terça-feira, 8 de março de 2016

MDT participou em São Paulo do Encontro Rumo à Conferência Habitat III, organizado pelo Ministério das Cidades


Nos dias 29 de fevereiro e 1º de março de 2016, o coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, participou em São Paulo do Encontro Rumo à Conferência Habitat III– evento organizado pelo Ministério das Cidades, preparatório da participação brasileira Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III) , que acontecerá em Quito, Equador, em outubro de 2016.
O encontro teve como objetivo compartilhar com representantes de organizações do setor um painel de temas sociais e urbanos que permita ampliar o debate nacional e internacional, de forma a subsidiar a posição brasileira nas proposições relacionadas com a Agenda Pós-2015 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) , especialmente o ODS 11 – Cidades Sustentáveis. Tais temas serão foco de grande parte dos debates que ocorrerão no Habitat-III.
De acordo ainda com o Ministério das Cidades, o propósito da iniciativa “é possibilitar que instituições parceiras, nacionais e internacionais com forte incidência no Brasil e em outros países latino-americanos possam reafirmar e compartilhar diretrizes e princípios de alinhamento com o tema do Direito à Cidade e à Equidade”.
Diferentes mesas debateram a mobilidade; em duas delas, esse tema foi o principal:Mobilidade Ativa: segurança de pedestres e ciclistas e Cidade Motorizada: desestimulo ao uso dos automóveis. A questão da mobilidade estave também presente em outras mesas, como, entre outras, as dedicadas aos temas Função social da cidade e equidade, Gestão metropolitana e governança urbana, e Governança democrática e participação social.
Acompanhamento e participação. O arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, que em 1996, na Turquia, participou da Conferência da ONU Habitat II, tem sido convidado a levar sua contribuição a debates preparatórios para a Habitat III. Ele participou do Seminário Nacional Habitat III – Participa Brasil, realizado na última semana de fevereiro de 2015, no Palácio do Planalto, em Brasília, e defendeu que o Ministério das Cidades seja capacitado a operar de fato a política urbana no País. Falou também sobre a gravidade do número de mortos e feridos no trânsito e sobre a necessidade do estabelecimento de uma agenda ambiental urbana. A sessão de que Nazareno participou foi coordenada pelo também arquiteto, urbanista e professor Nabil Bonduki, secretário de Cultura do município de São Paulo.
Esse mesmo encontro no Palácio do Planalto contou ainda com a participação de entidades integrantes do Secretariado do MDT: Fórum Nacional de Reforma Urbana (FNRU), Central de Movimentos Populares (CMP). Confederação Nacional de Moradores (CONAM).

boletim informativo 116 
movimentando - mdt
fevereiro 2016