segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conam debate políticas públicas com a presença do Coordenador do MDT e da ANTP

Para ampliar o debate em torno das políticas públicas desenvolvidas para as cidades, a Conam (Confederação Nacional das Associações de Moradores) realizou, na Praia Grande, o 11º Congresso, com a finalidade de estabelecer diretrizes para temáticas como Moradia, Saneamento, Transporte e Mobilidade Urbana e o Sistema Único de Saúde.


O evento ocorreu entre os dias 26 e 29 de maio e contou com a presença de mais de 2000 delegados de todo o pais. No ato político falou presidente do PC do B e o Ministério das Cidades
. Estavam presentes também diversas entidades dos movimentos sociais e aliados da luta comunitária brasileira.

A Conam é uma entidade do movimento popular comunitário com o papel de organizar as federações estaduais, uniões municipais, associações comunitárias, entidades de bairro e similares. Atualmente, a Conam reúne mais de 550 uniões municipais de associações de moradores, com presença em 26 estados da Federação e no Distrito Federal. 

O Coordenador do MDT e da ANTP - Brasília, Nazareno Affonso participou do evento da mesa sobre integracao de políticas e dos 10 anos do Estatuto das Cidades e apresentou o andamento do PL da mobilidade que, segundo Nazareno, é um passo importante na luta para que o transporte público de qualidade seja um direito de todos os brasileiros e instrumento de inclusão social, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável, com geração de empregos e de renda e de cidades felizes. "O objetivo é promover a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e mobilidade das pessoas e cargas nos municípios  e é a proposta que o MDT vem defendendo", disse Nazareno Affonso. 

Nazareno finalizou sua apresentação dizendo que até o início da Copa de 2014 as sedes do mundial têm um grande desafio: mostrar a capacidade de implantar um modelo de mobilidade urbana sustentável. Um dos primeiros passos para isso é implantar um sistema eficiente de transporte de massa e modificar a política que, desde os anos 50, se instalou no Brasil, a de que o automóvel é a única alternativa básica para o transporte. Isto tem que mudar com a força do movimento popular.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT



Constituída na Assembléia Legislativa paulista frente parlamentar pelo bilhete único na Região Metropolitana de Campinas




O bilhete único possibilita ao passageiro realizar diversas integrações de ônibus com o pagamento de uma passagem num certo período. Na cidade de São Paulo, permite ainda um preço menor nas integrações com o Metrô e a CPTM. Na cidade de Campinas, o instrumento proporcionou aos usuários uma economia superior a R$ 258 milhões em 2010, utilizado por com 450 mil passageiros por mês, com aprovação de 97% dos usuários. Esses argumentos são a base para o trabalho da Frente Parlamentar em Defesa do Bilhete Único Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas), lançada na noite de 19 de maio de 2011, na Câmara Municipal de Campinas.

A frente atuará na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, tem caráter suprapartidário – com adesão de 21 deputados de diferentes partidos (PT, PSDB, PDT, PV e PC do B) – e é uma iniciativa do deputado Gerson Bittencourt, que foi secretário municipal de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas
(EMDEC), e se elegeu em 2010 para a Assembléia Legislativa; nos últimos nove anos, ele participou ativamente do Fórum Nacional e do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O MDT manifesta seu apoio à proposta, uma vez que está alinhada com as suas bandeiras.
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT