terça-feira, 11 de dezembro de 2012

XIII Conferência das Cidades discute Mobilidade Urbana

O deputado federal cearense Domingos Neto é o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano


A Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados realiza a XIII Conferência das Cidades nos próximos dias 12 e 13 de dezembro. O tema do evento este ano será Mobilidade Urbana e acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Auditório Planalto, a partir das 8 horas.

Convidados

Entre os convidados figuram o vice-presidente da República, Michel Temer, os governadores de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e do Ceará, Cid Gomes (PSB), o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o empresário Jorge Gerdau, além de pesquisadores, gestores públicos, entidades nacionais da área ambiental, urbanística, de transportes e de arquitetura.

Pauta

Além do planejamento urbano das cidades brasileiras que envolve a acessibilidade, infraestrutura, integração de modais de transporte variados e meios mais eficientes de mobilidade, os participantes discutirão o andamento das obras da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Segundo o presidente da CDU, deputado federal Domingos Neto (PSB-CE), os grandes eventos esportivos devem garantir o legado estrutural para o povo brasileiro. “Nossa missão nessa conferência é, não apenas acompanhar, mas também cobrar”, afirmou o parlamentar.

Modelo

Domingos Neto lembrou ainda que toda a sociedade sofre com a falta de mobilidade originada da ausência de planejamento urbano nas cidades do país e sugere experiências bem sucedidas de outros países como modelo a ser seguido pelos administradores nacionais. O socialista cearense viajou recentemente aos Estados Unidos para conhecer o sistema de transporte dos norte-americanos e, na conferência, coordenará o painel Experiências Exitosas.

Lei

O tema da XIII Conferência das Cidades visa buscar soluções para os grandes e médios centros. Por essa razão, a aplicação da Lei de Mobilidade Urbana (12.587/12) também estará na pauta do encontro, assim como os investimentos e o financiamento de projetos para o setor.

Premiação

No encerramento da conferência, os municípios vencedores receberão o prêmio “Selo Cidade Cidadã”, concurso que premia as melhores iniciativas dos municípios que se destacam na implementação de políticas públicas de desenvolvimento urbano, cujo tema também é Mobilidade Urbana.

Congresso

A XIII Conferência das Cidades vai acontecer em conjunto com o Congresso Brasileiro de Gestão Pública Municipal, organizado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público em parceria com a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública da Câmara dos Deputados.

da Assessoria da Câmara dos Deputados