terça-feira, 15 de março de 2011

Em 22 de março haverá um simpósio sobre trólebus no Instituto de Engenharia, em São Paulo

INSTITUTO DE ENGENHARIA

O Instituto de Engenharia de São Paulo promoverá em 22 de março de 2011, das 9h às 12h30, em sua sede (Avendia Dr. Dante Pazzanese, 120, São Paulo-SP) o simpósio intitulado Trólebus.  
Abertura. 
A solenidade de instalação dos trabalhos terá a participação de Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto de Engenharia; Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, e Marcelo Cardinale Branco, secretário Municipal de Transportes.  
Palestra de Adriano Branco. 
A palestra que abrirá a parte técnica do encontro, com o título Histórico do Transporte Público em São Paulo – O Papel do Trólebus, estará a cargo do consultor Adriano Murgel Branco.  
Três painéis. 
Em seguida, haverá três painéis: 1) Veículos – com base na palestra Comparativa entre modais trólebus x VLT x monotrilho: experiência nacional da indústria de veículos, a cargo do consultor Antonio Vicente Silva; 2) Projetos e Obras, incluindo a palestra Projeto, gerenciamento e execução da obra de eletrificação do Corredor de Ônibus ABD – Trecho Terminal Piraporinha-Terminal Jabaquara, a cargo de Roberto Bartolomeu Berkes, do Instituto de Engenharia; 3) Manutenção e Operação, com a palestra Experiência nos serviços de manutenção e operação de sistema trólebus, a ser desenvolvida por Idário Branco, da São Paulo Transporte S/A (SPTrans).  
Fechamento dos trabalhos. 
A sessão de conclusão e de encerramento terá coordenação de Miracyr Assis Marcato, diretor do Departa mento de Energia e Telecomunicações do Instituto de Engenharia, com participação dos responáveis pelas palestras.
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT