terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dirigente da MDT participará do Congresso sobre Transporte e Trânsito no Rio de Janeiro


O evento discutirá soluções para a mobilidade urbana em todo o país




Tendo a Mobilidade Urbana como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável do país, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) promoverá, entre os dias 19 e 21 de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, o 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. Durante esses três dias, o coordenador do MDT, Nazareno Affonso participará do evento e das discussões que ocorrem no país voltadas para o a inclusão e o desenvolvimento social, econômico e ambiental do setor. Dentre esses assuntos destacam-se a política nacional de mobilidade versus desenvolvimento econômico;mobilidade urbana e a acidentalidade; mobilidade urbana e aquecimento global; mobilidade urbana e matriz energética; redução de tarifas e de custos do transporte público para a inclusão social.

Durante 18º Congresso, visitantes de outros países, prefeitos, secretários de Estado, autoridades federais e parlamentares, acadêmicos e interessados no setor também estarão presentes e mostrarão suas experiências. Nazareno Affonso, explica que o evento é uma boa oportunidade de conhecimento, pois dentre os conferencistas estão Luzanda Makidizela, diretora do Departamento Nacional de Transporte da África do Sul e responsável pela Mobilidade da Copa 2010; Carlos Henrique Ribeiro Carvalho, Pesquisador – IPEA; Jose Carlos Martinelli, da Prodata Mobility; Ailton Brasiliense Pires, Presidente – ANTP, entre outros.



“É muito importante que seja discutido a prioridade que é dada hoje ao transporte individual. Precisamos reverter este quadro e priorizar o transporte coletivo e os meios não motorizados de se transportar . Ainda na programação do Congresso, também constam visitas técnicas, inclusive ao canteiro de obras de um sistema BRT.“ No decorrer de todo o evento serão realizadas visitas técnicas a setores do Sistema de transportes no Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no Centro de Convenções SulAmérica, localizado na avenida Paulo de Frontin, 1,Cidade Nova, e também contará com a realização de sessões especiais, técnicas e temáticas. A Sessão de Abertura do Congresso contará com a presença de diversas autoridades e será animada pela Orquestra Villa Lobinhos que executará o Hino Nacional e um repertório de musicas com temática do transporte público e trânsito. Participarão da abertura do evento Mario Silvio Mendes Negromonte - Ministro das Cidades; Julio Luiz Baptista Lopes - Secretario de Estado de Transporte do Rio de Janeiro – SETRANS; José Ademar Gondim Vasconcellos, diretor Presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza;* *Joubert Flores - Diretor de Relações Institucionais e RH - Metrô Rio / Vice Presidente da DAL - Divisão América Latina – UITP, dentre outros.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT










Nenhum comentário:

Postar um comentário