segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Seminário Internacional sobre Desestímulo ao Uso do Automóvel



O Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) convida V. Sª a participar do Seminário Internacional sobre Desestímulo ao Uso do Automóvel, no qual serão debatidos instrumentos, estratégias e casos internacionais com foco no processo de implantação e superação de barreiras locais.
Os exemplos internacionais apontam para a necessidade da construção de uma política de mobilidade que contemple a qualificação, o incentivo e priorização do transporte coletivo e não motorizado juntamente com medidas que desestimulem o uso frequente/cotidiano de meios de transporte individual motorizado. As ações de desestímulo ao uso do transporte individual têm cumprido um importante papel nas metas de mudança modal em diversas cidades do mundo, onde sua adoção ocorre já há algumas décadas.
Num momento no qual a política de mobilidade e a elaboração dos planos municipais de mobilidade urbana estão na pauta de governos, imprensa e sociedade civil, o Instituto de Energia e Meio Ambiente vê a oportunidade de trazer à luz as questões de desestímulo ao transporte individual motorizado como forma de enriquecer o debate público e fomentar a criação de políticas públicas mais efetivas e inclusivas.