terça-feira, 5 de junho de 2012

Conselho de Cidades discute mobilidade urbana com a ANTP em Goiás

O Conselho de Cidades da Secretaria das Cidades realizou na manhã de hoje a terceira reunião do colegiado, desta vez com o objetivo de discutir o Plano Nacional de Mobilidade Urbana. Para a ocasião, o secretário Igor Montenegro recebeu o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires, que proferiu palestra sobre o assunto.

Segundo Igor Montenegro, até 2015, todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes terão que desenvolver seus próprios planos de mobilidade urbana. “E dentro desses planos, nosso objetivo é aumentar o número de passageiros no transporte público e que ele seja de qualidade. Queremos diminuir o tráfego de carros, assim como os engarrafamentos”. Dentro dos planos, também terão a construção de novos modais como ciclovias, ciclofaixas e faixas exclusivas para ônibus.

Políticas públicas
O secretário explicou que o conselho é formador de políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável. O foco é melhorar a qualidade de vida dos goianos. O conselho é constituído de poder público e pela sociedade civil organizada, discutindo assuntos como habitação, saneamento e mobilidade no transito.

A reunião desta manhã, que aconteceu no auditório do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Goiás (Sinduscon), no Setor Oeste, também aprovou o regimento interno do conselho.