domingo, 5 de agosto de 2012

Ser intermodal é a nova onda pela mobilidade urbana


Mobilidade urbana. O significado é simples, se locomover pelas cidades. A dificuldade está mesmo, em como fazer isso. Em metrópoles como São Paulo, os congestionamentos quilométricos deixam os cidadãos à beira de um ataque de nervos.



Diante dessa realidade, tem gente mudando o rumo, literalmente, e se transformando em cidadão “intermodal”. Gente que aprendeu a usar vários meios de transporte, ao mesmo tempo, e chegar ao destino sem estresse?

Iniciativas de Estado

O governo federal anunciou a lista dos 51 grandes municípios que receberão os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a mobilidade urbana. Ao todo, serão investidos R$ 32 bilhões.

A diretora de Regulação e Gestão do Ministério das Cidades (M.Cidades), Isabel Lins, abordou a importância da lei e as principais políticas para garantir acessibilidade, qualidade e conforto aos usuários do transporte coletivo.

Lins também destacou a expectativa da população quanto ao cumprimento de direitos como transparência de informações sobre aumento das tarifas, linhas e horários disponíveis, além de pontualidade nos serviços oferecidos. A diretora relacionou, ainda, que a execução dos projetos deve considerar questões ambientais para diminuir a emissão de poluentes, incentivando formas não-motorizadas de transporte e a criação de vias para pedestres.
Agência Eatado