terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

MDT participou de mais de uma dezena de encontros e debates sobre temas referentes às suas bandeiras



O coordenador nacional do MDT tem como uma de suas tarefas mais significativas a participação de seminários, conferências, congressos e debates, difundindo as bandeiras defendidas pelo MDT. Durante o ano de 2014, Nazareno Affonso cumpriu mais de uma dezena de compromissos promovidos por diversas entidades e organizações em diferentes pontos do País. Em 8 de fevereiro, ele proferiu na Câmara Municipal da cidade paulista de Bauru uma palestra focalizando os principais aspectos da crise da mobilidade urbana no País.

Fórum Urbano Mundial.


Na qualidade de representante do Conselho Nacional das Cidades, o coordenador nacional do MDT participou no período de 5 a 13 de abril de 2014, em Medelin, Colômbia, do Fórum Urbano Mundial. Criado em 2002 para analisar as questões mais urgentes na área dos assentamentos humanos, incluindo a rápida urbanização e seu impacto nas cidades, comunidades, economias, mudanças climáticas e políticas, o Fórum Urbano Mundial é a principal conferência das ONU sobre as cidades e o desenvolvimento urbano sustentável. Nesse evento, o coordenador do MDT pôde acompanhar uma das principais experiências de integração de políticas urbanas de Medelin, representada pela implantação de teleféricos que ligam os morros da cidade, onde está parte da população mais pobre, ao sistemas de transporte público, promovendo cidadania e qualidade dos espaços públicos de mobilidade. O encontro internacional também teve a participação de Juarez Bispo Mateus, membro do Conselho Nacional das Cidades e integrante do Secretado do MDT, representando a CNTT-CUT.

Jubileu da Frente Nacional de Prefeitos e dez anos de Bilhete Único.


Nos dias 19 e 20 de maio, em São Paulo, Nazareno e o secretário-executivo Raphael Dorneles representaram o MDT na65ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que marcou as comemorações dos 25 anos da entidade. A manhã do primeiro dia foi reservada ao debate de duas questões que dizem respeito à mobilidade urbana: modelos de financiamento das tarifas e os desafios e perspectivas dos corredores e faixas exclusivas de ônibus. O programa do encontro incluiu também sessão de comemoração dos dez anos do Bilhete Único em São Paulo e o lançamento do 20º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito, organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), entidade integrante do Secretariado do MDT.

Crise em foco.


No auditório da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa), em Campina Grande-PB, Nazareno Affonso participou, na manhã de 6 de junho, do Seminário Cidade Expressa, promovido pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Campina Grande, e que teve como foco as alternativas para a crise de mobilidade urbana que afeta não apenas os grandes centros como também as cidades de médio porte. Na parte da tarde, houve palestras do consultor Carlos Batinga; de Arthur Oliveira, coordenador do Núcleo Tecnológico da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU), entidade integrante do Secretariado do MDT, e da engenheira civil Valéria Barros.

Questões estratégicas.


Em 24 de junho, consultores do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), da Câmara Federal, receberam Nazareno Affonso, em reunião programada como parte do desenvolvimento de um estudo intitulado Mobilidade Urbana.

Mobilidade e desenvolvimento.


Em 10 de junho, Nazareno Affonso e o sociólogo e engenheiro Eduardo Alcântara de Vasconcellos – ambos, representando a ANTP – participaram na cidade paulista de Campinas das atividades do Módulo 2 – Mobilidade e Desenvolvimento, do Foro de Discussão de Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Brasileiro, iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Instituto de Economia da Unicamp com o objetivo de promover um debate em profundidade de diferentes aspectos da vida brasileira, entre as quais a questão da mobilidade urbana, de modo a identificar como poderão contribuir com o desenvolvimento do País. As sessões dos módulos do Foro de Discussão foram gravadas e editadas; a sessão com o representantes do MDT pode ser pode ser vista por meio de link ao final desta matéria.

INÍCIO DO SEGUNDO SEMESTRE

O tema da Paz no Trânsito.


Em Porto Alegre, no dia 16 de julho, Nazareno Affonso proferiu a palestra final do VII Fórum Estadual, promovido pelo Instituto Zero Acidente e que teve como tema geral O trânsito no terceiro milênio. O encontro estava inserido na programação da 16ª Transposul – Feira e Congresso de Transporte e Logística. Ao focalizar o tema proposto – Sociedade e Trânsito –, o coordenador do MDT apresentou dados de diferentes fontes que atestam o crescimento do número de vítimas do trânsito no Brasil e defendeu a adoção de políticas públicas com participação da sociedade para fazer cair o número de ocorrências fatais no trânsito.

Mobilidade Urbana Sustentável.


Em 13 de agosto, na Câmara dos Vereadores de Itajaí, Santa Catarina, o coordenador do MDT fez uma conferência sobre o tema Meios de Transporte Coletivo, um dos grupos temáticos do Fórum da Mobilidade Urbana Sustentável, organizado pela própria Câmara de Vereadores e pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

‘MARATONA’ DE SETEMBRO

Jaime Lerner e Nazareno Affonso.


No dia 8 de setembro, no Auditório do Museu da República, no Rio de Janeiro, os arquitetos e urbanistas Jaime Lerner e Nazareno Affonso discutiram o temaMobilidade Sustentável, durante a sessão inaugural do ciclo Seminários Internacionais de Economia Verde e Criativa, parte do evento GreenNation Fest, realizado pela organização GreenNation, com apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, e do SEBRAE.

Engenheiros e arquitetos da Caixa.


Em 11 de setembro de 2014, a convite da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (ANEAC), Nazareno Affonso, foi palestrante no VI Encontro Técnico promovido por aquela Entidade, evento realizado no Mercure Aracaju Del Mar Hotel, na capital sergipana. Ele fez uma exposição no Painel 7 – Desafios e Soluções para a Mobilidade Urbana, abordando diferentes aspectos do tema proposto.

Fórum Goiano de Mobilidade.


Nazareno Affonso participou do I Fórum Goiano de Mobilidade Urbana – O que eu tenho a ver com isso? realizado na Câmara Municipal de Goiânia. O evento foi uma iniciativa da Universidade Estadual de Goiás, por meio do Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV). Em sua explanação, Nazareno afirmou estar otimista sobre a mudança do modelo de mobilidade no País: “A universalização da propriedade e do uso do automóvel tem sido o aspecto central da política de mobilidade de adotada pelo Estado brasileiro desde a década de 1950. Em razão disso, colhemos como resultado a degradação da qualidade do transporte público e da mobilidade do pedestre”, disse.

Rodas da Paz.


Igualmente em setembro, em Brasília, Nazareno Affonso e outro membro do secretariado do MDT, Renato Boareto ,ajudaram a ONG Rodas da Paz a preparar uma carta de compromissos referente à gestão da mobilidade urbana, visando ao próximo período de governo do Distrito Federal.

FINAL DO ANO

Direito à cidade.


No período de 12 a 14 de novembro de 2014, em São Paulo, Nazareno representou o MDT e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) no Encontro Internacional sobre Direito à Cidade, iniciativa que se integra ao objetivo fomentar um debate global sobre as ferramentas e estratégias de implementação do direito à cidade. O encontro teve 40 participantes brasileiros e 80 participantes de outros países e contribuiu para a construção de uma Plataforma Global de Direito à Cidade, compreendendo princípios, temática, compromissos, metas e indicadores. Na ocasião, foram aceitas e incluídas as propostas encaminhadas pelo coordenador do MDT de adoção de políticas reguladoras do uso dos automóveis e medidas de redução drástica da violência no transito, seguindo a meta da Década de Segurança Viária – 2011/2020, convocada pela ONU, que busca reduzir pela metade do número de mortos e de feridos no transito. A Plataforma será apresentada durante os debates da Agenda Pós 2015, na Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat III), em 2016, e para os organismos do sistema global e regional de proteção dos Direitos Humanos.

Brasil sustentável.


No dia 19 de novembro de 2014, na cidade de São Paulo, Nazareno Affonso participou do seminário Transportes: dimensão chave para um Brasil sustentável, iniciativa da Fundação Perseu Abramo, Fundação Friedrich Ebert e do portal esquerdista Carta Maior.

PRESENÇA DO COORDENADOR EM ATIVIDADES GOVERNAMENTAIS

O coordenador do MDT participou também de atividades convocadas ou coordenadas pelo governo federal. Em 17 de março de 2014, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, Nazareno Affonso esteve presente na solenidade em que a presidente da República, Dilma Rousseff, deu posse, entre outros ministros, ao então ministro das Cidades, Gilberto Occhi, que substituía ex-ministro Aguinaldo Ribeiro. Em 18 de março, no Ministério das Cidades, Nazareno participou do ato de transmissão de cargo.

Igualmente no Palácio do Planalto, em intervenção durante o Colóquio nº 1, da Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, sobre o tema Desafios e Prioridades na Execução das Políticas de Mobilidade Urbana realizado em 11 de agosto, o coordenador nacional do MDT apontou dificuldades do governo federal não propriamente em estimular propostas, mas em efetivar políticas públicas de mobilidade urbana baseadas nessas propostas.

Tendo como representante o coordenador nacional, o MDT participou no Palácio do Itamaraty, em Brasília, dos debates da 8ª Reunião da Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil União Europeia. No início da tarde do segundo dia dos trabalhos, Nazareno Affonso atuou no Painel 3 – Mobilidade Urbana como objetivo de desenvolvimento sustentável, ocasião em que fez uma analise sobre os rumos da mobilidade no País; ele defendeu propostas que terminaram incluídas na pauta sobre mobilidade urbana da declaração conjunta emitida ao final do encontro internacional pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e o Comitê Econômico e Social Europeu (CESE).