terça-feira, 17 de agosto de 2010

Seminário que inicia hoje em Brasília apresenta sistema BRT como solução para mobilidade urbana

A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) apresentará hoje no 23º Seminário Nacional NTU, que tem como tema “Transporte de Qualidade para uma Vida Melhor”, soluções para a mobilidade urbana focadas no bem-estar e na qualidade de vida da população. Um exemplo é o BRT (Bus Rapid Transport), um sistema de transporte eficiente e confortável, com características de desempenho e comodidade equivalentes aos modernos transportes sobre trilhos.




Criado em Curitiba (PR), em 1974, o BRT é um sistema de transporte de ônibus, que circula em uma rede de canaletas exclusivas com atributos especiais, como múltiplas posições de paradas nas estações, embarque em nível, veículo articulado e com múltiplas portas, pagamento e controle fora do ônibus, bons espaços nas estações e sistema de informações aos usuários. O BRT requer tempo de implantação cerca de 2/3 menor em relação ao metrô e aproximadamente metade do necessário para o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou “bonde moderno”, o que o torna viável para a Copa de 2014. Esse sistema já opera em mais de 80 cidades em todos os continentes.



“Com a Copa de 2014, além de necessário, o sistema BRT torna-se urgente, pois será uma das soluções para a mobilidade urbana nas cidades-sede. O transporte público urbano deve trazer melhorias para a população, além de ser deixado de legado à população local. O BRT garante benefícios duradouros para o maior número de cidadãos que dependem do transporte coletivo no País”, diz Marcos Bicalho dos Santos, diretor superintendente da NTU. O sistema também proporciona como benefícios a redução do tempo de viagem e da espera nos pontos de parada; mais conforto e menos impacto ambiental, pois utiliza combustíveis alternativos, além de revitalizar o espaço público, entre outras vantagens.



Considerado o maior case mundial de sucesso de BRT, Bogotá, na Colômbia, teve a participação de diversos profissionais brasileiros em sua construção, além de ser operado com veículos produzidos no Brasil. Chamado de Transmilênio, o sistema engloba 84 quilômetros de corredores troncais e 420 quilômetros de linhas alimentadores. O sistema serve, diariamente, a 1,2 milhão de viagens.



O governo federal brasileiro anunciou que, na primeira fase, o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade da Copa de 2014 destinará mais de R$ 4,5 bilhões a 20 projetos de BRT em nove das 12 cidades-sede da Copa de 2014. O sistema possui vantagem com relação aos custos e ao tempo de implantação e chega como uma alternativa às grandes cidades, podendo coexistir com os demais tipos de modais, inclusive o metrô.

postado por: Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT