O MDT é uma articulação de organizações não governamentais, entidades representativas de trabalhadores, empresas operadoras e fabricantes de equipamentos para o transporte público, associações de profissionais liberais, universidades, movimentos populares e governos
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Pedestres na agenda da mobilidade: ANTP promove Seminário Internacional Cidades a Pé e disponibiliza caderno técnico e documentário em vídeo
Está disponível para livre consulta o décimo sexto volume da série Cadernos Técnicos da Associação Nacional de Transporte Públicos (ANTP) que tem como tema Cidades a Pé. A publicação reúne a contribuição de especialistas brasileiros e de outros países que participaram do seminário homônimo realizado na cidade de São Paulo em novembro de 2015. O encontro internacional que possibilitou a edição da publicação foi realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP,) com promoção e patrocínio oferecido por The World Bank Group/Global Environment Facility (GEF), secretaria executiva exercida pela Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP. A execução do projeto esteve a cargo da Conexão Cultural. Em dezembro, foi lançado um documentário em vídeo sobre o encontro, produzido pelo Canal Mova-se, disponível na Internet via YouTube. É possível consultar livremente o décimo sexto volume da série Cadernos Técnicos da Associação Nacional de Transporte Públicos (ANTP) que tem como tema Cidades a Pé. A publicação reúne a contribuição de especialistas brasileiros e de outros países que participaram do seminário homônimo realizado na cidade de São Paulo na terceira semana de novembro de 2015.
O encontro internacional que possibilitou a edição da publicação foi realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP,) com promoção e patrocínio oferecido por The World Bank Group/Global Environment Facility (GEF), secretaria executiva exercida pela Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP (com a participação de Maria Ermelina Brosch Malatesta, presidente da Comissão; Leticia Leda Sabino e Silvia Stuchi Cruz, secretárias, Irene Quintáns Pintos) A execução do projeto esteve a cargo da Conexão Cultural.
Houve apoio das seguintes organizações: Sampapé, Cidade Humana, Corrida Amiga, Red Ocara, Pé de Igualdade, Cidade Ativa, WRI Brasil e Cidades a Pé.
CAPÍTULOS
A publicação, com 96 páginas, tem textos introdutórios assinados por Luiz Carlos Mantovani Néspoli, superintendente da ANTP, e pela Comissão de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, e está estruturada em três capítulos.
O primeiro capítulo é denominado Políticas públicas: desenho e segurança, e inclui os textos: Por mobilidade urbana sustentável e segura, assinado por Pere Navarro Olivella; Introdução de Helsinque para pedestres - de autoria de Reetta Putkonen; Como pensar na segurança do pedestre, de Alfonso Sanz Alduán; A trajetória de uma política de mobilidade a pé?, assinado coletivamente pela Comissão Técnica de Mobilidade a Pé e Acessibilidade da ANTP, e O pedestre e a cidade, de autoria de Tadeu Leite Duarte.
Intitulado Desenho urbano: cidades a pé, o segundo capítulo reúne os seguintes textos: Características da mobilidade a pé - assinado por Maria Ermelina Brosch Malatesta; Shaping the sidewalk experience: o processo de elaboração de um manual sobre calçadas, assinado por Cidade Ativa; Programa Calçada segura de São José dos Campos, de autoria de Rony William Pereira.
O terceiro capítulo, intitulado Experimentando a Cidade, reúne as seguintes contribuições: Viva a revolução dos pedestres!, assinado por Peatónito; Cidades ativas: a corrida como meio de locomoção - de autoria das organizações Cidade Ativa e Corrida Amiga; A importância do caminhar nos espaços urbanos para a educação, saúde e desenvolvimento da criança, assinado por Irene Quintáns.
DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO
A ANTP (www.antp.org.br) havia anunciado que ainda em 2015 estariam disponíveis outros materiais de informação produzidos durante o seminário. No mês de dezembro foi publicado um documentário em vídeo sobre o encontro, com pouco menos de 49 minutos de duração, produzido pelo Canal Mova-se, que pode ser visto por meio de link ao final desta notícia. Informativo MDT
Nenhum comentário:
Postar um comentário