sexta-feira, 8 de julho de 2016

Marcopolo e Neobus são multadas pelo Cade

anapolis-marcopolotorino_consorciourban1
RENATO LOBO
As empresas Marcopolo e Neobus foram multadas pela superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em R$ 250 mil, por suspeita de envio de informações falsas ao órgão antitruste. De acordo com o órgão, ambas apresentaram dados enganosos na fase de pré-notificação do ato de concentração pelo qual a Marcopolo assume o controle da Neobus.
As montadoras comunicavam que “a operação resultaria em patamares de concentração inferiores ou próximos a 20% em diversos mercados”. Os dados segregavam a participação da Marcopolo e da Ciferal, “expressamente apresentada como uma importante rival” do grupo Marcopolo.
No entanto, a documentação do Cade aponta que as empresas deixaram de mencionar que a Ciferal é detida pela Marcopolo desde 2001. “Não existe qualquer dúvida razoável de que a empresa faz parte do Grupo Marcopolo, e, portanto, não pode ser considerada um ‘concorrente’ da Marcopolo nesse mercado”, afirmou o órgão antitruste.
Ao indicar que a Ciferal seria concorrente da Marcopolo, as empresas “não só diluíram de forma artificial a participação de mercado resultante da operação como apresentaram uma tese falsa para aprovação da operação, pela existência de uma suposta rivalidade no mercado”.
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano
Blog Ponto de Ônibus