segunda-feira, 9 de junho de 2014

O MDT participou do "Seminário Cidade Expressa", em Campina Grande



O Comitê Técnico de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana de Campina Grande realizou, no último dia 6 de junho, a edição 2014 do Seminário Cidade Expressa, com o tema "A Mobilidade que Queremos".

Participaram do seminário estudantes e profissionais da área de mobilidade urbana, além de autoridades, incluindo o prefeito Romero Rodrigues e o vice-governador Rômulo Gouveia. A palestra de abertura foi ministrada pelo Secretário Nacional de Transportes e da Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, que contextualizou os problemas nacionais de mobilidade, apresentou a Política Nacional sobre o assunto e as ações desenvolvidas pela Secretaria.

Para o diretor da Facisa, Dalton Gadelha, a Instituição vem prestando um grande serviço nesta área. “É de suma importância promover um seminário que discuta a questão da mobilidade urbana. Hoje a Facisa integra o Comitê Técnico, apresentando projetos que possam viabilizar uma melhor mobilidade na cidade, além de possuir uma equipe de técnicos e professores especialistas na área”, afirmou.

De acordo com o superintendente de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, José Marques Filho, algumas mudanças que visam à melhoria da mobilidade no Centro da cidade devem ser implementadas a partir de julho. “Alguns cruzamentos deixarão de existir. Faremos mudanças de estacionamento e mais uma série de modificações que serão discutidas de forma ampla com a sociedade organizada antes de serem efetivadas”, disse. Ele fez uma avaliação positiva do evento. “A grande importância desse seminário é dissemninar a preocupação com o tema. O grande legado é a conscientização, sobretudo dos mais jovens, de que as mudanças precisam acontecer”, comentou.

Entre os palestrantes que participaram do segundo seminário Cidade Expressa, destacam-se o secretário Nacional da Mobilidade Urbana (órgão do Ministério das Cidades) , Júlio Eduardo dos Santos, o arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau Affonso, coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) e presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável (Rua Viva), o secretário de Planejamento da Prefeitura de Campina Grande, Márcio Caniello, o engenheiro e especialista em mobilidade urbana, Carlos Batinga, o consultor do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico (NTU) da Associação Nacional das Empresas de Transportes de Passageiros, Artur Oliveira, a engenheira civil e mestre em Engenharia de Transportes, Valéria Barros e o professor Lívio Silva, coordenador do Fórum para a Inclusão das Pessoas com Deficiência.

MDT esteve presente no Congresso dos Engenheiros e Engenheiras da Bahia, em sessão que discutiu como o trânsito prejudica o transporte público urbano

No período de 11 a 13 de abril de 2014, em Salvador, profissionais e estudantes participaram do II Congresso de Estadual de Engenheiros e Engenheiras da Bahia, organizado pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia, entidade integrante do Secretariado do MDT, presidida pelo engenheiro civil Ubiratan Félix Pereira dos Santos.
No segundo dia dos trabalhos, aconteceram palestras sobre Mobilidade Urbana e Ensino e Formação Profissional. Para falar sobre o primeiro tema, foram convidados Horácio Brasil, diretor do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (SETPS), e Paulo Silva, representante do MDT, substituindo Nazareno Affonso, que não pôde comparecer.
Ambos procuraram fazer um diagnóstico da atual situação do sistema de transporte público no Brasil, apontando a flagrante ineficiência desse serviço como causa dos transtornos no transito dos grandes centros urbanos. “Entre 1990 e 2010, a cada R$ 1,00 investido em transporte público, foram investidos R$ 12,00 em incentivo para carro e para moto”, afirmou Horácio. Paulo Silva completou a análise lembrando a importância de repensar nosso modelo de cidade, que foi construída para o automóvel e não para o pedestre e as necessidades deste devem ser ouvidas na busca de soluções para o problema da mobilidade. “Nós estamos escutando quem não anda de ônibus”, afirmou o professor Paulo Silva.
Os expositores falaram a respeito da crise de mobilidade urbana, destacando que o crescente volume de trânsito, em especial de automóveis e motos, tem impacto negativo sobre o desempenho do transporte público nas grandes e médias cidades brasileiras, prejudicando diariamente milhões de pessoas que dependem dos ônibus para trabalhar, estudar ou demandar serviços públicos.
Na abertura do encontro, em 11 de abril, houve palestras do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e geógrafo Clímaco Dias e do professor e ex-deputado federal Emiliano José, a respeito do papel da política sindical. No último dia, os grupos de trabalho do congresso discutiram os temas abordados durante as sessões. Houve ainda a eleição dos delegados e delegadas que serão responsáveis por levar as sugestões feitas no congresso estadual ao para 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), a ser realizado de 27 a 30 de agosto de 2014, em Búzios, no litoral fluminense.
Informativo MDT