sexta-feira, 8 de julho de 2011

Na próxima semana, Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito discutirá plano para reduzir número de vítimas do trânsito

Semanal ANTP
O presidente Ailton Brasiliense Pires e o responsável pelo Escritório de Brasilia e Coordenador do MDT, Nazareno Affonso, representarão a ANTP na 10ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, convocada para os dia 12 e 13 de julho de 2011, em Brasilia.

O foco principal do encontro será a análise e seleção das proposta e sugestões recebidas de instituições e pessoas físicas para o Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a Década 2011/2020, elaborado pelo Comitê e posteriormente colocado na internet para consulta pública.

Representantes do Fórum Nacional.

Participarão também do encontro, representando o Fórum Nacional de Secretários(as) e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, o presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) e presidente do Fórum Paulista de Secretários, Rogério Crantschaninov, e a especialista da Companhia de Engenharia de Tráfego de São paulo (CET-SP), Dulce Lutfalla.

DOCUMENTO DA ANTP E ENTIDADES

Depois do lançamento, em 11 de maio de 2011, da Década Mundial de Segurança Viária - 2011/2020, convocada pela ONU e à qual o Brasil aderiu, a ANTP e organizações do setor continuam divulgando o documento com propostas para que o País enfrente, de forma efetiva e imediata, a grave realidade das ocorrências de trânsito.

Propostas.

O documento apresenta 44 propostas concretas de ação imediata – com objetivos, forma de implementação, metas físicas, cronograma de execução e parcerias recomendadas –, referentes a seis objetivos estratégicos, que cobrem todos os aspectos envolvidos na questão do trânsito: gestão do sistema de trânsito, fiscalização, educação, saúde, segurança viária e segurança veicular.

Números no País são graves.

No Brasil, estima-se, o trânsito mata cerca de 37 mil pessoas por ano, ferindo e incapacitando em torno de outras 400 mil, com custos superiores a R$ 30 bilhões anuais para os cofres públicos, as empresas e as famílias, sem contar todo o luto e o sofrimento.

Hotsite.

Desde 25 de maio de 2011 está disponível no Portal da ANTP o Hotsite ANTP sobre a Década Mundial de Segurança Viária - 2011/2020 com os documentos produzidos pela ANTP e entidades párceiras, documentos e relatórios oficiais brasileiros e internacionais, e notícias (escritas, em áudio e vídeo) sobre ações oficiais ou da sociedade voltadas para a redução do número de mortos e ferido no trânsito desenvolvidas em diferentes pontos do País.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT
arte: Nazareno Affonso

Mauá mostra horários de ônibus em tempo real

Sistema de GPS (Global Positioning System) colocado nos ônibus de MauáSP permite que passageiros tenham acesso em tempo real à localização dos veículos e ao tempo estimado de chegada ao ponto de parada. Para acessar o serviço, os internautas devem utilizar computador ou celular com acesso à internet. Cada uma das empresas - Leblon e Cidade de Mauá - será responsável pelas informações das próprias linhas.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Renato Moreira dos Santos, afirmou que a Prefeitura pretende implementar painéis eletrônicos nos pontos de parada para facilitar a divulgação das informações das viagens em tempo real. "A parcela da população que tem acesso rápido à internet é pequena, então buscamos outras alternativas. Já estamos fazendo um levantamento para ver quais locais seriam propícios para a colocação desses painéis", explicou o secretário.

Segundo o titular da Pasta, os equipamentos serão colocados apenas em locais com grande demanda de passageiros.
Na opinião de Moreira dos Santos, a ferramenta auxiliará o trabalho de fiscalização das linhas, já que a Prefeitura terá acesso a informações sobre atrasos e velocidade média dos coletivos. "Isso também vai nos fornecer subsídios para eventuais mudanças nas linhas", acrescentou.

FUNCIONAMENTO
O sistema utilizado pela viação Cidade de Mauá, operadora do lote 1, é mais simples de ser compreendido e, portanto, mais eficaz.O sistema da Leblon é mais sofisticado, baseado no Google Maps. Por conter imagens, a página demora mais para carregar e ser atualizada, o que atrasa a informação ao usuário. 


COMO ACESSAR
O internauta que quiser acompanhar o trajeto das linhas municipais em tempo real deve acessar o site www.maua.sp.gov.br/onibus, selecionar o lote desejado e, em seguida buscar o itinerário a ser utilizado.

Cristina Baddini Lucas - Assessora deo MDT