quinta-feira, 5 de abril de 2012

Investimento em mobilidade urbana melhora qualidade de vida nas cidades

Os investimentos em mobilidade urbana melhoram a qualidade de vida nas cidades. Para isso, é importante a implementação da Lei de Mobilidade Urbana (N° 12.587), sancionada em 3 de janeiro de 2012. O tema foi abordado na mesa Mobilidade Urbana para Todos e Qualidade do Ar, realizada nesta quinta-feira (29), em Brasília (DF), como parte do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Os participantes do debate, moderado pelo prefeito de Aracaju (SE) e secretário geral da FNP, Edvaldo Nogueira, também defenderam investimentos em ciclovias e veículos leves sobre trilhos (VLTs).

A Lei de Mobilidade Urbana prevê a integração entre os diferentes modos de transporte para melhorar a acessibilidade e a mobilidade das pessoas no território do município. Um dos objetivos é reduzir o custo do transporte público. O representante da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Nazzareno Affonso, destacou que essa uma medida necessária para para ampliar a utilização pelos moradores dos municípios do transporte coletivo. E citou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 310, em tramitação no Congresso Nacional, como um caminho para alcançar esse objetivo. “A diminuição nos valores das tarifas colabora com o aumento de adeptos ao transporte coletivo, e é isso que pretendemos com o Projeto de Lei.”

Gerente de projetos da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Ricardo Caiado lembrou que, de todos os meios de transporte, o automóvel é o responsável pela maior quantidade de emissão de poluentes no ar. “O Brasil gasta cerca de R$ 25 bilhões por ano com acidentes de trânsito, dinheiro que poderia ser destinado para a melhoria do transporte coletivo”, completou.

Também participaram do debate os deputados federais Alessandro Molon (RJ) e Domingues Neto (CE) e Renato Boareto,representante do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).
FNP