segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Propostas dos candidatos à presidência para mobilidade



O MDT avalia que a falta de planejamento urbano adequado, o crescimento populacional, o elevado número de carros nas cidades, a necessidade de melhoria no transporte público e o surgimento de centros comerciais nas grandes metrópoles são alguns dos principais desafios para garantir a mobilidade do cidadão brasileiro.
Por conta das próximas eleições presidenciais vamos analisar as propostas dos 3 principais candidatos ao cargo de Presidente da República no que toca as questões de mobilidade.
Fotos dos candidatos Presidência

Todas as informações foram retiradas dos sites dos candidatos e do programa de governo que foi entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os documentos utilizados (os mesmos apresentados ao TSE) estão disponíveis para download no final desta matéria.
Vamos mostrar as propostas egundo as pesquisas de intenção de voto: Dilma Rousseff, José Serra e Marina Silva.
 
Depois de ler as propostas e analisar os documentos, responda a enquete ao final da matéria: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?

Dilma Rousseff

Dilma

(PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PC do B, PRP, PTN, PSC e PTC)
A proposta da candidata aposta na elevação da taxa de crescimento econômico do país, e assim afirma que isso exigirá a conclusão das obras do PAC. Na seção de seu plano de governo destinada a “Infra-estrutura para impulsionar o desenvolvimento agrícola, industrial e comercial do país”, os pontos importantes para a logística são:
Dilma

Propostas de Dilma:
. continuidade da reconstrução e ampliação da rede ferroviária, rodoviária, aeroportuária e da navegação costeira, melhorando as condições de vida da população e agilizando a circulação da produção;
.  ampliação das redes de silos e armazéns, que garanta a segurança alimentar da população e favoreça as exportações;
.  ampliação de portos e aeroportos, para atender às exportações e, sobretudo, aos desafios da realização da Copa do Mundo de Futebol e dos jogos Olímpicos e do crescimento exponencial do turismo nacional e internacional.
Dilma

Há ainda uma seção destinada à “Melhor condição de vida nas cidades brasileiras”, onde destaco os seguintes itens:
a) fortalecimento e democratização da mobilidade urbana, por meio da ampliação de linhas de metrô, VLT e corredores de ônibus;
b) continuidade da melhoria e ampliação das redes ferroviárias;
g) incentivo à constituição de consórcios intermunicipais, especialmente para sistemas regionais de saneamento, segurança, saúde, transporte e desenvolvimento econômico;

José Serra

(PSDB, DEM, PTB, PPS, PMN e PT do B)
No documento do candidato José Serra há um discurso que ele fez, que resume as idéias e propostas do candidato. Reproduzo abaixo o trecho que resume as intenções e as idéias dele para nossa área.
José Serra candidato a presidência do Brasil
Serra
Lembro que os investimentos governamentais no Brasil, como proporção do PIB, ainda são dos mais baixos do mundo em desenvolvimento. Isso compromete ou encarece a produção, as exportações e o comércio. Há uma quase unanimidade a respeito das carências da infra-estrutura brasileira: no geral, as estradas não estão boas, faltam armazéns, os aeroportos vivem à beira do caos, os portos, por onde passam nossas exportações e importações, há muito deixaram de atender as necessidades. Tem gente que vê essas carências apenas como um desconforto, um incômodo. Mas essa é uma visão errada. O PIB brasileiro poderia crescer bem mais se a infra-estrutura fosse adequada, se funcionasse de acordo com o tamanho do nosso país, da população e da economia.
Serra
Um exemplo simples: hoje, custa mais caro transportar uma tonelada de soja do Mato Grosso ao porto de Paranaguá do que levar a mesma soja do porto brasileiro até a China. Um absurdo. A conseqüência é menos dinheiro no bolso do produtor, menos investimento e menos riqueza no interior do Brasil. E sobretudo menos empregos.
Serra
Na economia, meu compromisso é fazer o Brasil crescer mais e mais rapidamente. Vamos abrir um grande canteiro de obras pelo Brasil inteiro, como fizemos em São Paulo. Estradas, portos, aeroportos, trens urbanos, metrôs, as mais variadas carências na infra-estrutura serão enfrentadas sem os empecilhos das ideologias que nos impedem de dotar o Brasil das do capital social básico necessário. É a falta de infra-estrutura que cria gargalos para o crescimento futuro e ameaça acelerar a inflação no presente.

Marina Silva (PV)

Marina
As propostas da candidata Marina Silva começam por “Reduzir o endividamento do setor público”:
a. Embora cerca de 39% do PIB transite pelo nosso setor público (36% PIB de carga tributária mais 3% PIB do déficit -nominal), a capacidade de investimento em capital fixo do Estado brasileiro não alcança 2% do PIB.
E seguem propondo “Infraestrutura para economia sustentável”:
Marina Silva candidata a presidência do Brasil
Marina

A infraestrutura é base fundamental para sustentação do crescimento e desenvolvimento econômico. A forma como é planejada “e constituída tem enorme impacto na distribuição geográfica do desenvolvimento, na “qualidade” de vida da população e nos impactos ambientais. Na transição para uma economia de baixo carbono o planejamento da infraestrutura deve ter foco em uma infraestrutura que seja eficiente e sustentável no uso dos recursos naturais.
No sistema de transporte a ênfase deve ser dada às ferrovias, às hidrovias e aos sistemas híbridos combinando biocombustíveis e eletricidade.

Marina
Você pode fazer o download dos documentos utilizados para pesquisa neste post:
Programa de governo de Dilma Rousseff
Programa de governo de José Serra
Programa de governo de Marina Silva

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

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