terça-feira, 25 de março de 2014

O MDT e você



O MDT -  Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos - reúne, desde sua origem, um conjunto de entidades e instituições que há mais de 25 anos e vêm resistindo à política de sucateamento e de desprestígio do transporte público, lutando pela criação de recursos permanentes otimizados para os sistemas estruturais de transporte e pelo barateamento da tarifa. As propostas e os esforços dessas entidades convergiram, para um ponto de aglutinação: o Grupo de Ação Pró-Transporte (GAT),oficialmente instituído em agosto de 2002. Em 25 de setembro de 2003 é lançado o MDT em Brasília juntamente com a Frente Parlamentar do Transportes Públicos em ato na Câmara Federal. Após o ato 35 parlamentares e líderes políticos entregaram ao Vice-Presidente da República as propostas do MDT. O MDT inicialmente tem sua base física no escritório de Brasília da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP.

Conheça o MDT e participe de sua luta para que o transporte público com qualidade seja um direito de todos os brasileiros e instrumento de inclusão social, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável com geração de empregos e renda.

Integram o secretariado executivo do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos, as seguintes organizações:

Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP(coordenação), Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos – NTU, Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô- AEAMESP, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte – CNTT/CUT,Fórum Nacional dos Secretários de Transportes Urbano e Trânsito,Fórum Nacional da Reforma Urbana – FNRU, Metrô Rio, Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo- SEESP, Federação Nacional dos Metroviários-FENAMETRO, Sindicato dos Engenheiros do Estado da Bahia - SENGE, União Nacional de Moradia Popular -UNMP, Movimento Nacional de Luta pela Moradia - MNLM, Central Nacional de Movimentos Populares - CMP, Confederação Nacional das Associações de Moradores - CONAM, Comissão Metroferroviária da ANTP.

Nova bicicleta reflectora pode tornar ciclismo mais seguro


Nova bicicleta reflectora pode tornar ciclismo mais seguro 

Andar de bicicleta à noite pode deixar de ser perigoso com a Lumen, uma bicicleta que brilha no escuro quando é atingida por um foco de luz.
A Mission Bicycle Company está a tentar obter um financiamento de 15 mil dólares (cerca de 10. 800 euros) no site de crowdfunding Kickstarter para produzir e comercializar a Lumen.
Segundo o Gizmag, a novidade da Lumen é que brilha e reflecte luz como os sinais de trânsito quando lhe é apontada luz, ou seja, isto permite que a bicicleta se torne facilmente visível.
Este feito é possível graças a centenas de milhares de pequenas esferas que envolvem toda a bicicleta, desde o quadro às rodas. Segundo os criadores, a bicicleta é visível a cerca de 300 metros de distância.
A Mission Bicycle Company espera iniciar a comercialização da Lumen a partir do próximo mês de Julho. O projecto da Lumen está agora à procura de financiamento no site Kickstarter, para que possa ser produzida em larga escala. O objetivo? Chegar aos $ 15.000(cerca de 10. 800 euros).

 Menos Um Carro