Compreender as implicações da implantação de um
sistema metroferroviário em uma grande metrópole mostra-se importante em
razão da proposta do governo da Bahia de ter, em três anos, um sistema
metroviário com duas linhas, servindo aos municípios de Salvador e Lauro
de Freitas. `Por essa razão, o Sindicato dos Engenheiros da Bahia
(Senge-BA) e o MDT promoveram no dia 5 de julho de 2012, na Escola
Politécnica da Universidade Federal da Bahia, o seminário Planejamento, Implantação e Operação do Transporte Metroviário.O
Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge BA) e o MDT promoveram no dia
5 de julho de 2012, na Escola Politécnica da Universidade Federal da
Bahia, o seminário Planejamento, Implantação e Operação do Transporte Metroviário.
Obter informações para melhor compreender as implicações da implantação de um sistema metroferroviário em uma grande metrópole mostra-se importante em razão da proposta do governo da Bahia de ter, em três anos, um sistema metroviário com duas linhas (uma delas com obras iniciada há mais de uma década), servindo aos municípios de Salvador e Lauro de Freitas.
Desde 21 de junho de 2012, está aberta a Consulta Pública do
PPP (Parceria Público Privado) do Sistema Metroviário de Salvador a
Lauro de Freitas. Durante 60 dias, as empresas interessadas em executar a
obra poderão analisar o edital e em novembro deverá acontecer um pregão
na Bovespa para definir o vencedor.
A previsão é de que as obras da segunda linha comecem no
início de 2013 e sejam concluídas em 36 meses, sendo que com apenas 18
meses as linhas comecem a operar. Para os especialistas, a dimensão
desse desafio está sendo bastante subestimada.
Opiniões. O expositor do seminário foi o engenheiro
Cláudio de Senna Frederico, que atuou nos metrôs de São Paulo e do Rio
de Janeiro, foi secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de
São Paulo e integra o Conselho Diretor da Associação Nacional de
Transportes Públicos. Como debatedores fizeram apresentações o
presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP),
engenheiro José Geraldo Baião, e o engenheiro Emiliano Affonso,
ex-presidente da AEAMESP e representante do Sindicato dos Engenheiros no
Estado de São Paulo (SEESP) (veja as três apresentações por meio de
link ao final desta notícia). Nas exposições, foram destacadas as
complexidades envolvidas na implantação, operação, manutenção e gestão
de sistemas metroviários que devem ser levadas em conta para oferecer um
serviço de qualidade aos usuários.
A deputada estadual, engenheira Maria Del Carmen, disse no
seminário que a demonstração de vontade política do governo baiano em
realizar a implantação das duas linhas de metrô não amenizou as suas
preocupações quanto ao planejamento da implantação do sistema
metroviário. O diretor da Escola Politécnica da UFBA, engenheiro Luiz
Edmundo Prado, ressaltou o significado do debate, sobretudo em razão de
Salvador ser apontada por recentes pesquisas do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) como a terceira cidade mais congestionada
do País, enquanto o governo federal estimula o crescimento da frota de
automóveis com a redução de impostos.
Na opinião do presidente do Sindicato dos Engenheiros da
Bahia (SENGE-BA), Ubiratan Félix, o evento revelou porque o metrô de São
Paulo deu certo e esclareceu que conhecer a realidade do projeto em
Salvador é de “suma importância” diante do descrédito da população sobre
a gestão pública das obras de infraestrutura de transportes na cidade
em particular da primeira linha do metrô de Salvador.
Importância do debate. O coordenador nacional do MDT,
Nazareno Affonso enalteceu a parceria do MDT com o Sindicato dos
Engenheiros da Bahia em promover um debate objetivo a respeito dos
diferentes aspectos que cercam infraestruturas de transporte de
implantação e operação complexas, como os sistemas de metrô, as quais
que envolvem investimentos em volumes significativos, grande tempo de
maturação dos projetos e de implantação. “Tais projetos demandam o
desenvolvimento de expertise e aplicação de tecnologias não apenas na
fase de obras, mas, sobretudo, a partir do momento em que entram em
operação”, disse, ao avaliar o encontro.
Durante o seminário, Nazareno Affonso se referiu à vigência
no País da Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei
nº 12.587/12, “Precisamos compreender essa nova lei e, sobretudo,
trabalhar firme para torna-la efetiva. Essa lei vira o jogo da
mobilidade no Brasil, já que que incentiva a priorização do transporte
coletivo, público e não motorizado, em vez do individual, particular e
motorizado”, concluiu.
Obter informações para melhor compreender as implicações da implantação de um sistema metroferroviário em uma grande metrópole mostra-se importante em razão da proposta do governo da Bahia de ter, em três anos, um sistema metroviário com duas linhas (uma delas com obras iniciada há mais de uma década), servindo aos municípios de Salvador e Lauro de Freitas.
Informativo Movimentando