Aos
15 anos, Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’ consolida-se
como ação que instiga a reflexão sobre o melhor modelo de mobilidade
para as cidades
O coordenador nacional
do MDT e presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável RUAVIVA,
Nazareno Affonso, disse que, após quinze anos, considera um sucesso a
proposta de "reservar um dia no ano para refletir sobre o modelo de
mobilidade que queremos para nossas cidades”. Ele se referia à
realização , em 22 de setembro, da 15ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’,
parte de um movimento internacional em defesa do meio ambiente, da
qualidade de vida e da mobilidade sustentável. O dirigente destacou que,
além da participação de municípios, neste ano, houve, novamente, o
engajamento do governo federal, que, por iniciativa do Ministério das
Cidades, com participação da Secretaria Nacional de Transporte e da
Mobilidade Urbana e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN),
realizaram ato no dia 22 de setembro, valorizando o bem-estar e a
segurança dos ciclistas, inclusive com o lançamento da 'Cartilha
Nacional do Ciclista'.“Depois
de quinze anos, sem dúvida, posso dizer que é um sucesso a proposta de
reservar um dia no ano para refletir sobre o modelo de mobilidade que
queremos para nossas cidades”, disse o coordenador nacional do MDT e
presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável RUAVIVA, Nazareno
Affonso a respeito da realização da 15ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’, parte de um movimento internacional em defesa do meio ambiente, da qualidade de vida e da mobilidade sustentável.
Jornada acontece anualmente desde 1998, sempre no dia 22 de
setembro, e articula cidades de todos os tamanhos em todos os
continentes, com o propósito de estimular a reflexão de governantes e da
população sobre a Mobilidade Sustentável, o que inclui o desestímulo ao
uso automóveis em favor de alternativas como o transporte público,
transporte não motorizado e caminhadas. A primeira edição da
Jornada Brasileira
aconteceu em 2001, trazida pelo Instituto da Mobilidade
Sustentável-RUAVIVA, que vem conduzindo a sequência anual de forma
ininterrupta até a
15ª Jornada.
Neste ano. Sobre as atividades de 2015, Nazareno assinalou: “Neste ano, a
Jornada Brasileira se fixou no tema da
Paz no Trânsito,
considerando que o trânsito é ao principal desastre de políticas
públicas do País, pois chacina entre 40 a 60 mil pessoas anualmente. A
Jornada
defendeu a implantação de faixas exclusivas de ônibus e a construção de
calçadas e ciclovias como forma de alcançar a mobilidade sustentável no
País”.
O dirigente do MDT disse também que viu entusiasmo de prefeitos,
vereadores, secretários e dirigentes municipais e de muitos outros
segmentos da sociedade, em especial a imprensa, em muitas localidade.
“Temos observado uma excelente mobilização. Cresce o entendimento de que
a
Jornada sintetiza um movimento no sentido de debater o que é
bom e o que precisa ser mudado na forma como nos deslocamos nos grandes
e médios centros, e qual é o papel dos governantes e dos cidadãos nessa
mudança”.
Coordenação e Manifesto. A
Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’
é coordenada nacionalmente pelo Instituto RUAVIVA, com participação do
MDT, e em conjunto com a Associação Nacional de Transportes Públicos
(ANTP), o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP) e
o Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU). Neste ano, a
a Jornada contou com apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP).
O tema da
15ª Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’ foi
Paz no trânsito, Faixas Exclusivas, Bicicletas e Calçadas Acessíveis, Dominem as Ruas! É a Lei da Mobilidade Urbana. Esse tema foi desdobrado no
Manifesto de 2015, que pode ser conhecido por meio de outro link a final desta notícia.
Engajamento do governo federal. Nazareno destacou que,
neste ano, houve novamente o engajamento do governo federal, que, por
iniciativa do Ministério das Cidades, com participação da Secretaria
Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana e do Departamento Nacional
de Trânsito (DENATRAN), realizaram ato no dia 22 de setembro,
valorizando o bem-estar e a segurança dos ciclistas, inclusive com o
lançamento da
Cartilha do Ciclista (acesse a edição virtual por
meio de link ao final desta notícia). Para dar mais peso à solenidade,
participaram o ministro das Cidades, Gilberto Kassab; o secretário
nacional Dario Rais Lopes e o diretor-geral do DENATRAN, Alberto Alberto
Angerami.
FATOS DESTA 15ª JORNADA
Anualmente, o Instituto RUAVIVA monta um relatório sobre os acontecimentos da
Jornada ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’.
Em setembro, esse levantamento estava apenas na etapa inicial, mas
mostrou iniciativas que comprovam a disseminação da ideia, como
salientou Nazareno Affonso.
O portal da EBC noticiou que a cidade do Rio de Janeiro programou uma
ação especial para o domingo que antecedeu o 22 de setembro. A
prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, programou
um passeio ciclístico no Aterro do Flamengo como forma de alertar para
dois grandes problemas dos centros urbanos: engarrafamentos e má
qualidade do ar.
O portal da Rede Nossa Cidade trouxe dados de recente pesquisa,
revelando que, cada vez mais, os paulistanos se dizem dispostos a deixar
o carro na garagem, se houver uma boa alternativa de transporte. A
Pesquisa sobre Mobilidade Urbana foi encomendada pela Rede Nossa São
Paulo e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de
São Paulo (FecomercioSP). De acordo com os dados do levantamento
realizado pelo Ibope Inteligência e divulgado no Dia Mundial Sem Carro
–, 83% dos entrevistados responderam “com certeza deixaria” ou
“provavelmente deixaria” de usar o carro, caso tivesse uma boa
alternativa de transporte.
O jornal Correio Braziliense informou que no
Dia Mundial sem Carro,
a Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), no Distrito Federal, teve
uma faixa exclusiva para ônibus, das 6h às 20h, ao longo de seis
quilômetros da via nos dois sentidos.
O website Em Digital mostrou a Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte,
ganhou uma ‘varanda urbana’ ou ‘parklet’. A estrutura foi instalada em
frente ao Palácio da Artes por ocasião do
Dia Mundial sem Carro.
“A novidade desperta olhares de quem passa pela avenida, oferecendo a
oportunidade de um breve descanso na Região Central da cidade. Os
primeiros parklets foram implantados em 2010, em São Francisco, nos
Estados Unidos. BH conta com seis varandas urbanas e outras duas serão
implantadas. Um decreto publicado neste ano regulamenta a instalação
desses equipamentos”, informou o portal.
Já o G1 noticiou que trechos de algumas ruas do centro de Londrina, no norte do Paraná, ficaram fechados no
Dia Mundial sem Carro, que integra a
Semana Nacional de Trânsito.
A programação previa: atividades de educação no trânsito coordenadas
pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); demonstração
da importância do uso do cinto de segurança, com utilização de uma
cadeira de impulsão; doação de sangue, prestação de orientações sobre
saúde bucal e sobre auto maquiagem, além de testes de reflexo e
raciocínio lógico. Foi prevista também a montagem de uma praça de
alimentação, com
foodtrucks e
foodbikes, e espaço para a Biblioteca Móvel da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Paris sem carro no dia 27 de setembro. No
domingo, 27 de setembro de 2015, Paris fechou suas principais avenidas
para o trânsito de veículos motorizados no período de 11h às 18h, com
redução comprovada da poluição atmosférica e sonora. A prefeita de
Paris, Anne Hidalgo comemorou o êxito da medida e também elogiou a
gestão do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad – que acompanhava a
iniciativa na capital francesa – pelas ações em prol do transporte
público e das ciclovias.
Movimentando MDT
Número 111 - Setembro 2015 -
Matéria
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