Há décadas as cidades entregaram
suas ruas aos automóveis.
Hoje sofrem com
o congestionamento crônico, fruto desse grande equívoco
no planejamento urbano. Agora as
cidades estão revendo esse modelo
e transferindo o protagonismo para o
transporte coletivo, já que uma faixa
dedicada ao ônibus pode transportar
até 10 vezes mais pessoas que uma
faixa utilizada pelo automóvel. Medidas
prioritárias aos ônibus aumentam
a produtividade do sistema, baixam
os custos operacionais, reduzem os
tempos de deslocamento e trazem
uma maior pontualidade, além de mitigar
as emissões de gases de efeito
estufa e diminuir a poluição local.
O BRTdata.org* revela essa nova tendência
ao mapear cerca de cinco mil
quilômetros de corredores prioritários
ao ônibus em 190 cidades do mundo.
A plataforma indica um aumento
exponencial a partir da virada do milênio,
quando Bogotá inaugurou uma
nova era dos BRTs, ao possibilitar a
operação de serviços convencionais
e expressos e reduzir pela metade o
tempo de viagem. A capital colombiana
investe em BRT desde 2000; hoje,
são 11 corredores que levam mais de
2,2 milhões de passageiros todos os
dias. O transporte de alta qualidade e
desempenho, que inclui sistemas BRT
(Bus Rapid Transit) e BHLS (Bus with
High Level of Service), como são chamados
na Europa, proporciona uma
alternativa rápida, segura, confiável e
acessível para a mobilidade urbana.
O Brasil é o país com a maior extensão
de corredores de ônibus.
São mais de 840 quilômetros, em
34 cidades, que atendem 12 milhões
de usuários por dia. A cidade
de Curitiba foi a pioneira no Brasil,
iniciou a implantação de corredores
de ônibus em 1974 e agora conta
com seis corredores BRT que totalizam
81,5 quilômetros. A inauguração
de sistemas BRT no Rio, Belo
Horizonte, Brasília e os mais de 200
projetos de sistemas prioritários ao
ônibus em andamento apontam para
uma novo momento do transporte
coletivo sobre pneus.
Na China, o crescimento na última
década foi o mais acelerado, o número
de corredores passou de dois para
33. Paris, Madri e Amsterdã estão
entre as 56 cidades da Europa com
sistemas prioritários ao ônibus. Desde
2005, a cidade do México vem
investindo em BRT; hoje, conta com
cinco corredores que somam 105
quilômetros e levam 900 mil passageiros
por dia. Mesmo nos Estados
Unidos, onde 95% do deslocamento
motorizado urbano é por automóvel,
a extensão de corredores ultrapassa
550 quilômetros.
Uma cidade com um sistema multimodal
de transporte urbano bem
concebido, implantado, operado
e controlado é capaz de diminuir
a dependência de seus habitantes
dos veículos motorizados privados.
O transporte coletivo sobre pneus,
frente à inerente flexibilidade e à
alta competitividade proporcionada
pelas faixas exclusivas, apresenta-se
como um componente essencial do
sistema de mobilidade. Importante
destacar que uma rede eficiente de
BRT, composta de vários corredores
em plena operação, enfrenta, durante
o processo de implantação, barreiras
impostas por inúmeros atores
e seus interesses conflitantes.
Notas *O BRTData.org é uma iniciativa do Centro de Excelência em BRT, que reúne a PUC Chile, MIT, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Sydney
Revista da NTU
Notas *O BRTData.org é uma iniciativa do Centro de Excelência em BRT, que reúne a PUC Chile, MIT, Universidade Técnica de Lisboa e Universidade de Sydney
Revista da NTU