sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Rio abre inscrições para Fórum Internacional de Mobilidade por Bicicleta


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou nesta quarta-feira o período de inscrições para o IV Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta, BiciRio. Os interessados devem se inscrever, até o próximo dia 18 de setembro, através do site do evento. 


Programado para os dias 21, 22 e 23 de setembro, como parte das ações da semana do Dia Mundial Sem Carro, o evento vai focar suas ações e debates no desafio da mobilidade urbana e da consolidação da política de incentivo ao uso de bicicletas nas cidades. Como palco das ações, a malha cicloviária de Copacabana, recém-ampliada, e as situações decorrentes dessa intervenção.

O BiciRio 2014 terá um passeio ciclístico no domingo, pedalada técnica nos trechos de Copacabana, segunda-feira e, fechando a agenda, apresentará um ciclo de palestras e debate, terça-feira, com participantes do poder público, ativistas e sociedade civil, incentivando o uso de meios sustentáveis de transporte e a educação no trânsito. Compondo a mesa, estarão Janette Sadik-Khan, Diretora de Transportes da Bloomberg Associates, e Secretária do Departamento de Transportes da cidade de Nova Iorque entre 2007 e 2013, para apresentar a experiência em criar o maior programa dem bicicletas públicas do país.

A bicicleta passou a fazer parte do movimento de modernização do transporte como um modal para curtas distâncias, servindo como alimentador das redes de transporte de massa. E por ser 100% não poluente também contribui para uma significativa redução nas emissões de gases do efeito estufa da cidade.

Em quatro anos a malha cicloviária passou de 150 km existentes em 2009, utilizadas principalmente para lazer, para os atuais 370 km, com meta de atingir 450 km até 2016, distribuídos em todas as regiões do Rio, possibilitando que o ciclista saia de casa pedalando, ou alugue uma bicicleta, estacione em um dos mais de mil bicicletários disponíveis e siga o seu trajeto em um transporte coletivo, evitando assim o uso do carro.