Fez parte da programação do 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana da ANTP o lançamento do Caderno Técnico - Volume 8 - Sistemas Inteligentes de Transporte, elaborado com a participação da Comissão Técnica de ITS e apoio do Banco Mundial.
São 9 capítulos que fazem o debate e a troca de experiências relativas a ITS e ressaltam que a sigla que representa "Sistemas Inteligentes de Transportes" esta sendo muito utilizada na operação e gestão da mobilidade urbana, com ferramentas de diversos contextos e aplicações que impactam a resolução de problemas em nível local e global.
"A revolução da internet e os mais recentes meios de comunicação abrem perspectivas para a concepção e produção de novos serviços capazes de atrair novos usuários para o transporte público", comenta Ailton Brasiliense Pires, presidente da ANTP, no lançamento do Caderno.
Sobre sistemas metroferroviários.
Em entrevista ao Jornal da AEAMESP, Peter Alouche comentou o lançamento do Caderno Técnico ANTP - Volume 8 - Sistemas Inteligentes de Transporte. "Quando se fala de ITS, Sistemas Inteligentes de Transportes, os meios técnicos só pensam em rodovias (pedágios, centro operacional) e ônibus (monitoramento, AVL, bilhetagem etc.).
Esquece-se que, no transporte metroferroviário, os sistemas inteligentes sempre estiveram presentes e de modo avançado e determinante (sinalização, automação, CCO, ATO, ATP, ATS, entre outros). Um desconhecimento da comunidade técnica que, na ANTP, quisemos corrigir", disse. Um resumo. Peter Alouche prossegue: "Este capítulo dos sistemas metroferroviários, incluído no Caderno Técnico de ITS que a ANTP está editando, com apoio do Banco Mundial, foi confiado a mim, junto com Tadashi Nakagawa. Tentamos apresentar, num resumo de 20 páginas, onde e como os sistemas ITS aparecem no transporte metroferroviário, em especial no Metrô de São Paulo".
Conheça a publicação disponível na ANTP.