quarta-feira, 15 de julho de 2015

Prefeitura decide fechar Minhocão aos sábados


Veículo: O ESTADO DE S. PAULO - SP
Editoria: ESPORTES
Autor: Juliana Diógenes
Tipo: Matéria
Data: 07/07/2015
Página: A14
Assunto: SUSTENTABILIDADE
Horário de abertura do Elevado a pedestres será antecipado das 21h30 para as 15 horas
Juliana Diógenes Pedestres, ciclistas e skatistas ganharam mais uma área de lazer para circular nas tardes de sábado na capital. A Prefeitura anunciou ontem o fechamento definitivo para automóveis do Elevado Costa e Silva, o Minhocão, na região central, aos sábados. A abertura da via para a população, que ocorria a partir das 21h30 de sábado, será antecipada para 15 horas.
A reabertura ao trânsito de veículos continuará sendo feita às 6h30 das segundas-feiras. A mudança começa a valer no dia 11.

Após fazer dois testes - durante a Virada Cultural, no dia 20, e no fim de semana passado -, a Companhia de Engenharia do Tráfego(CET)publicou nota ontem informando que estudos técnicos "indicaram que o trânsito na região transcorreu dentro da normalidade, bem como o serviço de transporte coletivo".

O engenheiro de Transportes Horácio Augusto Figueira comemorou a decisão e sugere que a Prefeitura realize novos testes também durante a semana.

"Precisamos quebrar paradigmas.

Agora é o sábado, depois fazemos testes em dias úteis. Fecha por 24 horas e vê como reage o trânsito. O motorista pode ir de metrô, pegar carona, mudar o caminho." Favorável à demolição do Elevado, o especialista afirma que o reflexo para o trânsito da região será pequeno e que há rotas alternativa sao Minhocão para o motorista, como a Marginal do Tietê e a Avenida Marquês de São Vicente. "O impacto será maior no primeiro sábado.

No segundo, o motorista já seguirá por caminhos alternativos.

Daqui a três meses ninguém estará mais falando nisso", afirmou Figueira.

O diretor do movimento Desmonte Minhocão, Francisco Gomes Machado, que também é a favor da demolição do Elevado, acredita que o fechamento para automóveis aos sábados pode provocar engarrafamentos na região e se transformar em mais uma fonte de poluição.

"Os motoristas necessariamente vão se aglomerar um pouco embaixo e vai aumentar o efeito tampa de panela, que impede a dispersão pelo ar dos gases poluentes." Mesmo assim, Machado, que é morador da região, diz que a decisão da Prefeitura será um teste positivo, ainda mais se a CET concluir que o Minhocão não é mais necessário para São Paulo.

Regras. Um dos idealizadores da Associação Parque Minhocão, o empresário Athos Com o latti elogia a decisão da Prefeitura e defende que seja criado um regulamento para orientar os frequentadores sobre os usos e as restrições do Minhocão. "Precisaremos de regras. Tenho a impressão de que o número de usuários no Minhocão aumentou, assim como o de eventos.

Não faz sentido todo fim de semana ter eventos. É questão de bom senso. O ponto fundamental é usar a área como lazer." Nos primeiros meses, período de adaptação, agentes da CET estarão na região do Elevado para orientar os motoristas sobre rotas alternativas. O monitoramento da CET pode resultar em ajustes nas sinalizações vertical e horizontal e também nos semáforos.

Moradores 230 mil é o número de pessoas que residem ao longo dos 3,5 km do Minhocão e nas quadras imediatamente vizinhas
Urbanista Nazareno Stanislau Affonso
Coordenador do Escritório da ANTP em Brasília/Coordenador Nacional MDT/ Presidente Instituto RUAVIVA 
http://www.mdt.org.brwww.antp.org.brwww.ruaviva.org.brwww.nazarenoafffonso.com.br

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