quarta-feira, 16 de abril de 2014

Senge-BA, membro do secretariado do MDT, realiza com sucesso o II Coesenge, elegendo 35% de mulheres para compor a delegação que irá a Búzios em agosto

O Congresso Estadual de Engenheiros e Engenheiras aconteceu durante dos dias 11, 12 e 13 de abril e se encerrou com a eleição de delegadas e delegados para o encontro nacional, em agosto de 2014.

 
Durante três dias, profissionais e estudantes de engenharia tiveram a oportunidade de se reunir, assistir a palestras, discutir e eleger questões que serão levadas para o 10º Consenge - Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros, a ser realizado entre 27 e 30 de agosto, em Búzios – RJ. Ao final, foram escolhidos os representantes que levarão ao encontro nacional as propostas resultantes dos trabalhos.
O evento começou na noite do dia 11 de abril, com palestras do professor da UFBA e geógrafo Clímaco Dias e do também professor, autor e ex-deputado federal, Emiliano José. Ambos falaram sobre o papel da política sindical diante da conjuntura nacional e internacional. 
No dia seguinte, aconteceram palestras sobre Mobilidade Urbana e Ensino e Formação Profissional. Para falar sobre o primeiro tema, Horácio Brasil da SETPS e Paulo Silva, representante do MDT – Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos, substituindo Nazareno Affonso que não pôde comparecer. Ambos procuraram fazer um diagnóstico da atual situação do sistema de transporte público no Brasil, apontando a flagrante ineficiência desse serviço como causa dos transtornos no transito dos grandes centros urbanos.
O último dia do Coesenge foi dedicado aos Grupos de Trabalho (GTs), que discutiram os temas abordados durante o congresso, e à eleição dos delegados e delegadas que serão responsáveis por levar as sugestões feitas aqui para o 10º Consenge. As eleições foram realizadas de acordo com as diretrizes propostas pela Fisenge, que previa um mínimo de 30% de mulheres entre os eleitos, meta superada durante o evento. Dos vinte delegados eleitos, sete eram mulheres, totalizando 35%.