segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nos dias 6 e 7 de março, o Rio de Janeiro receberá o IX Seminário Metroferroviário

Monotrilho
A Comissão Metroferroviária da ANTP programou para os dias 6 e 7 de março de 2012, no Rio de Janeiro, a realização do IX Seminário Nacional Metroferroviário.  

Local

O encontro acontecerá no Hotel Everest em Ipanema, Rua Prudente de Morais, 1117, Ipanema, Rio de Janeiro, telefone (21) 2525-2200 e fax (21)2521-3198. 

Estrutura temática

PRIMEIRO DIA

No primeiro dia dos trabalhos serão desenvolvidas três sessões: Trem metropolitano e trem regional. A primeira sessão tratará do tema Transporte sobre trilhos: investimentos e projetos de mobilidade nas cidades, regiões metropolitanas, e ligações entre regiões metropolitanas com trens de média velocidade. Será um debate sobre os investimentos e projetos dos sistemas metroferroviários no Brasil: metrô, trem metropolitano e trem regional. Concessões e PPPs. Concessão e Parceria Público Privado na operação dos metrôs e trens. Nesta sessão, deverão ser apresentadas as vantagens e desvantagens do modelo aplicado nos sistemas do Rio de Janeiro e São Paulo; e discutidos os modelos propostos para o Trem de Alta Velocidade (TAV) e para os metrôs brasileiros. Manutenção. Na última sessão do primeiro dia, será desenvolvido o tema A Gestão de Ativos e a Modernização dos procedimentos de manutenção. Será um debate sobre as modernas formas de gerir os ativos e a importância de se realizar uma reengenharia nos procedimentos de manutenção.

SEGUNDO DIA

Novas tecnologias para gestão da operação. Os trabalhos do segundo dia serão abertos com o tema Gestão da operação com novas tecnologias. A discussão deve abordar as vantagens e desvantagens de uma operação com automação integral – ‘driverless’, CBTC, com relação ao desempenho do sistema e aos seus custos. Novos Negócios nas operações de metrô. Na penúltima sessão do encontro, estarão em debate os novos modelos de receitas não operacionais visando metas de benchmarking mundial (Hong Kong). A ideia é destacar a importância de receitas na gestão de metrôs diante da escassez dos recursos públicos e como forma de viabilizar a operação privada. Monotrilho e VLT. Na parte da tarde, o tema em foco será Monotrilho e VLT – a opções para as cidades brasileiras.
 Semanal ANTP

 Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT