segunda-feira, 20 de maio de 2013

Santo André sediou o Fórum Paulsta ide Transporte e Trânsito

O evento ocorreu  a semana passada e o objetivo foi reunir técnicos para discutir temas relevantes sobre Mobilidade Urbana nas cidades


Cerca de 200 pessoas participaram da abertura da 55º edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito. O evento, cujo objetivo é reunir técnicos para trocar informações e experiências, conhecer novos conceitos e discutir e opinar sobre projetos de lei, é uma iniciativa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e conta com o apoio do DST (Departamento de Segurança e Trânsito) e da SA-Trans (Santo André Transportes). O encontro aconteceu  quinta-feira (16) e  sexta-feira (17) no Sest/Senat, em Santo André.


O prefeito Carlos Grana, como anfitrião, fez a abertura oficial e elogiou o público presente. “É uma satisfação receber pessoas do Estado todo para discutir Mobilidade Urbana em Santo André. Ainda mais neste momento, em fase de implementação do Bilhete Único em nossa cidade”, discursou.


O presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires, deixou clara a importância que o fórum tem diante das esferas estadual e federal. “Esses momentos de debate servem para pautar as discussões que são levadas adiante”, afirmou.


A coordenadora do GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Andréa Brísida, foi a primeira expositora do fórum e falou sobre o Plano de Melhoria do Transporte Urbano do Grande ABC. “Essa é a primeira vez que apresentamos nosso projeto ao público. Muitas das ações que estão no papel têm condições de serem realizadas em curto prazo. Estamos muito confiantes”, disse.


O encontro trouxe ainda para a cidade representantes do Detran/SP, Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), além de autoridades do setor de Trânsito e Transportes do Estado, que debateram temas como Financiamentos para Elaboração dos Planos de Mobilidade, Transporte Clandestino, Repasse dos Recursos do IPVA e Projetos para as Regiões Metropolitanas. Também será apresentado o livro Mobilidade Urbana Sustentável, escrito por José Ángel Terán.


Sobre o Fórum


O Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito é um colegiado que reúne os dirigentes públicos municipais e metropolitanos, autoridades máximas responsáveis pela gestão das políticas de mobilidade urbana, transporte público e trânsito.


A intenção é promover reuniões periódicas para a discussão de temas de interesse comum, troca de experiências, apresentação de boas práticas de gestão, formulação de propostas e articulação de ações conjuntas. O fórum também tem o objetivo de contribuir para a implantação, nos três níveis de governo, de políticas, programas, projetos e práticas em mobilidade urbana.


Outra meta do encontro é promover formas de articulação institucional que estimulem a coordenação regional entre as diversas instâncias de governo, respeitando ao mesmo tempo a autonomia municipal no que se refere aos serviços de interesse local, nos termos dos artigos 30 (Inciso V) e 175 da Constituição Federal.


Sobre a Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito


A Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito tem como objetivo coordenar as políticas públicas municipais de segurança e trânsito, buscando a prevenção primária da criminalidade e violência urbana, e ainda, reduzir o índice de criminalidade e mediação de conflitos, proteger os bens, serviços e instalações municipais.


A pasta tem como órgãos subordinados o Departamento da Guarda Municipal, que conta com efetivo de 791, sendo 672 guardas e 119 seguranças patrimoniais, além de 87 viaturas; o Departamento de Segurança de Trânsito, que tem 75 agentes e 62 veículos; o Departamento de Planejamento e Operações de Segurança, o Departamento de Articulação de Políticas de Segurança, a Assessoria Especial de Articulação de Políticas de Prevenção à Violência Urbana, a Corregedoria da Guarda Municipal, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal e a Supervisão da Junta do Serviço Militar.


A respeito de Santo André


O município foi fundado oficialmente em 8 de abril de 1553. Com área de 174,38 km², está localizado no Grande ABC (Região Metropolitana de São Paulo), distante 18 km da Capital. A cidade é estratégica para o setor logístico, pois está inserida no principal polo econômico do país, próxima a algumas das principais rodovias estaduais e federais, as quais dão acesso ao Porto de Santos e aos aeroportos de Cumbica e de Congonhas.


Conforme último censo, divulgado em 2011, Santo André possui 678.486 habitantes. No mesmo ano, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de R$ 16,9 bilhões, sendo o 29º maior do país e o 10º maior entre as cidades do Estado de São Paulo. O orçamento de 2013 é de R$ 2,4 bilhões.

PMSA