segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia e do Instituto MDT participou em Salvador da IV Semana de Engenharia dos Transportes da Bahia



Ao participar em 24 de agosto de 2016, em Salvador/BA, da solenidade de instalação da 'IV Semana de Engenharia dos Transportes da Bahia (IV SETRANSPOR)', o presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia e presidente do Instituto MDT, engenheiro Ubiratan Félix, destacou a questão da gestão metropolitana do transporte. ”Os municípios de Salvador, Simões filho e Lauro de Freitas são como uma só cidade. Mas não construímos uma legislação que abranja e resolva os problemas de mobilidade entre essas cidades”, disse. Organizado pelo Departamento de Engenharia de Transporte e Geodésia, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, o evento prosseguiu até 26 de agosto. Uma das sessões de debate focalizou o tema 'Participação Social na Mobilidade Urbana', com participação de debatedores do SENGE/BA, do MOBICIDADE e do Movimento Passe Livre.A questão da gestão metropolitana do transporte foi o principal ponto destacado pelo presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia – SENGE/BA e presidente do Instituto MDT, engenheiro Ubiratan Félix, ao participar na quarta-feira, 24 de agosto de 2016, em Salvador/BA, da solenidade de instalação da IV Semana de Engenharia dos Transportes da Bahia (IV SETRANSPOR). ”Os municípios de Salvador, Simões filho e Lauro de Freitas são como uma só cidade. Mas não construímos uma legislação que abranja e resolva os problemas de mobilidade entre essas cidades”, disse.
Organizado pelo Departamento de Engenharia de Transporte e Geodésia, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, o encontro se estendeu até a sexta-feira, 26 de agosto, e teve como objetivo promover um amplo debate a respeito da mobilidade urbana entre profissionais, estudante e comunidade, com o intuito de proporcionar aos participantes uma experiência fora da realidade dos participantes.
Temas. Foram desenvolvidas palestras a respeito do transporte metroferroviário em Salvador, compreendendo o projeto de VLT do Subúrbio e o Sistema Metrô; sobre o perfil, atuação e formação profissional do tecnólogo em transporte terrestre, e sobre a atuação do tecnólogo em transporte terrestre na regulação, planejamento e gestão do setor de transportes.
Também houve mini-cursos sobre temas tecnológicos e mesas-redondas, uma das quais sobre o tema Participação Social na Mobilidade Urbana, que contou debatedores do SENGE/BA, do MOBICIDADE e do Movimento Passe Livre, e outra sobre o tema Plano de Mobilidade de Salvador: Construindo a Futura Rede Integrada.