quarta-feira, 23 de março de 2011

Reativação da ANTP - Regional Centro Oeste traz debate sobre mobilidade urbana em Goiânia


 A Associação Nacional de Transporte Público – ANTP – Regional Centro-Oeste, foi reativada na segunda-feira (21 de abril), ao longo do dia, houve uma série de debates acerca de questões que envolvem transporte público e deslocamento urbano.

A solenidade foi realizada na sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de Goiás – CREA-GO. O evento também empossou o novo coordenador, Antenor Pinheiro e promoveu debates sobre transporte público e mobilidade.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, representando diversos órgãos e setores da sociedade. Entre eles o presidente da ANTP nacional, Ailton Brasiliense, o presidente da AMT, Miguel Thiago, o presidente da CMTC, José Carlos Xavier, o deputado estadual Luis César Bueno (representando a Assembleia Legislativa) e o vereador Fábio Tokarski, pela Câmara dos Vereadores de Goiânia. Também estavam presentes o presidente do CREA-GO, Gerson de Almeida Taguatinga, bem como representantes do governo estadual.

A temática das intervenções foi a importância da ANTP para a elaborações de políticas públicas na área de mobilidade urbana. O presidente da AMT, Miguel Thiago, afirmou que a que a reativação da associação vem em um momento bastante oportuno, considerando os problemas de no trânsito da capital. Afirmou ainda que Goiânia possui mais de 1 milhão de carros e que já não há espaço físico para tantos veículos.

O vereador de Goiânia e presidente do PCdoB de Goiás, Fábio Tokarski afirmou que já é hora de se tomar ações concretas e de se criar políticas públicas de médio e longo prazo na área de transporte público. Sugeriu também que todos o projetos de lei elaborados pela Câmara Municipal seja apreciada pela ANTP, a fim de que seja elaborado parecer sobre o impacto dos mesmos na mobilidade urbana da capital. “Temos dois milhões de pessoas morando na região metropolitana de Goiânia, e muito são os conflitos dentro dessa metrópole. É necessário criar uma dinâmica nova, pensar na cidade daqui a 20 anos, para que possamos implementar políticas de transporte na cidade” disse o vereador.

O período vespertino foi dedicado a debates e painéis sobre o tema, onde foi levantada a necessidade de se investir no transporte de massas em detrimento das soluções para o transporte individual, mais onerosas e menos eficazes. Também foi levanta a questão da violência no trânsito e a falta de fiscalização do poder público.

O coordenador empossado da ANTP, Antenor Pinheiro, afirmou que a presença de vários setores do poder público é um bom sinal de que haverá parceria entre as entidades. Disse também que já existe uma iniciativa para trabalhos em conjunto com o CREA-GO, que ajudará a Associação a se capilarizar no interior do Estado, no Mato Grosso e no Distrito Federal.



Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT