terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Prefeito de Aracaju lança Plano de Mobilidade Urbana

O prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira assinou quinta-feira, 1º de dezembro, a ordem de serviço para a elaboração do projeto de transporte público municipal e o edital de licitação das empresas de ônibus urbanos. Ainda na  solenidade foi divulgada a autorização para a exploração dos serviços de publicidade pelos taxistas e a ampliação.
No ato de assinatura o prefeito anunciou a empresa 'Instituto Rua Viva' como sendo a responsável pelos estudos e elaboração do plano de mobilidade, bem como realizará audiências públicas nos bairros e com a classe econômica.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o novo modelo pretende oferecer uma melhor qualidade dos serviços oferecidos à população. “Pretendemos em março de 2012 publicar o edital do transporte coletivo. Assim, a população além de fazer parte da elaboração, contará com um plano moderno e transformador”, destacou o prefeito.
Táxis
No mesmo evento foi assinado o decreto autorizando a cobrança da bandeira 2 pelos táxis de Aracaju durante o mês de dezembro, que passará a valer a partir desta quinta-feira, 1º, e segue até o final desse mês.
A autorização para anúncios publicitários em frota de táxis e o uso de veículo de sete lugares também foram divulgados pelo prefeito municipal. Agora, a exploração publicitária no vidro traseiro, na parte superior e interna do veículo será permitida, sendo que ficará a cargo da SMTT fiscalizar e autorizar, não sendo aceita a propaganda de cigarros, política e de álcool.
Mobilidade
Ainda dando continuidade a melhoria do transporte público e fluidez de tráfego na região central da cidade, haverá a realização do projeto “Rua Viva de Natal” que terá como foco o fechamento da Rua José do Prado Franco a partir do dia 06 de dezembro para o tráfego de veículos.
Ainda como parte integrante das mudanças, haverá a criação de corredores exclusivos. “Com as novas mudanças, uma grande via de fluxo como a Rua de Laranjeiras será desafogada. A medida foi tomada com a Coopertalse e em breve será concretizada. Assim, a avenida Gentil Tavares e Coelho e Campos contarão com um tráfego mais tranquilo”, destacou o superintendente municipal dos Transportes e Trânsito, Antônio Samarone.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT