/uso crescente do automóvel? Que orientações devem ser adotadas ou que já se encontram em curso de discussão nos diferentes documentos destinados a preparar o futuro PADD, SCOT, PDU, PLU?

2.      RECONQUISTA DO ESPAÇO PÚBLICO
Tendo em vista o papel regulador do tempo e do espaço no uso do automóvel, o estacionamento é um elemento determinante da qualidade da vida urbana. Ocupa áreas consideráveis no espaço público, que é um bem comum, cujas diferentes funções ficam, assim, reduzidas. Estas áreassão quase sempre excessivas para o estacionamento autorizado e é agravado, em muitas cidades, pela tolerância excessiva, que beneficia o estacionamento ilícito. Sua utilização assinala para uma privatização do espaço público, cujo custo é, ou subestimado (automóvel) ou negligenciado (motos).
Que novo enfoque, considerada a questão do espaço público, suas prioridades de uso e seu potencial de vitalidade para a vida urbana, pode ser impulsionado? Pode-se, com este enfoque, impulsionar uma nova lógica de urbanização do espaço público?

3.      UMA CIDADE ONDE A VELOCIDADE SEJA HIERARQUIZADA
O conceito de zona 30, tem origem na “rua de se viver” (larue a vivre) dos Países Baixos e permite,a partir de um decreto de novembro de 1990, que, em uma rua ou em um bairro, estabelecer um melhor equilíbrio entre oconjunto das funções urbanas e a circulação dos automóveis, oferecer melhores condições às modos ativos (bicicletas, a pé) e melhorar a qualidade do espaço urbano. OCódigo das Ruas (Code de laRue) e o decreto de 30 de julho de 2008, instauram o princípio essencial do respeito ao mais fraco pelo mais forte, a criação da zona de encontro (?) (rencontre) e de dois sentidos de circulação nas zonas 30 e de encontro (?).
Assim, é recomendável proceder-se à uma avaliação dos resultados da aplicação da política das zonas 30 nas cidades, a partir da experiência do 30/50 e das iniciativas inovadoras implantadas na Suíça e, também, das primeiras experiências de circulação dos ciclistas nas cidades-30 em diferentes países.

1.      UMA CIDADE ONDE SE CAMINHA
A marcha a pé, por ser a mais importante das eco-mobilidades, e que, pela redução do número e da velocidade dos veículos motorizados, tornou-se, pela comodidade e segurança alcançadas, configura-se como um elemento importante a uma política alternativa à dependência automotiva. A marcha a pé envolve a todos: é a unidade-base dos deslocamentos. Como considerar a marcha a pé, além da valorização dos seus elementos positivos e de sua pertinência nos deslocamentos de pequena distancia, no quadro da acessibilidade urbana ou no âmbito mais abrangente da organização dos deslocamentos na escala da região metropolitana?

PROGRAMA

(Segue a lista dos temas e palestrantes do Programa)
ABERTURA
·         “La ville tout simplement” –Gilbert LIEUTIER – Presidente da Rue de l’Avenir;
ESPRAIAMENTO URBANO E DESLOCAMENTOS MOTORIZADOS
·         “Les formes urbainesetlamobilitéquotidienne. Vers um urbanisme de modesdoux”-Fuillaume POUYANNE GRETHA – Université de Bordeaux
·         “Mauvaiseetbonnedensité” – Hubert PEIGNE
PELA RECONQUISTA DO ESPAÇO PUBLICO
·         “De nouvelles logiques d’aménagementpourl’espacepublic” – Gilles BLANCHARD CETE
·         “Lesréponsesencours ou à l’étudeausein de la CUB”
·         “Espace publicetstationnement” – Anne FAURE – UrbanisteRue de l’Avenir
·         “Le stationnement (auto), entre discoursetréalité” – Gilbert LIEUTIER
UMA CIDADE ONDE A VELOCIDADE SEJA HIERARQUIZADA
·         “L’expérienceduprogramme 30/50 km/h et desiniciativesinnovantes em Suisse” – Alan ROULIER – Vice PrésidentRue de l’Avenir
·         Mesa redonda: “Le point surlesvilles 30 et l’usageduvélo”
MARCHA A PÉ, ACESSIBILIDADE E METRÓPOLE
·         “Lesenseignementsdes enquetes déplacements (Zoom sur Bordeaux etla marche” – Cristian FRANÇOISE CETE
·         “Marche etMetropole” – Ole THORSON – InternationalFederationofPedestriansavec um témoignagesurBarcelone
·         “Reglesetlois à fairerespecter” – Gilbert LIEUTIER
·         “Lesdiagnosticspartagés: laruecitoyenne ou laplace em villedespiétons et despersonnes à mobilitéréduite”. 
        – René VERNAY – Droitsdupiéton de Gironde

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

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